Pular para o conteúdo
InícioTempestade, icônica heroína negra

Tempestade, icônica heroína negra

Poderes e personalidade marcantes, africanidade desde o nome: Tempestade é a personagem que representa a mulher negra no universo majoritariamente branco e masculino das histórias em quadrinhos.

Tempestade (Ilustração: Jusco)
Tempestade (Ilustração: Jusco)

A primeira super-heroína negra da Marvel é Ororo Munroe, conhecida nos quadrinhos e nas telas de cinema como Tempestade. Considerada uma mutante ômega – nível superior e insuperável, foi concebida pelo roteirista Len Wein e por Dave Cockrum, com pele negra,  cabelos brancos e olhos azuis. 

A representatividade desta personagem é tão grande quanto a sua força. Munroe tem o super-poder de controlar os ventos, as tempestades, os raios e utiliza estes elementos a seu favor nos momentos de combate. 

Herança ancestral 

A ‘Deusa das Tempestades’ e ‘Rainha de Wakanda’ – como também é chamada – teve sua primeira aparição nos quadrinhos em 1975, em Giant-Size X-Men #1, mas só no ano seguinte,   em Fabulosa X-Men #102, o público leitor de histórias em quadrinhos conheceu a sua história.

N’Dare, princesa de uma tribo africana, casou-se com o fotojornalista americano David Munroe. Juntos, os Munroe deram a luz à Ororo, que nasceu em Nova York, mas mudou-se com os pais aos seis meses de vida para o Cairo, capital do Egito. 

Aos cinco anos de idade, ela viu a cidade em que morava com  a família ser atingida por um ataque terrorista. Presos nos escombros, os pais não sobreviveram. Quanto à menina,  após o  trauma, desenvolveu claustrofobia – o medo de estar em lugares abertos ou fechados com muita gente. 

Poder consciente

Órfã, com a cena da morte dos pais em sua mente, Ororo inicia  uma jornada solitária, vivendo nas ruas do Cairo, até ser acolhida por ladrões liderados por Achmed El Gibár, o homem que ensinar-lhe golpes de lutas e macetes para praticar furtos.

No mundo do crime organizado, percebe todo o seu potencial para lidar com a magia e conhece o Charles Xavier, o Professor X, um mutante como ela. 

Com o passar dos anos, deixa o Cairo em busca de uma nova vida e vai para o Quênia, no sul da África. 

No caminho, ao atravessar o Deserto do Saara vive uma experiência  de quase morte e, inconscientemente, descobre o seu poder e a capacidade de controlar os fenômenos climáticos.

Tempestade (Ilustração: Keown)
Tempestade (Ilustração: Keown)

E também descobre o amor…

Conhece e se apaixona pelo príncipe de Wakanda, T’Challa. O romance não dura muito. Os dois possuem jornadas distintas. Ela busca sua origem ancestral, seus antecedentes, os que vieram antes, seu lar original e, nos pés do Monte Kilimanjaro –  o ponto mais alto da África, fronteira de Quênia com Tanzânia, com 5.895m de altura -,  ela aprende a controlar seus poderes

Não demora, recebe a visita do Professor X, dos tempos da criminalidade, que a convida para participar de sua escola de mutantes. 

Codinome: Tempestade

Após ingressar na escola de Professor X, surge um novo convite e, desta vez, mais ousado: ingressar no X-Men, um grupo de heróis mutantes que luta pela paz e igualdade de direitos entre sua espécie e os humanos. 

Convencida de que os seus poderes seriam utilizados em prol da humanidade, aceita a proposta!  E adota o codinome Tempestade

Mais e mais aprende a manobrar seus dons. Se torna capaz de manipular espaços interestelares e intergaláticos, imune a temperaturas extremas de frio ou calor e com poder para  produzir fenômenos atmosféricos devastadores. 

Em vários momentos, assume a liderança do grupo e, em alguns anos, torna-se diretora da Escola Xavier para Jovens Superdotados. 

Com o amadurecimento da personagem, Tempestade reencontra e casa-se com T’Challa, o Pantera Negra. O Rei e Rainha de Wakanda passam a atuar em conjunto, afastando Ororo dos X-Men. 

Leia mais sobre o casamento de Tempestade e T’Challa em Super-Heróis Negros 

Sua postura, personalidade forte e habilidades são características muito semelhantes com as de Oyá – ou Iansã -, orixá rainha dos raios, tempestades e trovões. O que pode não ser uma coincidência, já que a personagem foi criada em um momento em que movimentos de lutas raciais cresciam nos Estados Unidos, inclusive com  a ascensão do Partido dos Panteras Negras, na década de 1970.

Nas telinhas 

Por ser uma personagem emblemática e extremamente forte, Tempestade brilha também em outros cenários que permeiam o universo dos X-Men, como os jogos X-Men Evolution, X-Men Legends II e Wolverine e os X-Men.

Tempestade interpretada por Halle Berry. (Imagem: Reprodução)
Tempestade interpretada por Halle Berry. (Imagem: Reprodução)

Já nos cinemas, foi eternizada pela atriz Halle Berry em quatro filmes: X-Men – O Filme,  X-Men 2,  X-Men 3 – O Confronto Final, e X-Men 4 – Dias de Um Futuro Esquecido. Em X-Men: Apocalipse e X-Men: Fênix Negra, a atriz escolhida foi Alexandra Shipp

Fontes: Beleza Black Power, Mundo Negro, Canal ‘Herói de hoje’, Amino Apps, Legião dos Heróis, Blog Savio Roz, Canal Tech, Aficionados, X-Men Comics Fandom, Universo X-Men, Una Blog e Wikipedia

Escrito em 25 de setembro de 2021

1 comentário em “Tempestade, icônica heroína negra”

  1. Pingback: Super-heróis negros • Primeiros Negros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *