Pular para o conteúdo

•EDIÇÃO•

Pioneiros na TV

– dezembro de 2021 –

Mais um fim de ano, o segundo de primeirosnegros.com. Uma época em que nossa espiritualidade se faz mais presente e no nosso arquivo ancestral são muitos os textos que contam da nossa fé – nem sempre firme, às vezes enviesada, esquecida. Abordamos o racismo religioso, contamos a história de Bakhita, a primeira africana canonizada; de  Ifigênia da Etiópia, a primeira santa africana; das baianas do candomblé, de Exu, o orixá que, como Jesus, é o caminho…

Dezembro também é o mês de Iansã, Iemanjá e Oxum….

E mês do Natal, misto de religiosidade, comilança e compras! Pensando nisso, fizemos um links úteis especial, com presentes e filmes de Natal com protagonismo negro.

O tema da edição, entretanto, é a televisão – nós na tela da TV, o pioneirismo negro de artistas e jornalistas, com reflexões sobre a “qualidade” da nossa presença nas novelas e no reality show mais popular de todos os tempos, o BBB Negro 2021.

Boa leitura e boas festas.

n. 1

No jornalismo

n. 2

Hora do show!

Negro é Show!!! Que o diga a Vera Verão de Lafond, Oprah Winfrey, pioneira em talk-show e primeira negra bilionária da história; Wilson Simonal, o primeiro negro a apresentar sozinho um programa de televisão no Brasil, e Michael Jackson, o rei do pop, o primeiro negro na MTV.

Michael Jackson

Michael Jackson, o Rei do Pop

A pessoa mais famosa do mundo, o homem mais importante da história musical, artista negro – bailarino, cantor, compositor, performer, produtor, empresário -, criança precoce,

Ler mais »

n. 3

Novelas e negritude

Três mulheres e dois homens assinam os pioneirismos quando o assunto é novela.Yolanda de Barros, a nº1, nos anos 1960; Taís Araújo,  a nº2, 31 anos depois, e Ruth Souza que teve de contracenar com um branco pintado de preto na novela A Cabana do Pai Tomás! Dos rapazes, Zózimo Bulbul, o primeiro protagonista, e Norton Nascimento, o primeiro galã. Fechando a edição, um pensar sobre a nossa presença no Big Brother Brasil 2021, a novela da vida real. Ou o jogo?