Quebrando muralhas da política baiana, Olívia Santana representa uma força na luta por igualdade e justiça social. Eleita pelo PCdoB com mais de 55 mil votos, Olívia é a “negona da cidade”, a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, a capital afro do Brasil! Isso em pleno século XXI.
O que este artigo responde:
Quem é Olívia Santana?
Qual a formação de Olívia Santana?
Qual o partido político de Olivia Santana?
Qual é a importância da eleição de Olívia Santana?
Como Olívia Santana começou sua carreira política?
Quais causas Olívia Santana defende?
O que Olivia Santana tem feito no Legislativo?
Pela primeira vez na história da Bahia, uma deputada negra ocupa uma das 63 vagas da Assembleia Legislativa. Seu nome é Olívia Santana, “a negona da cidade”, eleita pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) com mais de 55 mil votos.
Filha de uma doméstica com um marceneiro, Maria Olívia Santana nasce em uma invasão no bairro de Ondina, em Salvador, em 25 de março de 1967. Aos 14 anos, começa a trabalhar como faxineira em uma escola particular.
Sua história sofre a primeira grande mudança em 1987, quando passa no vestibular da Universidade Federal da Bahia para cursar Pedagogia (UFBa).
“A negona da cidade”
Quando entra na faculdade inicia, também, sua vida política não só no movimento estudantil. Olívia Santana é militante histórica das causas negras. Universitária, desabrocha em todas as frentes de luta. Integra, inclusive, o Fórum das Mulheres Negras e o Conselho de Promoção da Igualdade Racial.
Seu trabalho é reconhecido com a eleição como vereadora de Salvador pelo PCdoB, por duas vezes, entre 2005 e 2012.
O 21 de Janeiro, “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa“, instituído pela Lei Federal 11.635 de 2007, tem tudo a ver com Olívia Santana. É dela o projeto de lei que inspira a sua criação e que na versão minicipal transforma-se na Lei 6.464. de 2004, de Salvador.
Em 2012, Olívia sai candidata a vice-prefeita de Salvador na chapa de Nelson Pelegrino, do Partido dos Trabalhadores.
Em 2015, é nomeada pelo governador da Bahia, Rui Costa, secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia.
Em sua história, também, a direção nacional do PC do B e da União dos Negros pela Igualdade (Unegro); a presidência da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, e a titularidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Olivia Santana (@oliviasantana_oficia), em 2022, é reeleita para o seu 2º mandato.
Ela defende que é necessário aprovar legislações que possam dar suporte à juventude negra na direção da autonomia política e social.
Leia também Eleições Negras 2022: Avanços e Retrocessos, que conta da reeleição de Olívia Santana e saiba mais de sua jornada política solo na sua página no site da Assembleia Legislativa da Bahia.
Fontes: Bahia Notícias, Wikipédia
Pingback: Os que vieram antes na política – Primeiros Negros
Parabéns