Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroHalle Berry, uma tempestade na história do Oscar

Halle Berry, uma tempestade na história do Oscar

Olá! Você sabia que Halle Berry fez história no Oscar? Se não, você está prestes a descobrir como essa talentosa atriz quebrou barreiras na indústria do cinema. Nesta página, vamos explorar mais sobre sua carreira, realizações e o impacto de sua vitória histórica.

Vale a brincadeira: a Tempestade em X-Man provoca raios e tempestades como a primeira negra a ganhar o Oscar de Cinema de Melhor Atriz em quase um século de história da premiação!!!

Halle Berry topo
Halle Berry na San Diego Comic Con International, 2017. Foto: Gage Skidmore

2002. Halle Maria Berry, estadunidense de Cleveland, é a primeira e, até então, única mulher negra a ganhar o Oscar de melhor atriz da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos – prêmio criado em 1929 -, por dar vida à personagem Leticia Musgrove no filme A Última Ceia.

No mesmo 2002, Halle Berry conquista outro pioneirismo, o de interpretar ser a bond girl Jinx, a primeira negra, no filme 007 Um Novo Dia Para Morrer – o 20º filme protagonizado pelo agente britânico James Bond.

No ano seguinte, faz uma ponta no vídeo musical da canção Behind Blue Eyes – parte da trilha sonora do filme Na Companhia do Medo,  thriller de suspense no qual atua também como Miranda Grey, uma psicóloga que trabalha em um hospital psiquiátrico, e um dia se vê presa como um de seus pacientes.

A atriz nasce em 14 de agosto de 1966 e , antes de ser pioneira na premiação de melhor atriz do Oscar, já havia conquistado outros prêmios ligados à televisão e ao cinema.

Por conta de sua atuação no telefilme biográfico Introducing Dorothy Dandridge – O Brilho  de uma Estrela, de 1998, interpretando a própria Dorothy, a atriz conquistou os prêmios Emmy do Primetime de melhor atriz , da Academia de Artes & Ciências Televisivas, e o Globo de Ouro , entregues anualmente aos melhores do cinema e da televisão nos Estados Unidos e no Mundo.

Halle Berry Oscar
Halle Berry posando com o prêmio de melhor atriz no Oscar em 2002. Foto: SGranitz/WireImage.

Desde 2007, sua estrela está na Calçada da Fama, no número 6801, da Hollywood Boulevard, em Los Angeles.

Na tela grande

Sua primeira experiência como atriz vem com o seriado Living Dolls, de 1989, onde atua em 12 episódios, seguidas de participações menores em outras séries. Mas logo no primeiro longa metragem, do qual participa, faz jus à fama de “vivenciar” seus personagens – ela ficou cerca de duas semanas sem tomar banho para personificar uma viciada em crack em A Febre da Selva, de 1991, de Spike Lee.

Living Dolls
Cartaz de divulgação do seriado Living Dolls, 1989. Foto: IMDB.

Histórias de bastidores contam, ainda de um braço quebrado durante as filmagens de Na Companhia do Medo, de 2003, e ferimento na cabeça durante o filme Mulher Gato, de 2004, para o qual chegou a adotar um gato para conhecer melhor os felinos. 

Mas seu primeiro papel de destaque no cinema é no filme O Príncipe das Mulheres, ao lado de Eddie Murphy. Só depois vieram Tempestade, na trilogia X-Men, entre 2000 e 2006, e a bond girl Jinx  em 007 – Um Novo Dia Para Morrer.  

Halle Berry foi uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood durante os anos 2000 e esteve envolvida na produção de vários dos filmes em que atuou. Em 2004, chegou a ser a atriz negra mais bem paga de Hollywood, mas seu primeiro US$ 1 milhão veio somente após a recusa (e depois o acordo) para trabalhar em Momento Crítico, de 1996.

Outros de seus filmes são: The Flintstones, A Senha: Swordfish, Um Novo Dia para Morrer, Robôs,  A Estranha Perfeita, A Viagem, Chamada de Emergência, Kingsman: O Círculo Dourado, John Wick 3: Parabellum… 

Bela e sexy

Antes de iniciar sua carreira, Halle disputou vários concursos de beleza, vencendo o Miss Teen All-American 1985, aos 17 anos, e o Miss Ohio USA em 1986. Durante a competição, perguntaram seus planos para o futuro e ela disse que pretendia ser artista ou seguir carreira na mídia – formou-se jornalista, mas nunca atuou..

Miss Ohio
Halle no Miss Ohio USA, 1986. Foto: WENN.

No mesmo ano de 1986, se tornou a primeira afro americana a disputar por seu país o título de Miss Mundo – ficou em sexto lugar.

Sua beleza e atributos físicos já renderam diversos destaques. Na revista People, por exemplo, Halle figurou na lista das “50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo”, pelo menos, oito vezes, e na revista Esquire, em 2008, conquistou o título de A Mulher Mais Sexy Viva..

Em família

Filha de Judith Hawkins, mãe britânica e branca, e Jerome Jesse Berry, pai americano e negro, viu seus pais se divorciarem quando tinha quatro anos. Foi criada pela mãe, sem nenhum contato com o pai, mas com clareza sobre identidade racial.

Halle Berry Grávida
Foto: Gareth Cattermole | Getty Images

Sua mãe dizia que, mesmo ela sendo “metade branca”, no dia a dia ninguém saberia disso e ela iria sofrer os preconceitos da sociedade como qualquer outro negro. E, durante entrevista de 2011, a atriz disse acreditar que qualquer pessoa com uma gota de sangue africano é negra.

Halle casou-se com o jogador de beisebol David Justice, com o cantor e compositor Eric Benét e com o ator Olivier Martinez, com quem tem um filho. Todos os casamentos resultaram em divórcio.

Em 2008, decidiu ter uma filha sozinha quando se sensibilizou com o papel de mãe vivido no drama Coisas que Perdemos pelo Caminho, de 2007.  

Curiosidades pioneiras

Halle Berry é a primeira atriz a encarnar dois personagens de quadrinhos e de editoras concorrentes, a Mulher Gato (DC Comics) e Tempestade, a mutante da editora Marvel.

Halle Tempestade
Halle como Tempestade na franquia X-Men. Foto: Divulgação/FOX.

Entre suas atrizes favoritas, Dorothy Dandridge, a primeira atriz afro-americana indicada ao Oscar de Melhor Atriz, que a atriz interpretou. A diferença entre as duas pioneiras é que a primeira foi indicada e a segunda conquistou o prêmio.

Até 2012, Halle Barry fazia parte de um seleto grupo de cinco mulheres negras ganhadoras do Oscar – antes dela, todas reconhecidas como melhores atrizes coadjuvantes: Hattie McDaniel, por sua interpretação no filme …E o Vento Levou , de 1939, Whoopi Goldberg, por Ghost – Do Outro lado da Vida, de 1991; Jennifer Hudson, por Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho, de 2006, e Mo’Nique pelo papel em Preciosa – Uma História de Esperança, (2009).

Hattie Mc Daniel, além de ser a primeira negra a ganhar um Oscar, o de melhor atriz coadjuvante, em 1940, é também a primeira mulher negra a cantar no rádio nos Estados Unidos e a primeira mulher negra a comparecer à cerimônia do Oscar como convidada.

Conheça também a história de Viola Davis, atriz negra pioneira em premiações!

Fontes:

Verbete do Wikipédia sobre Halle Barry

Biografia Hally Barry – Adoro Cinema

Halle Berry: A Vitória Histórica no Oscar

Nesta página, você encontrará informações sobre como Halle Berry fez história no Oscar. Vamos explorar sua carreira como atriz, destacar suas realizações e examinar o impacto significativo de sua vitória como a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de Melhor Atriz.

Por que a vitória de Halle Berry no Oscar foi histórica? Sua vitória foi histórica porque ela se tornou a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de Melhor Atriz.

Qual filme lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Oscar? Halle Berry ganhou o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em “Monster’s Ball” (2001).

Quando Halle Berry ganhou o Oscar de Melhor Atriz? Ela ganhou o prêmio em 2002, na 74ª cerimônia do Oscar.

Qual foi o impacto da vitória de Halle Berry no Oscar? Sua vitória destacou a falta de representatividade na indústria cinematográfica e inspirou outras atrizes negras a perseguirem seus sonhos na atuação.

Quais foram algumas das realizações de Halle Berry em sua carreira como atriz? Além de seu Oscar, ela é conhecida por papéis memoráveis em filmes como “Mulher-Gato”, “X-Men” e “A Última Ceia”.

3 comentários em “Halle Berry, uma tempestade na história do Oscar”

  1. Pingback: Tempestade, única heroína negra • Primeiros Negros

  2. Pingback: Viola Davis, sem limites

  3. Pingback: Super-heróis negros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *