Pioneira da África Ocidental ao conquistar o diploma de cirurgiã e especialista nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Saúde da Criança, quebra tabus e serve de inspiração para outras mulheres iorubás.


Elizabeth Abimbola Awoliyi é a primeira médica da Nigéria. Seu diploma é de 1938 – cerca de sete décadas depois de registra-se a formação do primeiro médico de seu país. Não à-toa, a Dawn Commission – instituição do governo responsável pela Agenda de Desenvolvimento para a Nigéria Ocidental – afirma que:
“…no avanço da medicina, a essência da mulher iorubá é registrada na pessoa da chefe dra. Elizabeth Abimbola Awoliyi”.
Mulheres iorubás – registra a agência em seu site – vêm enfrentando e quebrando tabus, influenciando “diferentes facetas da atividade humana e servindo de inspiração para novas gerações de inventoras”.
Awoliyi nasce em 10 de novembro de 1910, em Akerele. Estuda o primário na Convento de Santa Maria. De lá, segue para o Colégio Rainha, no estado de Lagos. Depois de obter o Certificado de Exame Cambridge, em 1929, inicia o curso de Medicina em 1929.
Sua carreira começa no Massey Street Hospital Lagos, como médica júnior e, lá mesmo, chega a consultora chefe e diretora, posição que ocupa de 1960 a 1969. Membro do Royal College of Physicians, do Reino Unido, e do Colégio Real de Obstetras e Ginecologistas, em 1962, é nomeada – pelo Ministério Federal da Saúde na Nigéria – ginecologista especialista sênior e obstetra.
Filantropa e religiosa
Elizabeth Abimbola Awoliyi pertenceu e até presidiu várias organizações, a maioria delas com foco no feminino, tais como: Associação Meninas da Nigéria, Associação das Mulheres Católicas, Associação Cristã de Mulheres Jovens, Conselho Nacional da Sociedade das Mulheres, Associação da Menina Velha de Convent Escola de Santa Maria, Sociedade Amigo Ladies Católica, Motherless Babies, Associação das Mulheres Profissionais, Cruz Mulheres Junta de Freguesia de Santo e Associação Voluntária Child Care.
Entre os prêmios e títulos conquistados, o de membro da Mais Excelente Ordem do Império Britânico; o Iya Abiye do estado de Lagos, e o Iyalaje de Oyo Império, além da Nigerian National Honor – Oficial da Ordem da República Federal. Na ilha de Lagos, em sua homenagem, o Dr. Abimbola Awoliyi Memorial Hospital.
O romance Retorno à Vida, de Tunji Awoliyi, é dedicado a ela. Sua história é mencionada, ainda, no livro Capítulo Seis: Heróis Nigerianos do Século 20, de Godwin Chukwuemeka Ezeh.
Além de atuar no Massey Street Hospital Lagos, Elizabeth Abimbola mantinha um consultório particular, no qual se destacou como cirurgiã; administrava a loja Médico Commercial, e mantinha uma fazenda e 27 acres de aves de capoeira e de citrinos.
Elizabeth Abimbola Awoliyi morre em 14 de setembro de 1971 aos 62 anos.
…
Fontes: Wikipedia, Dawn Comission
Escrito em 31 de agosto de 2021