Pular para o conteúdo
InícioAtivismoLutuli, primeiro negro a receber o Nobel da Paz

Lutuli, primeiro negro a receber o Nobel da Paz

O ativista político luta incansavelmente por uma África do Sul que pertença a todos e recebe reconhecimento internacional por retomar, nos anos 1950, campanhas não violentas para desafiar as leis discriminatórias do apartheid.

África do Sul
Albert Lutuli (Foto: Keystone/Hulton Archive/Getty Images)

John Albert Lutuli (geralmente escrito Luthuli), também conhecido pelo seu nome zulu “Myumbi”, nasce perto de Bulawayo (Rodésia do Sul) no ano de 1898 e é o primeiro negro a receber o reconhecimento internacional por sua luta contra o racismo, recebendo em 1961 o Nobel da Paz, por ter retomado, nos anos 1950, campanhas não violentas para desafiar as leis discriminatórias do apartheid.

Professor e político, em 1951, Lutuli é eleito presidente do Congresso Nacional Africano, na época uma organização que lidera a oposição ao governo de minoria branca na África do Sul, e lidera milhares de pessoas – especialmente mulheres – que boicotam os ônibus, onde a distinção racial é vigente e produtos agrícolas, cujos produtores obedecem leis racistas.

Filho de um adventista do Sétimo Dia, desde jovem é considerado liderança em grupos que visitam famílias nas comunidades. Profundamente religioso, é um pregador leigo, a favor da paz, em uma época na qual muitos de seus contemporâneos defendem atitudes mais radicais. 

Albert Lutuli Nobel
Albert Luthuli recebe o Prêmio Nobel da Paz de Gunnar Jahn em 10 de dezembro de 1961.
(Foto: Bettmann/Gerty Images)

Opressão branca

Como a maioria que luta pela igualdade entre os homens, Lutuli é preso, processado, proibido de participar de manifestações populares… Em 1959, é obrigado a se exilar de sua terra natal durante 5 anos.

Lutuli morre misteriosamente, em 21 de julho de 1967, atropelado por um trem.

Leia também a história de Nelson Mandela, que também presidiu o Congresso Nacional; recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993, e é o primeiro presidente negro da África do Sul.  

Fontes: portaldaculturanegra; Fundação Palmares

Escrito em 12 agosto de 2010

2 comentários em “Lutuli, primeiro negro a receber o Nobel da Paz”

  1. Pingback: Racismo científico

  2. Pingback: Ataque, defesa, excelência no resistir e no re-existir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações: