Barbara Ross-Lee, médica, é a primeira afroamericana a tornar-se reitora de uma escola de medicina. Formada em Biologia e Química na Wayne State University, graduando-se em 1965, doutorou-se em Osteopatia na Faculdade de Medicina Osteopática da Universidade Estadual de Michigan.
Osteopatia é um ramo da medicina que vê o corpo humano de forma holística, como um todo, enfatizando a prevenção e tratamento de doenças e lesões, por meio de terapias manuais e físicas, juntamente com práticas tradicionais, como drogas e cirurgia.
Barbara Ross-Lee nasceu em 1942. É a mais velha das seis crianças de um projeto pobre de Detroit. Tornou-se mãe de aluguel aos 10 anos de idade, quando sua mãe biológica foi hospitalizada por dois anos com tuberculose.
A doença sempre foi uma constante em sua vida. Aos 16 anos, quase morreu de amigdalectomia. Perdeu seu filho primogênito por complicações cardíacas. Teve duas gravidezes interrompidas devido a envenenamento do sangue. Seu filho mais novo nasceu prematuro, aos 5 meses e meio, sobrevivendo, pesando apenas 2 quilos. Sua mãe morreu de câncer de mama – diagnóstico tardio.
Para estudar, Barbara se juntou ao National Teaching Corps, programa em que poderia estudar de graça, enquanto lecionava no sistema de escolas públicas de Detroit.
Formou-se médica no ano de 1973, mas não para atuar profissionalmente – durante dez anos dirigiu um negócio familiar na cidade de Detroit.
Só em 1984, Barbara Ross-Lee ingressou no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA como consultora de educação em saúde e, nove anos depois, em 1993 tornou-se a primeira afroamericana reitora de uma escola médica americana, o Colégio de Medicina Osteopática da Universidade de Ohio.
Depois, entre 2001 e 2002, foi vice-presidente de Ciências da Saúde e Assuntos Médicos na Faculdade de Tecnologia de Nova York, e reitora do Instituto de Medicina Osteopática de Nova York .
Atualmente, Bárbara Ross-Lee é uma das sete mulheres reitoras de faculdades de medicina nos Estados Unidos.
Barbara Ross-Lee foi homenageada com o prêmio National Black Nurses Association Trailblazer, com a Medalha Patenge de Serviços Públicos da Faculdade de Medicina Osteopática da Universidade Estadual de Michigan e com o grau de Honorary Doctor of Science do NYIT.
Barbara Ross é irmã da cantora Diana Ross.
Fonte: Wikipédia