Pular para o conteúdo
InícioForças ArmadasMaria Cecília Barbosa da Silva Conceição, médica pioneira na Marinha do Brasil!

Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição, médica pioneira na Marinha do Brasil!

Criada em 1822, a Marinha do Brasil, em abril de 2023, tem sua primeira almirante negra, uma oficial-general!!! Foram precisos mais de 200 anos, pátria-amada!!!

Maria Cecília Barboa da Silva Conceição é a primeira mulher negra promovida ao posto de almirante na história da marinha (Imagem: Reprodução | Fátima Meira | Futura Press | Folhapress)
Maria Cecília Barboa da Silva Conceição é a primeira mulher negra promovida ao posto de almirante na história da marinha (Imagem: Reprodução | Fátima Meira | Futura Press | Folhapress)

E o 4 de abril de 2023 entra para a história da  Marinha como o dia da vergonha nacional! A Marinha, o mais antigo dos três ramos das Forças Armadas do Brasil, precisou de 201 anos para promover uma mulher negra de seus quadros ao posto de almirante!!

Responsável por conduzir operações navais, a maior da América Latina, criada em 1822, a segunda maior do continente americano – só perde para os Estados Unidos – é, por consequência, a mais racista das Forças Armadas.

Aplausos

Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição tem de ser celebrada de todas as maneiras. Só ela sabe o que foi e é resistir e re-existir em ambiente tão contaminado por machismo e misoginia e racismo…

A cerimônia de promoção de oficiais-generais das Forças Armadas – um evento tradicional no Palácio do Planalto –  acontece algumas vezes por ano, mas não é notícia porque sempre é mais do mesmo. Sendo mais explícita: homens brancos como protagonistas.

Doutora Maria Cecília é exceção à regra. No total, foram 56 novos militares promovidos aos mais altos cargos nas três Forças: general do Exército, almirante da Marinha e brigadeiro da Força Aérea Brasileira.

Ilusão

Maria Cecília acredita que sua promoção deve ser um estímulo para que mais mulheres ingressem nas Forças Armadas, o que só se inicia em 1981. A nova almirante aposta que, a partir de agora, deve tornar-se cada vez mais natural que “nós consigamos atingir os altos níveis”:

“Agora foi a minha vez. Acredito que daqui para frente outras almirantes vão surgir”. 

E declarou mais, após subir  de posto:

“Nossa carreira na Marinha do Brasil é cercada de momentos difíceis, momentos bons, e a instituição abre essa oportunidade para que as oficiais alcancem, por mérito próprio, postos mais elevados durante a carreira. Me sinto recompensada e feliz por estar fazendo parte do grupo de almirantes da Marinha”.

Com a promoção, Maria Cecília passa a ocupar o cargo de diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa. 

Antes dela, somente duas outras mulheres alcançaram o posto de almirante na Marinha: a médica Dalva Maria Carvalho Mendes, em 2012, e a engenheira Luciana Mascarenhas da Costa Marroni, promovida a contra-almirante em 2018. Quer dizer, mulheres, só no século XXI!! Vergonha.


Fonte: Sociedade Militar, Política Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações: