Uma das primeiras heroínas negras a ter destaque nos Vingadores, seguindo os passos do Pantera Negra e do Falcão.
A primeira aparição de Monica Rambeau nos quadrinhos da Marvel se dá em Amazing Spider-Man Annual #16, publicada originalmente em agosto de 1982. Na ocasião, a personagem, com apenas 11 anos de idade, é apresentada como a Capitã Marvel, dando continuidade ao legado de Mar-Vell, que morreu em decorrência de um câncer naquele mesmo ano.
Criada por Roger Stern e John Romita Jr., a heroína começa a aparecer nas HQs dos Vingadores e se torna uma integrante fixa da equipe. Aliás, uma das primeiras heroínas negras a ter destaque na equipe, seguindo os passos do Pantera Negra e do Falcão.
A biografia de Monica Rambeau conta que ela nasce em Nova Orleans, na Louisiana, filha de Maria e Frank Rambeau. Ela sonha trabalhar para a marinha – já faz parte da guarda costeira. Mas encontra dificuldades por conta de seu gênero e da cor de sua pele.
Sua mãe morre de câncer e ela é adotada Filha de Maria Rambeau, Mônica foi adotada por Carol Danvers, melhor amiga de sua mãe. As duas – Maria e Carol – eram pilotos de avião do Exército e se conheceram na escola de voo, enfrentando um ambiente militar bem masculino.
Mas, antes, Carol Danvers sofre um acidente e é dada como morta. Maria Rambeau funda e se torna diretora de uma agência do governo chamada S.W.O.R.D. – organização governamental focada em missões tripuladas, que lida com ameaças extraterrestres.
Seis anos se passam e Carol volta à Terra sem se lembrar do passado e com super poderes. As duas se unem mais uma vez e Maria tenta ajudar a amiga a recuperar a memória, até que fica doente. Cinco anos se passam…
Monica só descobre a morte da mãe quando retorna de uma batalha dos Vingadores, se torna astronauta e soldado, parceira da S.W.O.R.D. , fundada por sua mãe, e é designada para uma missão em Westfield, cidade dominada pela magia de ilusão, criada por Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate e também a “tia Carol” da sua infância.
Na missão, Mônica é a única a atravessar a barreira que rodeava a cidade dominada pela magia. No processo, suas células são reescritas e ganham o poder de converter seu corpo em energias extradimensionais.
Capitã, Fóton, Pulsar…
Ela recebe o nome de Capitã Marvel pela mídia quando começa a experimentar seus poderes. No início da carreira, ela se encontra com o Homem Aranha, que a apresenta aos Vingadores, para que receba um treino adicional. Entre eles, ela chega a líder da equipe.
Devido a ferimentos, ela é forçada a deixar a lista de membros ativos e se torna um dos membros da reserva mais confiáveis da equipe.
Na sua trajetória de heroína, Monica Rambeau era conhecida, principalmente, como como Capitã Marvel. Mas concordou em mudar para Fóton, concedendo o título de Capitão Marvel para Genis-Vell, o filho do Capitão Marvel original – não sem irritação e confronto. No final, mudou sua identidade para Pulsar.
A super-heroína de histórias em quadrinhos americanas da Marvel Comics é conhecida, também, como Espectro.
H.A.T.E.
Após várias aventuras com os Vingadores e vários codinomes, Monica Rambeau escolheu se chamar apenas Monica Rambeau e passou a integrar a equipe Nova Onda da H.A.T.E. – Highest Anti-Terrorism Effort -, subsidiaria da Corporação Beyond© , anti-terrorismo, para lutar contra armas incomuns de destruição em massa.
Monica irritou todos os seus colegas de equipe por, constantemente, trazer a tona sua experiência passada em liderar os Vingadores, onde se mantinha como membro ativo.
Ela foi recrutada pelo Pantera Negra para acabar com uma epidemia de vampiros em Nova Orleans após o furacão Katrina, como parte de um equipe composta por Luke Cage, Blade , Irmão Voodoo e o próprio Pantera Negra.
Suas habilidades de utilizar energia de luz permitiram que ela se livrasse dos vampiros facilmente. Durante a Guerra Civil, Monica foi recrutada pelo Capitão América para se tornar um membro dos Vingadores Secretos. Mais tarde, viajou até o inferno com suas amigas, Gata Negra e Flama para salvar Felina de seu ex-marido, Hellstrom.
Com sua “tia Carol”, ela participou da investigação de uma grande quantidade de barcos e aviões destruídos encontrados em Nova Orleans; navios que tinham sido puxados por robôs, criados por um vilão morto. Confrontados, os robôs se fundiram, o que exigiu os poderes de Monica e Carol combinados para os derrotar.
Não faltam histórias nos HQs e nos cinemas…
Os poderes na prática
Monica pode transformar-se em qualquer tipo de energia dentro do espectro eletromagnético. Ela é capaz de controlar raios gama, Raios-X, radiação ultravioleta, luz visível, eletricidade, radiação infravermelha, microondas e ondas de rádio.
Aparentemente, realiza essa transformação por comando da mente, movendo o corpo para a dimensão de onde tira sua energia e substituindo por uma quantidade correspondente de energia. Sua mente permanece na dimensão para que ela possa controlar a parcela de energia que toma o lugar do seu corpo. Ao assumir a forma de energia, ganha todas as suas propriedades. daquela energia.
A limitação é que ela só pode transformar-se em um comprimento de onda por vez, mas pode trocar-se de uma energia para a outra em fração de segundos.
Outra habilidade é a capacidade de voar em qualquer um dos seus comprimentos de ondas. e se mover a velocidades super-humanas, que vão desde a velocidade do som até a velocidade da luz, quando em forma de energia.
Quando encontra uma nova ou desconhecida energia, geralmente pode duplicar-se, se tiver tempo para a analisar. E consegue, ainda, absorver energia; controlar mentalmente rajadas de energia; usar suas habilidades sobre a luz para moldar sua energia e modificar sua aparência.
Ela é capaz de atravessar matéria sólida e certos campos de energia, dependendo de seus cumprimentos de onda; é invisível na maioria de suas formas e tem memória fotográfica.
Além de fortes habilidades de liderança e experiência na aplicação da lei, Monica Raimbeau é perita em combate – excelente atiradora e combatente desarmada, devido à sua formação policial -, detetive qualificada e ótima nadadora.
Amor
Monica e Irmão Voodoo tiveram um relacionamento, mas quando ele se tornou o “Mago Supremo” a relação desandou. Os dois viviam reatando, até a aparente morte dele.
Com o pai, seu modelo de herói, Mônica começou um negócio de pesca.
…
Fontes: Legião dos Heróis, Disney, Disney – S.A.B.E.R, Marvel, Disney – Maria Rambeau
Escrito em 25 de setembro de 2024