A proposta é divulgar links úteis para o empreender do povo negro nas mais variadas áreas de atuação, porque o poder que queremos começa em nós. Leia mais nos artigos “A virtude do presente preto” e “Potência Literária”.
- Assistência Jurídica Gratuita
- Biblioteca Online
- Black Money – Empreendedorismo
- Cidadania
- Cientistas Africanos Hoje
- Consumo
- Crianças
- Cuidado Psicológico
- Cursos Online
- Dança
- Dinheiro
- Direito – Advocacia
- Direitos Humanos
- Editoras
- Educação
- Estética Capilar
- Estética Cutânea – Skin Care
- Estúdios Criativos Africanos
- Iniciativas LGBTQIA+
- Museu Virtual
- Música
- Religiosidade Africana
- Saúde
- Skate
- TV Preta
- Videoteca
Assistência Jurídica Gratuita
Escritório Cândido Advocacia, gerenciado por profissionais negros do Direito, oferece gratuitamente orientação jurídica via internet para a população negra e periférica, grupo mais exposto e atingido pelos efeitos da pandemia no país.
O grupo tem o intuito de dar orientações voltadas à questões como discriminação racial, violência doméstica, direitos trabalhistas e do consumidor, que têm se intensificado durante este período.
O atendimento se restringe a novos processos, com exceção de casos que envolvam a liberdade de pessoas e o risco à vida.
Cedenpa – Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará
O Cedenpa é uma Entidade sem fins lucrativos, sem vínculos políticos-partidários, fundada em 10 de agosto de 1980 e legalizado em 27 de abril de 1982, que, a partir do Estado do Pará, vem contribuindo no processo de superação do racismo, preconceito e discriminação, que produzem a desigualdades sócio-raciais, de gênero e outras, prejudicando, sobretudo, a população negra e indígena, em todos os aspectos da sociedade brasileira.
A lei brasileira garante que qualquer pessoa que não é apta financeiramente a contratar serviços jurídicos e pagar por procedimentos legais receba assistência jurídica gratuita. No Brasil, a Defensoria Pública é responsável por prover assistência legal às pessoas que não podem arcar com tais custos.
A Defensoria Pública está presente em todos os estados brasileiros e na maioria das cidades grandes; é subdividida em Defensoria Pública do Estado e Defensoria Pública da União, dependendo do assunto a ser tratado.
Instituto Defesa da População Negra (IDPN)
Com o objetivo de promover assistência jurídica à população negra e periférica, atuar para coibir a violência policial e capacitar advogadas e advogados negros, sobretudo na área criminal, foi criado o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN).
A solicitação de atendimento é feita via formulário com link no perfil do instagram.
A SaferNet Brasil oferece um serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet, contanto com procedimentos efetivos e transparentes para lidar com as denúncias.
Além disso, conta com suporte governamental, parcerias com a iniciativa privada, autoridades policiais e judiciais, além de usuário da Internet.
Caso encontre imagens, vídeos, textos, músicas ou qualquer tipo de material que seja atentatório aos Direitos Humanos, faça a sua denúncia.
Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região que já tem serviço de atendimento jurídico especializado a mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero por meio do projeto Basta! Não Irão nos Calar, passará a atender também as vítimas de racismo, injuria racial e de violência policial.
Somos um projeto de extensão que nasceu de uma demanda da sociedade em ter uma entidade que acolhesse as vítimas de racismo.
Organização social composta por mulheres que prestam assessoria gratuita a mulheres em situação de violência. A TamoJuntas é composta por diversas profissionais: advogadas, assistentes sociais, psicólogas, pedagogas, médicas, dentistas.
A ONG atua de forma voluntária em todas as regiões do país, na orientação, acompanhamento e acolhimento de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.
A Organização também promove eventos, cursos, rodas de diálogo com objetivo de promover espaços educativos e de maior conscientização para equidade de gênero e direitos humanos das meninas e mulheres.
Biblioteca Online
Biblioteca Carolina Maria de Jesus – Museu Afro Brasil
A biblioteca possui cerca de 15.000 itens, incluindo livros, revistas e outros tipos de periódicos, teses, posters e material multimídia, com uma coleção especializada em escravidão, tráfico de escravos, abolição da escravatura, da América Latina, Caribe e Estados Unidos. Recebe anualmente aproximadamente 1.200 visitantes e disponibiliza alguns títulos online.
Biblioteca Virtual da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as)
A Biblioteca Virtual da ABPN foi criada para divulgar, promover e reconhecer nosso protagonismo nos campos do conhecimento. Porque precisamos nos ler, nos citar e reconhecer nossos protagonismos. Por uma ABPN mais forte!
O IdentidÁfrica surgiu da necessidade do acesso a material de apoio didático literário voltado para a africanidade e afins. O portal disponibiliza material com downloads gratuitos para professores, alunos e interessados.
O literafro – portal da literatura afro-brasileira é fruto do trabalho do Grupo de Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira, constituído em 2001 e sediado no Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade – NEIA, da Faculdade de Letras da UFMG. Além do Portal, o grupo participa de inúmeras publicações.
A Livraria Africanidades é um empreendimento de pequeno porte, com formato de loja física, virtual e itinerante, com o acervo especializado em literatura afro-brasileira e feminista.
Mafro – Museu Afro-brasileiro UFBA
Criado em 1974, o Mafro foi inaugurado em 07 de janeiro de 1982, no local onde funcionou o Real Colégio dos Jesuítas, do século XVI ao XVIII e a partir de 1808, a primeira Escola de Medicina do Brasil. Sua criação, no âmbito do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, correspondeu aos anseios da existência de um espaço de coleta, preservação e divulgação de acervos referentes às culturas africanas e afro-brasileiras, com o objetivo de estreitar relações com a África e compreender a importância deste continente na formação da cultura brasileira, incentivando, por outro lado, contatos com a comunidade local. Atualmente tem uma biblioteca online.
É uma editora e agência de títulos produzidos por pessoas negras e atua no âmbito privado, oferecendo tais serviços há 2 anos e somando pouco mais de 30 títulos
Black Money – Empreendedorismo
É uma a agência de jornalismo que divide o trabalho em quatro pilares que buscam valorizar a cultura negra: levantar a discussão do racismo, trabalhar o que acontece nas favelas brasileiras, trazer notícias da África e criar um espaço colaborativo com parceiros que possam expressar suas opiniões. Os assuntos são discutidos em forma de texto e produção audiovisual.
Além disso, a agência conta com o podcast Papo Preto para trazer mais uma plataforma que aumente o alcance sobre questões da população negra e periférica.
Ao perceber a falta de viajantes negros comprando produtos turísticos, Luciana Paulino começou a estudar o consumo negro até investir no empreendedorismo social e criar uma plataforma de turismo para promover a equidade racial. Ao lado do sócio Guilherme Soares, ela propõe uma visão mais inclusiva das experiências de viagem com a Black Bird.
Black Influence é uma empresa de publicidade, facilitação, consultoria, agenciamento e conexão de influenciadores, artistas e criadores de conteúdo com foco em diversidade, sobretudo negros.
O BlackRocks Startup nasceu em 2016 com o objetivo de promover acesso à população negra em ambientes altamente inovadores e tecnológicos. É uma empresa liderada por mulheres negras que apoia pessoas e negócios inovadores, lucrativos e tecnológicos. Um hub de inovação preto que conecta empreendedores a capital e oportunidades no ecossistema de startup.
Carreira Preta pensa experiências e estratégias para ações afirmativas afrocentradas. O legado é fazer um presente diferente, criando um futuro melhor e um mundo mais harmônico para nossas próximas gerações.
Conta Black é uma instituição financeira. Um banco digital voltado para clientes negros, formando uma COMUNIDADE FINANCEIRA que se propõe em resolver o desafio da desbancarização e consequentemente a exclusão financeira. Ambas responsáveis pela desigualdade social.
Muita coisa aconteceu desde a criação do Desabafo Social. Surgiu em 2011 em forma de grêmio estudantil. Em 2012 se tornou uma organização social com foco em Educação e Comunicação em Direitos Humanos. Rodamos o Brasil, criamos campanhas, ganhamos prêmios e muito mais.
Em 2019 resolvemos testar um novo modelo. O Desabafo se tornou um projeto editorial com imersão em temas que impactam o comportamento e as relações humanas. Todo mês escolhíamos um tema relevante para aprofundar e criar conteúdo.
Ficamos quase 10 anos decodificando e explicando diversos assuntos para o nosso público. Passando por gênero, raça, saúde mental, empreendedorismo e muitos mais. Agora chegou a hora de pensar mais 10 anos. Dessa vez vamos estimular a criação de soluções.
Fa.Vela (Fundo de Aceleração para o Desenvolvimento Vela)
Somos uma organização sem fins lucrativos que atua como um hub de educação e aprendizagem empreendedora, inovadora, digital e inclusiva.
Plataforma de consultoria, serviços e soluções pretas! A busca é por um ecossistema mais justo e equilibrado, com novas oportunidades em áreas como moda, música, gastronomia, design, audiovisual, tecnologia. Queremos nos conectar a marcas e pessoas que acreditem no engajamento racial e fortaleçam a economia preta.
Grana Preta é um programa de emancipação financeira que oferece soluções voltadas para pessoas de baixa renda, micro e pequenos empreendedores.
Agência de fomento para estimular negócios étnicos e locais que não contam com grandes recursos para se desenvolver, além de oferecer Educação Corporativa On line.
Movimento Black Money é uma plataforma que incentiva o empreendedorismo negro conectando empresários e consumidores por meio de um marketplace.
É uma rede de aceleração de negócios entre mulheres negras, que atua para dar visibilidade, impulsionar e incluir projetos no mercado econômico.
Após experimentar algumas profissões, Dilma Campos ouviu seu espírito empreendedor e decidiu criar a boutique de criatividade estratégica Outra Praia. Uma agência que busca conectar emocionalmente todos os personagens de uma história, sejam eles colaboradores, consumidores, parceiros ou admiradores.
A pretahub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de dezoito anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil.
É a compreensão de que muito já foi feito, mas que o futuro é promissor, vasto e precisa ser olhado a partir da inventividade preta para fazer negócio. Inventividade que não é apenas potente, mas o que de mais criativo e inovador existe nas práticas de um mercado saturado da falta de representação e proporcionalidade em seus modos de criar, desenvolver e escoar produtos e serviços.
O maior programa de formação de lideranças do Brasil, GRATUITO! Com o desejo de preparar jovens brasileiros para assumir os desafios da gestão pública, Wellington Trindade criou o o Programa ProLíder, curso gratuito que começou em maio de 2016 com o objetivo dar boas bases para futuras lideranças no Brasil.
Embora o foco esteja nos desafios da esfera pública – que se colocam mais urgentes para o avanço do país – os participantes não precisam, necessariamente, estar interessados em trabalhar no setor público.
Consumo
Primeiro clube de assinaturas brasileiro para beleza negra e cabelos étnicos.
Startup de impacto social para a construção de ecossistema colaborativo, formado por afroempreendedores emergentes. Distribuição, venda, revenda e comercialização de produtos de moda e cultura afro-urbana. Público-alvo: consumidores multiculturais.
Moda afro-brasileira.
Une os clientes a partir de um clube de assinaturas. Todos os meses os assinantes recebem um box com cinco itens do universo afro.
Comércio de produtos e serviços, com espaço para ações culturais e produções artísticas.
Plataforma on-line de conexão entre empreendedores, investidores e consumidores negros.
“Xongani” é um termo do Changana, língua do Sul de Moçambique, na África e significa algo como “enfeitar-se”, “ficar bonita”. Moda com tecidos tradicionais do continente negro.
Crianças
Da artista visual Lucia Makena, que conta a história da cultura negra a partir da criação de bonecas.
Clube de assinatura que oferece conteúdo educativo e de cultura antirracista para crianças.
Boneca de pano cheirosa e cacheada.
Cuidado Psicológico
Clínica Aberta de Psicanálise de Santos
A Clínica Aberta de Psicanálise é um coletivo de analistas que acreditam que a clínica psicanalítica e a escuta devem circular pela cidade e acessar quem quer que deseje falar sobre si.
Um grupo de profissionais voluntários, independentes de qualquer filiação institucional ou partidária, que se reuniu no início da quarentena para oferecer escuta e acolhimento para a população brasileira. A Experiência de Escuta NÃO É PSICOLOGIA ONLINE. A oferta prevê uma escuta de 30 minutos com um profissional qualificado em psicologia e/ou psicanálise. O usuário não deve repetir agendamentos com o mesmo profissional.
Inconsciente Real / Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde
O Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde é uma Organização Não Governamental que desenvolve desde 1985 um trabalho de atenção primária à saúde da mulher e que deu início a rede de psicanálise Inconsciente Real.
A rede de psicanálise Inconsciente Real teve início em 2011. Hoje, a equipe é composta por mais de 35 profissionais, todos embasados na psicanálise lacaniana, que partem da mesma postura clínica e da mesma responsabilidade ética.
Atualmente, os atendimentos estão sendo feitos de maneira online, a partir do primeiro contato, as pessoas são encaminhadas para um psicanalista. Os valores são acordados diretamente com o profissional.
Instituto AMMA Psique e Negritude
O Instituto AMMA Psique e Negritude é uma organização não governamental cuja atuação é pautada pela convicção de que o enfrentamento do Racismo, da Discriminação e do Preconceito se faz necessariamente por duas vias: politicamente e psiquicamente.
Foi fundado em 1995 por um grupo de psicólogas, ativistas, comprometidas e familiarizadas com o enfrentamento político, e que constatou que somente a via política não era suficiente. Desde então, o instituto tem buscado por meio de formação e prática clínica, identificar, elaborar e desconstruir o racismo e seus efeitos psicossociais. Atualmente conta com lista de mais de 20 profissionais para atendimento psicoterápico.
A Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae oferece serviço de atendimento psicoterápico, como um dispositivo importante na perspectiva da clínica ampliada. Como decorrência de suas diretrizes clínico-ético-políticas, o trabalho clínico visa à construção de redes para sujeitos e situações clínicas que indiquem maior vulnerabilidade pessoal e/ou social, assim como trabalhos de articulação, com as instituições de referência dos sujeitos que procuram o serviço. As sessões custam R$35.
O Papo pela Vida é um projeto que oferece Palestras/Lives, Plantão Psicológico On-line Gratuito e Psicoterapia Individual Acessível a Todos On-line.
Criada por Aline Gomes há vinte anos, a casa acolhe mulheres com método próprio que alia espiritualidade, psicanálise, e terapias naturais.
Às segundas, às 20h, é oferecida terapia gratuita para mulheres, para se increver, basta acessar os destaques “social” ou link na bio do instagram do projeto.
Roda Terapêutica das Pretas é um grupo criado para atender mulheres negras e periféricas que não acessavam esse serviço em outro espaço.
O projeto foi estruturado em 2017 e, no ano seguinte, os primeiros atendimentos foram iniciados. Desde então, elas têm levado o trabalho para bibliotecas, centros culturais e demais espaços públicos nas periferias da capital e da Grande São Paulo. Em 2020 já eram 25 psicólogas negras no grupo.
Mais de 40 profissionais cadastrados oferecem voluntariamente apoio psicológico para pessoas com problemas emocionais decorrentes da pandemia de covid-19. Após o primeiro atendimento, é avaliada a necessidade de mais sessões.
Ação de duas psicólogas que hoje somam mais de 40 profissionais voluntários oferecendo atendimento psicológico. As consultas, realizadas pela internet, são destinadas a pessoas afetadas pela Covid-19 em diversas áreas e de diferentes formas, como profissionais da área da saúde e de serviços (supermercados, limpeza, segurança, etc), além de pacientes diagnosticados com o vírus e pessoas que perderam familiares para a doença.
Cursos Online
Afreektech / Movimento Black Money
Afreektech é o braço educacional do Movimento Black Money. O principal objetivo é desenvolver novas habilidades e competências em empreendedoras e jovens negros (através de cursos próprios e parcerias).
Com uma metodologia 100% voltada a Transformação Digital, sem perder a essência que toda tecnologia e conhecimento é feito por pessoas para pessoas.
Programa de fomento a empreendimentos negros. Workshops, networking, inspiração, decodificação de ferramentas e estratégias para crescimento.
Com uma perspectiva sistêmica, que dá suporte e capacitação aos negócios desde sua idealização e origem até o escoamento final dos produtos e serviços desenvolvidos, o Afrolab é um programa de apoio, promoção e impulsionamento do afro empreendedorismo.
Com uma metodologia exclusiva e inovadora, oferta conhecimento e capacitação técnica e criativa, com foco em inovação, inventividade e auto-conhecimento. Em sua primeira edição, em 2018, capacitou mais de 200 empreendedoras e empreendedores em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Maceió. Em 2019, leva para nove estados brasileiros o Afrolab Para Elas, voltado exclusivamente para mulheres negras empreendedoras.
Cursinho do Núcleo de Consciência Negra
O Núcleo de Consciência Negra na USP existe há mais de 30 anos como um quilombo em uma das principais universidades da América Latina. Desde 1994, a atuação do NCN passa a englobar também o cursinho pré-vestibular (que passou a ser online durante a pandemia), se dedicado à inclusão de estudantes pretos e periféricos nas universidades.
Movimento de capacitação educacional e atualização profissional para pessoas negras, além de conectar trajetórias e gerar oportunidades.
Pioneira no ensino de inglês com cultura negra!
Rede de Pré Vestibulares Comunitários, Bolsa de Estudo em Graduação e Pós-Graduação. Educação para Afrodescendentes e Carentes.
A Incubadora Preta – formação cultural para agentes negres se caracteriza como uma iniciativa virtual de capacitação gratuita para profissionais da cultura, desenvolvendo conceitos de pré-produção, produção e pós-produção, fomentando a escrita e planejamento de projetos para as Leis e editais de incentivo à cultura.
O projeto tem como público-alvo pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), LGBTQIAP+, na faixa etária de 16 à 50 anos, de baixa renda (até três salários mínimos – Classes D e E).
O Programa ProLíder, iniciativa de Wellington Trindade, é um curso gratuito que tem como objetivo dar boas bases para as futuras pessoas líderes do país. O programa faz parte do Instituto Four, iniciativa também de Wellington.
No programa, os participantes discutem sobre o cenário brasileiro e podem trocar ideias com líderes renomados do país. Após concluir o curso os estudantes voltam para suas regiões e assumem papel de agentes de transformação
A União de Núcleos de Educação Popular para Negras, Negros e Classe Trabalhadora (Uneafro) nasceu com a intenção de ser uma rede de articulação e formação de jovens e adultos moradores de regiões periféricas do Brasil. Hoje, ela se organiza em torno de 35 núcleos, presentes em comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas com futura ampliação para Minas Gerais e alguns estados do Nordeste.
As aulas do cursinho costumavam ser presenciais, com a pandemia surgiu o Núcleo Virtual 2021 da Uneafro Brasil, as aulas são totalmente gratuitas e tem o compromisso de oferecer uma educação libertária e crítica à jovens e adultos da comunidade negra e moradores de regiões periféricas.
Dança
A Honório em Cena é um projeto pensando para a montagem coreográfica do novo espetáculo da Cia, aprovado pela Lei Aldir Blanc promovido pela Secretaria de Cultura de Camaçari – Edital de Linguagens Diversas.
Como uma ação de contrapartida do projeto, a cia irá ofertar aulas de dança gratuitas realizadas por artistas que compõem a Cia e profissionais convidados que têm vínculo afetivo com o grupo.
Sem distinção de etnia e cor, o grupo de Maracatu Ilê Aláfia surgiu na ACM São Paulo – uma das ONGs estabelecidas no bairro do Jabaquara, na cidade de São Paulo, em 1999, com o intuito de resgatar as raízes afro-brasileiras a partir da musicalidade.
O grupo é um projeto de extensão cultural, que, por meio de manifestações da cultura popular brasileira, proporciona à população inclusão social, conhecimento e informação.
O Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a mulher. Foi fundado pelas percussionistas Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda em novembro de 2004, tornando-se pessoa jurídica em 2006.
O objetivo da associação é manter e divulgar a cultura negra no Brasil e o fortalecimento das mulheres negras.
O Projeto Corpo/Movimento – NED: Núcleo de Estudos da Dança aprovado no Edital Setorial de Dança 2013 da Fundação Cultural do Estado da Bahia, tem por finalidade proporcionar formação a partir da criação de Núcleos de Dança Contemporânea, voltado para a pesquisa, discussão e experimentação para pequenos grupos formados em escolas públicas das cidades de Juazeiro-BA, Curaçá-BA e Senhor do Bonfim-BA.
O projeto NCNegro 365dias, realizado desde 2006, é u m espaço de troca e de partilha entre as interfaces das danças brasileiras da diáspora africana.
O Projeto Samba de Terreiro de Mauá é um coletivo focado na busca pelo conhecimento sóciohistórico do samba e outras contribuições Afro-Brasileiras.
Danças Negras Periféricas. Swing para todos os gostos e estilos.
Professora, bailarina, coreografa, agente, mobilizadora e produtora cultural.
Além das aulas “Feeling Sexy Class”, voltadas para o desenvolvimento da sensualidade através de dinâmicas e coreografias, também oferem a aula “Twerk na Quebrada Workout”, com o intuito de preparar e condicionar o seu corpo. Todas as aulas são online , via zoom.
Dinheiro
Proposta bancária de transformação do papel do povo negro na sociedade, com protagonismo nos âmbitos: econômico, social, empreendedor e comunitário.
Voltado para quem nunca teve conta em banco, sem cobrança de mensalidade.
Se identifica como ferramenta de poder preto, diferente das instituições bancárias tradicionais.
Serviços financeiros sem burocracia, com educação financeira.
Negócio social que visa a justiça econômica, atuando no fomento do empreendedorismo e da inovação para população negra.
Direito – Advocacia
A Abayomi Juristas Negras é uma coletiva de afroempreendedorismo social cuja missão é combater estrategicamente o racismo estrutural, ofertando capacitação, aperfeiçoamento, empoderamento e treinamento de alta qualidade a baixo custo, de forma a criar condições efetivas de inclusão da população negra em espaços de poder e saber, com foco na ocupação de cargos nos órgãos que compõem o Sistema de Justiça Brasileiro.
Afro-Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica (AGANJU)
Em 25 de janeiro de 2001, por iniciativa do advogado, professor de direito da UFBA e UCSAL, ativista do movimento negro e do movimento contra a intolerância religiosa, Samuel Vida, foi criado o AGANJU, constituído como uma organização do movimento negro dedicada à luta contra o racismo e a intolerância religiosa mediante a utilização do direito.
Operária da Advocacia. Larga experiência em processos de ADOÇÃO e ALVARÁ para participação de crianças em filmagens, teatro.
Associação Nacional da Advocacia Negra (ANAN)
Nossa MISSÃO é a união e valorização da advocacia negra, incluindo os operadores do direito em sua totalidade, buscando o crescimento do conhecimento jurídico e fortalecimento da advocacia negra.
Nossa VISÃO é tornar a advocacia negra abrangente e referenciada, conhecedora do seu papel grandioso no país, tornando-se verdadeiros autores do seu próprio destino.
Pautamos nossos VALORES no acolhimento, diálogo, ética racial e profissional, na empatia e na construção de bons relacionamentos profissionais amparados no respeito e o equilíbrio emocional, elevando em mais alta esferas a dignidade da pessoa humana.
Pesquisamos Direito, Tecnologia e Raça em diáspora.
Somos cidadãos e organizações da sociedade civil, população negra organizada, mulheres negras, pessoas faveladas, periféricas, LGBTQIA+, quilombolas, religiões de matriz africana e pretos e pretas com distintas confissões de fé, povos do campo, das águas e da floresta, trabalhadores explorados, informais e desempregados, em Coalizão Negra por Direitos, lutando pela vida e por direitos. Exigir a erradicação do Racismo como prática genocida contra a população negra.
Criola atua na defesa e promoção de direitos de mulheres negras cis e trans para a construção de uma sociedade com justiça, equidade e solidariedade.
Ferla Bellisario Osias Peçanha
Nosso corpo de advogados é formado pelo Mestre em Direito, Professor Dr. OSIAS PEÇANHA advogado atuante na área de Direito Público, Direito tributário, Crimes financeiros e Dra Ferla Bellisario, Advogada especializada em responsabilidade civil e defesa do consumidor, Prestando Consultoria na temática Antirracismo ” Compliance Racial”, temática da qual é pesquisadora, atuando ainda em Advocacia Cível , Advocacia trabalhista e Contencioso de massa.
Instituto da Advocacia Negra (IANB)
O IANB tem como missão defender os direitos, interesses e as prerrogativas da advocacia negra, cooperar para a defesa da Constituição Federal, do ordenamento jurídico, da democracia e respeitar aos direitos humanos de tudo e de todos, especialmente da população negra, mulheres, imigrantes, dos que requerem asilo, das vítimas do tráfico de seres humanos, refugiados, povos indígenas, autóctones, nativos, tradicionais e de todas as minorias.
Advogada, integrante do corpo de advogados voluntários da Educafro, cofundadora do Afronta Coletivo e participante do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.
Respire Advocacia Antirracista
O Respire Advocacia Antirracista é uma iniciativa de um grupo de advogados engajados no combate ao racismo que presta assistência de forma totalmente gratuita e voluntária a vítimas de racismo. Atuamos hoje em cerca de 5 Estados (MG, BA, DF, SP e RJ). Além desse atendimento, disponibilizamos também CONSULTORIA EMPRESARIAL TOTALMENTE GRATUITA para micro e pequenos empresários negros que tenham interesse em regularizar ou melhorar seu negócio.
Direitos Humanos
União de organizações, entidades, grupos e coletivos do movimento negro na luta por resistência, produção de saberes e de vida.
Geledés Instituto da Mulher Negra
Atua prioritariamente na ação política, social, racial, de gênero e suas implicações direitos humanos, educação, saúde, comunicação, mercado de trabalho, pesquisa acadêmica e políticas públicas.
Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional
Construção coletiva de organizações feministas e antirracistasque oferece novas formas de construção de diagnósticos, planos de ação e indicadores que permitam o enfrentamento do Racismo Institucional, a formulação e implementação de políticas públicas.
Organização, sem fins lucrativos, criada pela família de Marielle Franco, para inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas na direção de um mundo mais justo e igualitário.
Plataforma de narrativas periféricas. Ponto de encontro de vozes periféricas que trabalha por protagonismo na sociedade. Uma rede predominantemente jovem e negra.
Editoras
Editora independente, criada em 2019, espaço de produção e reprodução da intelectualidade negra, crítica e periférica.
Editora independente, com sede em Porto Alegre (RS), uma nano-empresa com corpo diretivo formado por pessoas negras.
Empreendimento de pequeno porte, em formato de loja física, virtual e itinerante, com acervo especializado em literatura afro-brasileira e feminista.
Educação
Biblioteca virtual Núcleo Negres de Ciências Sociais
Iniciativa para romper o distanciamento entre a universidade e intelectualidades negres por meio do epistemicido. Na biblioteca, textos, livros e cursos de diversas temáticas entre Abolicionismo Penal e Programação em R e Python!
O foco é a promoção, incentivo e divulgação da literatura africana e a integração cultural de todos os povos.
Primeiro instituto de pesquisa e estratégias de negócios focado na realidade das favelas brasileiras, assim estuda o comportamento e o consumo do morador desses territórios e identificando oportunidades de negócios para empresas.
Militância que trabalha pela inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral) em universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, por meio de oferta de vagas em núcleos de cursinhos pré-vestibular comunitários.
Estética Capilar
Através da costura encontrei o autocuidado e resolvi passar a diante, aqui no ateliê, além de confecção de roupas, costumização e brechó o nosso maior foco é a confecção de produtos para a saúde e beleza do cabelo, como toucas de cetim, difusora e de banho.
Identidade Cosmética Artesanal
A sabedoria ancestral usada para resgatar e cuidar da sua identidade. Floresça!
Produtos veganos e livres de sulfatos, petrolatos e parabenos.
Cabeleireira especialista em cabelos cacheados e crespos, tricoterapeuta capilar naturalista e cosmetóloga.
Seu foco principal é desenvolver saúde capilar através da cosmética artesanal e natural e através disso explorar todo o potencial estético de cada cabelo.
O consultório/espaço pra atendimento fica em Santo André, região metropolitana de São Paulo mas atendo nacionalmente com consultoria online e a venda dos produtos que produzo e uso nos meus atendimentos.
Orí é uma palavra em yorubá e tem muitos significados. O sentido literal é cabeça física, onde nascem os cabelos, símbolo da cabeça interior. Espiritualmente, a cabeça como o ponto mais alto do corpo humano representa o Orí, não existe uma divindade que apóie mais o homem do que o seu próprio orí.
A empresa Orí, portanto, tem uma visão de Afrofuturismo que é uma estética cultural que combina elementos históricos, fantasias e sonhos, através de um mergulho na arte africana com interesse compartilhado em imaginar e criar novos e melhores presentes e novos negros na experiência afrodiaspórica através da estética.
É sobre o poder da imagem como um combate, mantendo nossa presença e resistência. Afrofuturo é sobre encaminhar novas narrativas que potencializam nossos corpos como um todo.
A Orí tem como missão buscar no passado para ressignificar o presente e criar esse Afrofuturo através de serviços e produtos. Orí Cabelos é um mergulho em um universo de possibilidades e potencialidades através dos nossos cabelos.
Picumã vem do Pajuba, língua utilizada por travestis, que foi difundido do Iorubá e seu significado é cabelo.
Estética Cutânea – Skin Care
A primeira coisa é REVOLUÇÃO!
Haverá quem diga que o investimento mais rentável e assertivo no mercado cosmético é apostar em mais do mesmo.
Acontece que mais do mesmo não inclui corpos negros e não comunicam com a história, religião e raízes do povo preto.
A Abebé desenvolve cosméticos que dialogam de forma ímpar, causando desde a primeira vista, identificação com características marcantes da sua ancestralidade e sua história. Tudo isso torna os nossos cosméticos únicos.
Aqui existe a valorização do trabalho humanizado, feito cuidadosamente através do atendimento diferenciado desde o primeiro contato, venda e pós-venda, até a oportunidade de renda e reprodução dos costumes culturais que vem resistindo com o tempo.
Desenvolvemos cosméticos com matéria prima natural, atendendo uma demanda crescente do mercado por produtos menos tóxicos e promovendo o conhecimento sobre cosmética natural permitindo assim, ao consumidor, o poder de escolha e contribuindo para redução de ingredientes nocivos à pele.
A Ewé é fruto da reflexão sobre os produtos que utilizamos para o embelezamento e cuidados básicos com a saúde. Apresenta uma proposta de nos cuidarmos ‘como antigamente’, utilizando produtos naturais minimamente processados.
Os produtos oferecidos não possuem corantes artificiais, conservantes agressivos e nem são testados em animais. A matéria prima é escolhida cuidadosamente e, sempre que possível, utilizamos gorduras extraídas à frio e de cultivo orgânico.
Tudo é produzido em pequenos lotes e possui um ‘tempo de prateleira’ menor que o dos produtos convencionais. Desta forma se preserva o processo alquímico de misturar ervas, óleos, manteigas, calor, sementes, argilas e ao mesmo tempo oferecer um produto saudável.
Por se tratar de uma produção artesanal, o envio dos produtos levam em média 7 dias após a confirmação do pedido.
Ficamos em Salvador-BA. Caso deseje comprar diretamente conosco, envie-nos um e-mail para: ewealquimias@gmail.com.
Somos um(a) Centro holístico de renome na região de São Paulo desde 2000. No(a) Casa Kurandé, temos uma abordagem única à cura e ao ensino: o foco no amor próprio, que incorpora os aspectos físicos, espirituais e emocionais do bem-estar.
Desde que abrimos, muitos especialistas em saúde e bem estar vêm em busca de nossos conhecimentos e técnicas. Deixe-nos mostrar o caminho para a melhor versão do seu Eu.
O slogan da @magematosbeauty traz “autocuidado e beleza”. Percebeu que o autocuidado vem antes,né? Isso não é nada à toa. A beleza cria força por meio deste processo de autocuidado. É uma construção diária e que aqui encontra espaço para também ser lúdica. São as cores, brilhos e risadas entre dicas de make que levam suas clientes a se olharem mais e com mais carinho.
Com 6 anos de experiência como maquiadora profissional, a @magematos, além dos serviços de maquiagem profissional para eventos, filmagens e ensaios fotográficos, a Magê também oferece uma Consultoria de Beleza individualizada para lá de especial.
No Curso de automaquiagem, você será exposta a uma rotina de autocuidado para lá de simples, e simplesmente deliciosa. São apresentados, em uma conversa de aproximadamente 2 horas, por Google Meet, conhecimentos em cuidados naturais para a pele e truques divertidos de maquiagem. No processo, além da parte estética é trabalhada a saúde mental que o autocuidado possibilita.
Pensando nessas mulheres que com a correria, rotina, maternidade, ou a própria vida adulta, se perderam ou se negligenciaram pra cuidar do outro, que a Magê aposta na beleza do se cuidar, se maquiar e se olhar no espelho para que resgatem a potência e auto confiança que existe em cada uma de nós! E você, já se olhou no espelho hoje? Está em contato com você, com a sua pele, com a sua beleza? Se precisar de uma ajudinha para se reconectar com você, chama a Magê!
Primeira clínica multiprofissional especializada em pacientes veganos, vegetarianos e naturalistas do Brasil.
Cuidando de você com a força da natureza. alimente sua pele com óleos essenciais, extratos. Manteigas e óleos vegetais. Menos toxina mais vida.
Somos uma marca criada no Rio de Janeiro que busca reunir sustentabilidade e cuidados com a pele.
Por meio da diminuição de compodições e ingredientes tóxicos par o planeta e para nossos corpos, procuramos revolucionar o mundo dos cosméticos, trazendo produtos artesanais, naturais e veganos.
Além disso, é iportante ressaltar que embalagem de todos os nossos sabonetes é biodegradável (se degrada em até 180 dias no meio ambiente) e compostável (é possível se desfazer dela por meio da compostagem).
Esperamos fazer a diferença, ainda que pequena, no mundo e na vida de nossos clientes.
Estúdios Criativos Africanos
A Africa Fashion House é atualmente o maior produtor e comerciante de vestidos de noiva tradicionais africanos sob medida na África do Sul e na região da SADC. São nove vitrines físicas e três unidades fabris em operação, além do site de comércio eletrônico totalmente funcional e uma plataforma de mídia social massiva com mais de 850.000 seguidores ativos.
Ardmore é um estúdio de cerâmica único que fica aos pés de montanhas sul-africanas, a Cordilheira de Drakensberg. Com arte africana que é um luxo só, em sua simplicidade e inclusão.
Ardmore produz peças ímpares e moldadas à mão por artistas de todo continente africano, acolhidos pelo estúdio.
ÌTÀN(ē-tohn) Test kitchen é um restaurante comandado pelo renomado chefe Michael Adé Elégbèdé e que oferece culinária fina. Acontecem cursos e a culinária é pautada na diáspora.
Isintu clothing boutique é um empreendimento matriarcal com sede em Porto Elizabeth (uma cidade na baía de Algoa, na província do Cabo Oriental, na África do Sul) que produz roupas e acessórios modernos africanos.
A marca “Khosi Nkosi” é derivada da língua Zulu, que significa Realeza. As roupas Khosi Nkosi são inspiradas no que a essência da marca representa para a mulher forte, moderna, mundana, núbil que se ama e se respeita.
Nataal é uma marca de mídia global que celebra a moda, música, artes e sociedade africanas contemporâneas.
Exposição Pop-Up de arte africana.
STEVENSON tem o prazer de apresentar todo o meu corpo transformado em outra coisa, uma exposição coletiva que acontece nas galerias da Cidade do Cabo e Joanesburgo, com curadoria de Sisipho Ngodwana e Sinazo Chiya
SUNU é um jornal de assuntos africanos, com pensamento crítico + estética: Um repositório pan-africano de arquivo + material contemporâneo
O principal destino de marcas emergentes e de luxo da África e da diáspora.
WISH Africa é uma plataforma de mídia e marketing focada na cultura, comércio e seu desenvolvimento na África.
Sua missão é promover uma imagem mais positiva da África e dos africanos no continente e na diáspora. Acreditam então que isso levará a uma maior compreensão cultural, a um maior comércio inter e extra-africano, e que isso, por sua vez, pode ter um impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do continente.
Museu Virtual
A Virtual Exhibition on the Life and Times of Nelson Mande
Located at the Nelson Mandela Centre of Memory, the exhibition offers a perspective on Mandela’s life within the contexts of colonialism, apartheid and democracy. This virtual version also includes a behind the scene tour of the archive repository and of the facility itself.
Painting Daily Life in Kinshasa.
The Giza 3D experience allows users to roam at will throughout the Necropolis, visit carefully restored tombs, shafts, and connecting burial chambers and enter four of the site’s ancient temples, including Khufu’s and Menkaure’s pyramids.
Be it for the general public, academics, researchers or museums, Giza 3D offers new perspectives to explore a site that still holds many secrets.
O Obá L´Okê foi idealizado para ser um espaço aberto a todos e todas. O seu objetivo é levar as pessoas a fazer uma experiência com o Sagrado através da arte, uma arte negra, uma arte afro-brasileira inspirada em elementos civilizatórios negro-africanos.
Já houve quem se referisse a Casa como um museu, mas ele pretende ser mais do que um museu do ontem e do amanhã, pois, além de um lugar de memória e fortalecimento de nossas histórias, a Casa do Rei e Senhor das Alturas é um espaço de encontro com a nossa ancestralidade hoje, através dos Orixás. Um presente, esse encontro com o passado e o futuro do nosso povo.
Desenvolvida pela Google Arts & Cuture, o Museu Afro Brasil Virtual é uma plataforma online que dá acesso a nossa exposição de longa duração e a algumas das nossas exposições temporárias sem você precisar sair de casa.
Museu Afro Digital Rio de Janeiro
O Museu AfroDigital Galeria Rio de Janeiro tem por objetivo construir um acervo digital e exposições virtuais sobre as práticas daqueles que se identificam a si mesmos ou são identificados como afrodescendentes.
A criação da Galeria Rio de Janeiro parte da importância do cidade e do estado do Rio de Janeiro em termos de construção de uma memória para a população negra ou afrodescendente. Não só é uma referência histórica e cultural, como também reúne instituições como a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, além de outras de ensino e pesquisa que vêm se dedicando ao tema.
Buscamos, portanto, criar uma galeria digital, com perspectiva interdisciplinar, como espaço privilegiado para o encontro de diversos saberes sobre a chegada e permanência da população africana e de seus descendentes.
Museu Afro-Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira
Nosso propósito é disponibilizar e intercambiar cópia de documentos por internet, reunindo num só acervo documental digital, os fundos de arquivo relativos aos Estudos Afro-Brasileiros, em primeiro lugar Afro-Baianos, e aos Estudos Africanos que hoje se acham dispersos em várias instituiçoes e coleçoes privadas, tanto nacionais como internacionais.
O MU.ITA é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 2020 pela família de Itamar Assumpção. Trata-se do mais importante acervo de arte de um músico e artista da palavra do Brasil, com mais de 2 mil obras reunidas, incluindo pinturas, músicas, objetos, teses acadêmicas sobre sua obra, fotografias, textos, vídeos, figurinos e acessórios originais, das mais diversas fases da vida e carreira de Itamar.
Espaço dedicado a expor a história de Tutankhamon. Projeto museológico, museográfico, criados pelo Laboratorio Rosso que se baseou nos resultados da pesquisa médica, teorias e fatos sobre a vida e morte de Tutankhamon, do arqueólogo e cientista, Dr. Zahi Hawass.
Nairobi National Museum tells the story of Kenya’s rich heritage. The museum’s mission is to collect, preserve, study, document and present Kenya’s past nd present cultural and natural heritage.
Música
Afroências, podcast com repertório particular, com “achados” da música gospel às marchinhas de carnaval. E ainda clássicos, jingles de réveillon e músicas dos tempos das discotecas.
Informação variada sobre artistas, a música negra e o comportamento cultural que acompanhava cada uma de suas vertentes.
Afropop Worldwide is a Peabody Award-winning radio program dedicated to music from Africa and the African diaspora.
Um podcast dedicado a interpretar as relações entre música e política.
Podcast traz um recorte da produção musical de artistas negros na última década. Episódio dedicado á mulheres compositoras e intérpretes.
Quem diria que um grupo do whatsapp feito pra organizar uma viagem renderia um podcast, hein? Apois, quando Mariana de Paula, Milena Anjos e Leandro Souza se convenceram de que as longas conversas no grupo precisavam alcançar outras pessoas.
O Infiltrados No Cast é um podcast informativo, que trás convidados especiais para discutir de forma divertida os temas mais polêmicos e relevantes da atualidade através da perspectiva negra-brasileira. Você vai encontrar Investigações históricas e discussões políticas sobre os acontecimentos que evidenciam o contexto racial em nosso país. Apresentação: Ale Santos @Savagefiction
Hip-Hop focado no corre dos DJs, produtores, fotógrafos e quem nem sempre brilha com mic nas mãos. Modulando a história através dos kHz!
Compartilhando vozes negras, colocando nossa perspectiva presente no mundo.
Podcast sobre música apresentado por Emicida e Ronald Rios.
Canal oficial do blog HIP HOP SEM MAQUIAGEM e do podcast O RAP EM DEBATE.
Um espaço idealizado por Silvera e Paulo Cruz pra falarem sobre tudo, sobretudo sobre música.
Música, cultura de rua e pensamento crítico.
Per Raps Cast – toda terça-feira.
O Podcast Mano é um site que se propõe a discutir, informar e disseminar conteúdos relacionados ao Hip-Hop, tendo como foco, mas não só, a mídia podcast.
Iniciativas LGBTQIA+
A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) desenvolveram uma personagem chamada Amanda Selfie, uma “roboa” (como ela mesma diz) trans cujo objetivo é abordar a prevenção ao HIV para a comunidade LGBTQIA+. A ideia é uma pesquisa voltada à verificação do uso e eficácia da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), medicação que já se encontra disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas que atualmente é voltada apenas a maiores de idade.
Um podcast assumidamente bissexual, apresentado por Babu Carreira, Gui Neves e Taty Leite.
Um canal contra a homofobia. Um canal contra preconceito. Um canal a favor da diversão, do riso e de viver a vida do jeito que você quiser. E principalmente, sendo quem você é!
Coletivo formado por artistas que promove a visibilidade e o protagonismo de mulheres e pessoas LGBT.
Dandarah – Resistencia Arco Iris
O aplicativo Dandarah tem o nome é uma homenagem à travesti Dandara dos Santos, que foi assassinada em 2017. A ideia do aplicativo é fazer com que membros da comunidade LGBTQIA+ se informem, denunciem, registrem violências, e também apontem locais seguros para a população. Outro diferencial é o botão de pânico que notifica cinco pessoas cadastradas em caso de situação de risco.
A página Grigio LGBT compartilha trajetórias que dão cara pra toda a sigla, educando quanto as especificidades de cada letra da sigla.
O Guardei no Armário é um canal do Youtube que escolhe dar voz para outras pessoas e suas histórias de aceitação. O Samuel, idealizador e organizador do canal, mostra como outros LGBTI´s se assumiram para si e para os outros.
ONG formada por mães e pais de pessoas LGBTQIA+, presente em 22 estados do Brasil.
O canal Muro Pequeno, feito pelo Murílo Araújo, discute temas conectados com este ativismo e com o cotidiano das pessoas LGBT e negras no Brasil – falando de racismo, LGBTfobia, diversidade, afetividade, religião, cultura, música, TV, política e cotidiano.
Para Tudo é um canal no YouTube produzido pela Lorelay Fox, uma das Drag Queens mais famosas do Brasil e que já acumula mais de 800 mil inscritos. Os conteúdos (publicados às terças, quintas e domingos, com live às quartas) sobre cultura LGTBQIA+ focado na cultura Drag se destaca pela didática e irreverência.
POC de Cultura é um podcast onde quatro POCs vivendo em São Paulo falam um pouco mais sobre a vida, dores e amores.
Põe na Roda é o maior portal LGBT de notícias + canal vídeos no Youtube.
Um podcast produzido por mulheres lésbicas, que falam sobre vivências e lesbianidades em forma de reflexão e debate.
A Todxs é a primeira startup social sem fins lucrativos do Brasil com foco na inclusão de pessoas LGBTI+. Atuando em pilares da sociedade, governo e empresas, a empresa busca empoderar essa comunidade e educar a sociedade.
O coletivo Vote LGBT busca envolver comunidade LGBTQIA+ na política nacional e mundial, informando sobre projetos de leis, métodos de luta por representatividade e pelos direitos da minoria. O grupo, organizado por voluntários, realiza campanhas durante épocas de eleição e divulga informações sobre perfis de candidatos com propostas pró-LGBT em seus projetos de governo.
Religiosidade Africana
Conhecimento para redesenhar o passado e o presente por perspectivas afrocentradas, como também construir uma nova narrativa de futuro – UFPE
Calundu Revista e Grupo de Estudos sobre Religiões Afro-Brasileiras
O Grupo Calundu é um grupo de que estuda e produz sobre assuntos relacionados às religiões afro-brasileiras e demais temas pertinentes a este. O grupo realiza reuniões públicas quinzenais e é lotado na Pós-Graduação SOL/UnB
O Ilú Obá De Min é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho de manter e divulgar as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a mulher. A associação foi fundada pelas percussionistas Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda em novembro de 2004. Onde o Bloco Afro Ilú Oba De Min é o projeto mais conhecido da instituição, com sua bateria formada exclusivamente por mulheres que desde 2005 saem em cortejo pelas ruas de São Paulo, reverenciando e enaltecendo a cultura afro-brasileira, além de destacar a participação e protagonismo das mulheres no mundo.
A Educa Yorùbá tem a missão de ensinar e levar o idioma mágico dos Orixás (Àwon Òrìsà) para todo os religiosos afro brasileiros de forma rápida e eficaz. Trabalhos através do EAD, oferecendo materiais com áudios possibilitando que os alunos compreendam com maior facilidade as entonações e nuances do idioma.
Ilé Òsumàrè Aràká Àse Ògòdó, conhecida como Casa de Òsùmàrè, templo tradicional do Candomblé. Uma instituição ativamente engajada em iniciativas sociais que visam a contribuir para o desenvolvimento das comunidades localizadas no seu entorno geográfico e político, a partir da valorização do rico legado cultural afrobrasileiro. Com uma comunidade religiosa espalhada por todo o país e pelo exterior, com mais de mil terreiros descendentes, a Casa de Òsùmàrè foi reconhecida como território cultural afro‐brasileiro pela Fundação Cultural Palmares, em 2002, como patrimônio do Estado da Bahia pelo IPAC, em 2004, e como patrimônio nacional pelo IPHAN, em 2014. Sua história é parte da história do Brasil.
