Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroSimone Manuel, nadadora pioneira

Simone Manuel, nadadora pioneira

Você já conhece a Simone Manuel? Em 2016, no Rio de Janeiro, ela não só ganhou uma medalha de ouro olímpica, mas também entrou para a história como a primeira nadadora negra a conquistar tal feito em uma prova individual. Com um tempo recorde de 52s70 nos 100m livre, Simone não apenas mostrou ao mundo sua incrível habilidade na piscina, mas também se tornou um símbolo de esperança e mudança em um esporte onde atletas negros são sub-representados. Vamos mergulhar na jornada dessa nadadora pioneira e descobrir como ela está inspirando a próxima geração.

Simone Manuel fez história na piscina do Estádio Aquático Olímpico do Rio de Janeiro, na quinta-feira, 11 de agosto de 2016. Ao vencer a final dos 100m livre, a afro-americana tornou-se a primeira nadadora negra a conquistar uma medalha de ouro olímpica em prova individual.

Simone Manuel nas Olimpíadas (Imagem: Swim Channel)
Simone Manuel nas Olimpíadas (Imagem: Swim Channel)

Ao conquistar o ouro nos 100m livre, a nadadora de 20 anos Simone Manuel, também quebrou o recorde olímpico da prova: 52s70.

Sorridente com o seu ouro e a segunda medalha olímpica no Rio – ela foi prata no revezamento 4x100m livre -, Simone espera que a sua conquista inspire outras meninas negras no esporte:

“Essa medalha de ouro não é só minha, mas de todos os afrodescendentes que vieram antes de mim e me inspiraram. Espero ser inspiração para outros. Essa medalha é para as pessoas que virão depois de mim. Que entrem nessa guerra e tenham entusiasmo”.

Para Simone, a sua vitória é importante também por conta do recrudescimento dos problemas raciais, com casos de assassinatos de negros por policiais, nos Estados Unidos:

“Acho que significa muita coisa uma medalha assim acontecer no mundo de hoje, com tantos problemas de brutalidade policial. Essa vitória traz esperança de mudanças. Eu só fui lá e nadei o mais rápido que pude, mas minha cor vem com todo meu repertório para isso.”

Simone Manuel se classificou para a decisão com o terceiro melhor tempo: “Não houve um momento em que percebi que ia ganhar. Não lembro muita coisa dos últimos 15 metros. Coloquei a cabeça mais para baixo do que deveria, e quando olhei para cima vi uns pontos de luz e o meu nome no topo”.

Simone Manuel posa em ensaio (Imagem: TYR X SIMONE)
Simone Manuel posa em ensaio (Imagem: TYR X SIMONE)

Simone Ashley Manuel nasceu em 2 de agosto de 1996, em Houston, Texas. É a terceira filha de Mark e Sharron. Começou a nadar aos cinco anos de idade e, aos 11 anos, já fazia parte de uma equipe de natação. Em 2014, com 18 anos, foi para a Universidade de Stanford onde estuda Comunicação e integra o time de natação feminina. 

Simone Manuel: Quebrando Recordes e Barreiras Raciais na Natação

Simone Manuel fez história nas Olimpíadas do Rio em 2016 ao se tornar a primeira nadadora negra a ganhar uma medalha de ouro olímpica em uma prova individual, os 100m livre, estabelecendo um novo recorde olímpico de 52s70. Nascida em 2 de agosto de 1996, em Houston, Texas, Simone começou a nadar aos cinco anos e rapidamente se destacou no esporte. Sua vitória olímpica foi um marco não apenas por seu desempenho excepcional, mas também por seu impacto fora da piscina, desafiando estereótipos raciais e inspirando jovens atletas negros a perseguirem seus sonhos no esporte. Além de seu sucesso olímpico, Simone é conhecida por sua carreira acadêmica e atlética na Universidade de Stanford, onde estuda Comunicação e integra o time de natação feminina.

Quem é Simone Manuel? Simone Manuel é uma nadadora afro-americana que se tornou a primeira negra a ganhar uma medalha de ouro olímpica em uma prova individual de natação, nos 100m livre, durante as Olimpíadas do Rio em 2016.

Qual recorde Simone Manuel quebrou nas Olimpíadas do Rio? Simone Manuel quebrou o recorde olímpico dos 100m livre com um tempo de 52s70.

Qual é a importância da vitória de Simone Manuel? A vitória de Simone Manuel é significativa por ser a primeira vez que uma nadadora negra conquistou uma medalha de ouro olímpica em prova individual, representando um avanço na luta contra o racismo no esporte e inspirando futuras gerações.

Como Simone Manuel começou sua carreira na natação? Simone Manuel começou a nadar aos cinco anos de idade e, aos 11 anos, já fazia parte de uma equipe de natação. Ela se destacou rapidamente e continuou sua carreira na Universidade de Stanford.

O que Simone Manuel espera alcançar com sua vitória? Simone Manuel espera que sua conquista inspire outras meninas negras no esporte, mostrando que é possível superar barreiras raciais e alcançar o sucesso em níveis competitivos altos, como as Olimpíadas.

1 comentário em “Simone Manuel, nadadora pioneira”

  1. Pingback: Olimpíadas, questão de gênero e raça • Primeiros Negros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *