Lee Scratch Perry, Fabio Kabral e Grace Jones
Nossa primeira ideia foi fazer uma edição Mentes Brilhantes – Inventores e Cientistas Negros. Mas é tanta gente criativa – famílias inteiras -, que não teríamos braços nem dias no mês para contar todas as histórias.
Passamos ao Plano B – só Inventores. E, na reunião de pauta, surge a proposta de incluirmos o Afrofuturismo! Uma pequena imersão no assunto e – eureka! – está é a mais genial de todas as ideias!!! Criatividade no olhar a vida, muito além das coisas…
Vamos contar essa história que começou há mais de 70 anos. De como os pioneiros fizeram a sua trajetória, rompendo com regras preestabelecidas, criando nas artes, na estética, na moda, na produção literária, no existir.
E, ao longo do mês, serão muitas as histórias de inventores e inventoras, negros e negras, de coisas criadas antes e depois de Cristo e que usamos até hoje! Muitas histórias incríveis, coisa de gênios e gênias.
Escova de dente, absorvente íntimo, relógio, instrumento cirúrgico, semáforo, máscara, câmbio automático, caneta tinteiro, esfregão, elevador, máquina de lavar, de secar, de gelar, celular, câmbio automático, tecnologia 2G, 3D, GPS, fotografia na Lua, ilusão de ótica e muito, muito mais, tudo coisa que gente preta inventou!!!!
Está linda, forte e ao mesmo tempo leve, potente demais esta edição, com a força de Ogum, que é também o orixá da tecnologia!!!
Ogunhê!