N.T. (o uso das iniciais é para preservar sua identidade), de 27 anos, é o primeiro negro a entrar na unidade da guarda de honra do presidente da Itália, o Reggimento Corazzieri – corpo de elite das Forças Armadas, equivalente aos Dragões da Independência do Brasil.
O que este artigo responde:
Quem é N.T. e qual é sua importância histórica na Itália? Como N.T. chegou à Itália e qual foi sua trajetória até entrar no Reggimento Corazzieri?Quais são os requisitos para entrar no Reggimento Corazzieri e como N.T. os superou? Qual foi o papel de N.T. na Guarda de Honra e quais eventos marcaram sua carreira? Qual é o significado da conquista de N.T. para a diversidade e inclusão nas Forças Armadas italianas?
O jovem soldado nasceu em Salvador, Bahia, mas ainda bebê, em 1990, foi adotado por um casal da Sicília. Na época, os parentes entregaram a guarda não só de N.T., mas também de sua irmã. Os dois irmãos foram adotados e levados para a Itália, onde cresceram como cidadãos italianos.
Na nova pátria, N.T. desenvolveu duas paixões: os esportes e a polícia. Na adolescência, foi jogador de vôlei profissional. Um pouco mais crescido, prestou concurso e se juntou às Forças Armadas nacionais, no corpo dos Carabinieri. Seu sonho, entretanto, sempre foi integrar o Reggimento Corazzieri, a mítica tropa de elite que desde meados de 1500 protege reis e presidentes, e é conhecida por seus rígidos requisitos para admissão.
Desafio dos desafios
O Reggimento Corazzieri é o mais antigo da Itália e, de saída, só admite membros com no mínimo 1,95 metro de altura – até aí, tudo bem. N.T. mede 1.96m. A cor da pele era o obstáculo não explicitado. Antes de N.T. não houve qualquer negro registrado na unidade de elite.
Mas nosso soldado negro superou todas as barreiras, desde a constituição física harmoniosa ao duro curso de preparação e especialização, como um dos melhores da sua turma. De acordo com os policiais examinadores, N.T. conquistou o uniforme de Corazzieri “com todos os méritos”.
Das habilidades e exigências para a conquista da vaga registrem-se, ainda, a moralidade pessoal e familiar inquestionável, resistência física, montar cavalos e conduzir motos com perfeição, disciplina (que inclui quietude austera), prontidão para lidar com situações delicadas, caracterizadas pela grande presença do público, e a necessidade de assegurar uma proteção justa e eficaz ao chefe do Estado.
Antes de ser aprovado – após muitos estágios ao longo de, pelo menos, seis meses, que incluem superar uma série de provas físicas e psicológicas -, o candidato é submetido a um exame final.
N.T. começou, oficialmente, sua carreira em 5 de junho de 2017, como guarda de honra do presidente na festa da Polícia, em Roma. Em 7 de junho, guardou a primeira visita oficial à residência do presidente, o Palácio do Quirinal, do Papa Francisco.
A conquista de N.T. foi registrada no jornal “Reppublica”, de Roma.
Fonte: G1, Wikipedia, O Globo, NotíciasBrasil
Escrito em Julho de 2017