Baseado no livro “História Preta das Coisas” de Bárbara Carine Soares Pinheiro, este texto destaca dez invenções significativas originárias da África que impactaram o mundo de maneiras fundamentais, desde os primórdios da matemática às técnicas cirúrgicas avançadas.
O que este artigo responde: Qual é o artefato matemático mais antigo do mundo e sua origem? Como o pão foi inventado e onde? Qual foi a primeira bebida alcoólica e sua origem? Como era realizado o teste de gravidez no Egito antigo? Qual é a importância das invenções africanas na história global? Quantos pares de sandália existiam na tumba de Tutankhamon? Onde foi encontrada a escova de dentes mais antiga? Qual a origem do papel? Existiam instrumentos cirúrgicos no Egito antigo?
Nossa fonte é o livro ‘História Preta das Coisas’, de Bárbara Carine Soares Pinheiro. Nele, 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras, incluindo invenções africanas sem assinatura.
Mentes Brilhantes será o tema de outubro de primeirosnegros.com. Nossa edição Infância Negra - especial Educação, entretanto, pede destaque para coisas do dia a dia nascidas no Berço da Humanidade e que integram o currículo da Escola Afro-brasileira Maria Felipa.
A ideia neste espaço é exemplificar com “esplêndidas contribuições das populações negras para a vida cotidiana de milhões e milhões de pessoas e que permanecem desconhecidas, até mesmo pela própria população negra”, como escreveu o professor dr. Titular da Universidade Federal do Ceará, Henrique Cunha Junior, no prefácio do livro.
Só 10…
1. Osso de Lebombo
O artefato matemático mais antigo do mundo, datado de 35.000 a.C., consiste em 29 cortes feitos em uma fíbula de um babuíno e era utilizado como uma espécie de calculadora para realizar divisões do calendário e dos ciclos lunares.
2. Pão assado em forno de barro
Surgiu há7.000 a.C. em Kemet, antigo nome do Egito, onde, posteriormente, o fermento foi introduzido no processo. Muitas tumbas de reis e rainhas têm o registro desse sistema ancestral.
3. Sandálias
Os faraós davam muita importância às sandálias. Em 5.000 a.C., em Kemet, existiam sandálias feitas de fibras vegetais, madeira e couro. Somente soberanos sumérios, assírios, babilônicos, cretenses e egípcios podiam usá-las. Só no túmulo de Tutankhamon existiam mais de 80 sandálias de formatos diferentes.
4. Cerveja
Registros pictóricos em tumbas e sarcófagos mostram um processo de produção de cerveja desde 5.000 a.C. A cerveja egípcia é considerada a primeira, pois é a que mais se aproxima da bebida que temos hoje.
5. Teste de gravidez
O teste de gravidez kemético data de 3.500 a.C. As egípcias costumavam urinar em sacos de cevada e emmer (variedade de trigo), observando o que acontecia com ambos para saber se estavam grávidas ou não.
6. Escova de dentes
A escova de dentes mais antiga foi encontrada em uma tumba egípcia que data 3.000 a.C., formada por ramos com as pontas desfiadas acoplados a um pedaço de madeira.
7. Talas
Pesquisas arqueológicas encontraram múmias egípcias que portavam talas feitas de bambu e tecido para imobilização de fraturas 3.000 a.C.
8. Papiros
Muitas das informações hoje conhecidas das antigas civilizações, chegaram aos nossos dias por meio de papiros. Mas papiro, na verdade, é o nome de uma planta muito comum nas margens do rio Nilo, no norte do continente africano, e era com o seu talo que se fazia o papel antigo para se escrever.
9. Máscaras
Máscaras fazem parte da cultura da Nigéria. Em 500 a.C. já eram importantes em rituais comunitários e algumas representavam espíritos de ancestrais.
10. Instrumentos cirúrgicos
No Egito antigo, Kemet, já se utilizava instrumentos cirúrgicos para realização de partos e autópsias.
E estes – como já foi destacado – são apenas alguns exemplos de invenções negras que tornaram a vida de todos melhor…
Ficam duas sugestões:
- a leitura do livro ‘História Preta das Coisas – 50 invenções cinetífico-tecnológicas de pessoas negras’, de Barbara Carine Soares Pinheiro, Coleção “Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências”, LF Editorial
- seguir as postagens de primeirosnegros.com - edição Mentes Brilhantes
Como escreveu Henrique Cunha Junior, “o tempo presente é um tempo de justiça social, de correção de erros referentes às omissões do passado, um tempo de justa presença negra no mundo da tecnologia”.
Conheça Mancala, o primeiro jogo de tabuleiro da história!
Pingback: O DNA do “Colorismo”
Gostaria de saber na verdade algumas invenções africanas que estão no anonimato.
Pingback: Educar africano
Legal
quero mais
Pesquise “invenções negras” no nosso site. Tem muuuuiiiita coisa
quero mais coisa
Procure a nossa edição Gente Preta Genial e você vai encontrar