O Instituto Eko foi fundado para despertar, construir e nutrir uma comunidade de pessoas em busca de entendimentos, diretamente ligada aos fundamentos da cultura Yorubá no Brasil. Ẹ̀KỌ́ em yorùbá significa o processo de adquirir entendimento em todos os sentidos. A palavra “Kọ́” se traduz para ambas as palavras “aprender e ensinar”.
Sacerdote iorubá e doutor pela USP dissemina há mais de 30 anos no Brasil o culto tradicional de Ifá e outros orixás à frente do Oduduwa.
David Dias é sacerdote de Umbanda iniciado pelos Mestres Rubens Saraceni e Alexandre Cumino. Dirigente do Templo Umbandista Pai João de Angola, localizado no bairro da Moóca/SP. Fundador do Macaia® é também tutor do Curso de Benzimento, Exú, a Mão Esquerda de Deus, Pombagira – O Sagrado Feminino na Umbanda e Zé Pelintra e a linha dos Malandros na plataforma Umbanda EAD
Saúde
Psicoterapia descolonizada para mulheres, homens e crianças pretas.
Especializada em Saúde Integral da Mulher. Treinamento personalizado, treinamento funcional, despertar da potência feminina. Consultoria online.
Videoteca
Wilson e o empresário caribenho Fabien Anthony lançam a Afro.TV, plataforma de conteúdo digital especializada em conteúdo negro no Brasil com aporte da AFAR Ventures (grupo especializado de produção e consultoria de mídia que identifica oportunidades para marcas, empresas e investidores no mercado da Diáspora Africana e outros mercados emergentes de diversidade). A plataforma tem como objetivo ser um espaço qualificado de conteúdo jornalístico e branded content para o mercado afro-brasileiro e de periferia.
AFROFLIX é uma plataforma que disponibiliza conteúdos audiovisuais online com uma condição: no AFROFLIX você encontra produções que possuem pelo menos uma área de atuação técnica/artística assinada por uma pessoa negra.
São filmes, séries, web séries, programas diversos, vlogs e clipes que são produzidos OU escritos OU dirigidos OU protagonizados por pessoas negras.
A emissora BET, fundada em 1983 nos Estados Unidos, tem produções feitas por pessoas negras e voltada ao público negro. O canal já existe em 75 países pelo mundo e é visto em mais de 90 milhões de casas.
Foi lançado no Brasil no último dia 26, no ar como um canal do Pluto TV. Voltado para produções produzidas pela e para a comunidade negra o canal é gratuito.
DAMBALLA é um coletivo de produção e pesquisa em Cinema Negro de Gênero formado pelos cineastas Adriano Monteiro, Alexander S. Buck, Daiana Rocha, Dell Freire, Ingrid Rocha e Bella Ferreira.
Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba
A Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) é um festival internacional de cinema que atua ampliando espaços de acesso às obras cinematográficas produzidas por realizadora(e)s negra(o)s da diáspora. A MIMB contempla as seguintes atividades: Exibição de filmes; ações formativas e educacionais para jovens, crianças; conferências e ações formativas para profissionais da área e apresentações culturais.
Videoteca – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro
A Videoteca NEINB reúne em um só acervo vídeos sobre a temática interdisciplinar do negro: são produções que vão de entrevistas a personalidades significativas da área até aulas completas de cursos de pós-graduação, passando por seminários e debates. Encontre vídeos do movimento negro, de universidades e centros de pesquisa, de canais públicos e outras entidades que são compilados e disponibilizados ao público neste espaço digital.
Coletivo Audiovisual Negro Quariterê – MT
O Coletivo de Audiovisual Negro é formado por produtores de audiovisual do estado de Mato Grosso e tem como foco reunir profissionais da área e demais pessoas interessadas em discutir temáticas relacionadas às questões raciais e suas intersecções com outros aspectos que podem agravar preconceitos, tais como gênero, idade e classe social.
Nesse sentido, como fruto do aprofundamento dessas discussões, pretende-se desenvolver ações ideológicas e concretas voltadas a promover a equidade de gênero e raça por meio de materiais audiovisuais. Para tanto, o coletivo participará de editais, buscando também sua inserção nos espaços oficiais de circulação a fim de garantir que atuem profissionais negros em todas as etapas da produção.
A videoteca do NEAB/SIPAD objetiva visibilizar principalmente intelectuais negras e negros e suas pesquisas nas temáticas étnico-raciais, história e filosofia africana e afro-brasileira. As autoras e autores são referências nas temáticas e possuem vínculos com Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros em suas universidades de origem, bem como participam de uma intensa troca entre estas instituições.
PLATAFORMA global de filmes, séries e programas audiovisuais via streaming expansiva computador, tv e celular, gerenciada pela APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, com objetivo de contribuir com a equidade de gênero e raça para consolidação de mercado audiovisual mais diverso e representativo, para todes.
Trace Brazuca é um canal de televisão por assinatura brasileiro que estreou no dia 25 de julho de 2020. É a versão brasileira do canal Trace Urban, mas totalmente voltado a cultura afro-brasileira com exibição de conteúdo musical, filmes, documentários sobre a ciência e a cultura negra, além de empreendedorismo.
A TV Preta surge como veículo de distribuição e exibição da Preta Portê Filmes, produtora fundada em 2009 com o objetivo de criar, desenvolver e produzir projetos audiovisuais que aliem arte e comunicação para um mercado atual e diversificado. Com foco em cinema de inclinação social e de relevância artística, buscamos construir um conjunto de obra multicultural que contribua para o progresso humano e que promova a diversidade em todos os âmbitos.
A Wolo TV é primeira plataforma de streaming com conteúdo focado na população negra. Assuntos como cultura urbana, diversidade regional e de narrativas fazem parte do conteúdo exclusivo da Wolo TV. A plataforma, que representa 110 milhões de pessoas no Brasil, estreou no final de dezembro de 2020 com o lançamento da série de comédia “A Casa da Vó”.
Conhece mais links úteis para o empreender do povo negro? Deixe a indicação nos comentários!
* Links Úteis se propõe divulgar o empreender do povo negro nas mais variadas áreas de atuação, ainda assim, o Primeiros Negros não se responsabiliza pelos produtos e serviços oferecidos nos sites mencionados.
Como faço pra ter contrato com essas instituições
Oi Majê, cada nome e logo direciona para a principal página dos projetos, no caso de sites recomendamos os números de telefone ou e-mails, e no caso dos que direcionam para redes sociais recomendamos utilizar a própria plataforma (que será o instagram, na maioria dos casos). Se quiser auxílio para entrar em contato com algum projeto específico nos avise, pode contar com a gente!