Pular para o conteúdo
InícioHalle Berry, uma tempestade na história do Oscar

Halle Berry, uma tempestade na história do Oscar

Vale a brincadeira: a Tempestade em X-Man provoca raios e tempestades como a primeira negra a ganhar o Oscar de Cinema de Melhor Atriz em quase um século de história da premiação!!!

Halle Berry topo
Halle Berry na San Diego Comic Con International, 2017. Foto: Gage Skidmore

2002. Halle Maria Berry, estadunidense de Cleveland, é a primeira e, até então, única mulher negra a ganhar o Oscar de melhor atriz da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos – prêmio criado em 1929 -, por dar vida à personagem Leticia Musgrove no filme A Última Ceia.

No mesmo 2002, Halle Berry conquista outro pioneirismo, o de interpretar ser a bond girl Jinx, a primeira negra, no filme 007 Um Novo Dia Para Morrer – o 20º filme protagonizado pelo agente britânico James Bond.

No ano seguinte, faz uma ponta no vídeo musical da canção Behind Blue Eyes – parte da trilha sonora do filme Na Companhia do Medo,  thriller de suspense no qual atua também como Miranda Grey, uma psicóloga que trabalha em um hospital psiquiátrico, e um dia se vê presa como um de seus pacientes.

A atriz nasce em 14 de agosto de 1966 e , antes de ser pioneira na premiação de melhor atriz do Oscar, já havia conquistado outros prêmios ligados à televisão e ao cinema.

Por conta de sua atuação no telefilme biográfico Introducing Dorothy Dandridge – O Brilho  de uma Estrela, de 1998, interpretando a própria Dorothy, a atriz conquistou os prêmios Emmy do Primetime de melhor atriz , da Academia de Artes & Ciências Televisivas, e o Globo de Ouro , entregues anualmente aos melhores do cinema e da televisão nos Estados Unidos e no Mundo.

Halle Berry Oscar
Halle Berry posando com o prêmio de melhor atriz no Oscar em 2002. Foto: SGranitz/WireImage.

Desde 2007, sua estrela está na Calçada da Fama, no número 6801, da Hollywood Boulevard, em Los Angeles.

Na tela grande

Sua primeira experiência como atriz vem com o seriado Living Dolls, de 1989, onde atua em 12 episódios, seguidas de participações menores em outras séries. Mas logo no primeiro longa metragem, do qual participa, faz jus à fama de “vivenciar” seus personagens – ela ficou cerca de duas semanas sem tomar banho para personificar uma viciada em crack em A Febre da Selva, de 1991, de Spike Lee.

Living Dolls
Cartaz de divulgação do seriado Living Dolls, 1989. Foto: IMDB.

Histórias de bastidores contam, ainda de um braço quebrado durante as filmagens de Na Companhia do Medo, de 2003, e ferimento na cabeça durante o filme Mulher Gato, de 2004, para o qual chegou a adotar um gato para conhecer melhor os felinos. 

Mas seu primeiro papel de destaque no cinema é no filme O Príncipe das Mulheres, ao lado de Eddie Murphy. Só depois vieram Tempestade, na trilogia X-Men, entre 2000 e 2006, e a bond girl Jinx  em 007 – Um Novo Dia Para Morrer.  

Conheça a história de Tempestade, a única heroína negra que se tem notícia, interpretada pela atriz Halle Berry.

Halle Berry foi uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood durante os anos 2000 e esteve envolvida na produção de vários dos filmes em que atuou. Em 2004, chegou a ser a atriz negra mais bem paga de Hollywood, mas seu primeiro US$ 1 milhão veio somente após a recusa (e depois o acordo) para trabalhar em Momento Crítico, de 1996.

Outros de seus filmes são: The Flintstones, A Senha: Swordfish, Um Novo Dia para Morrer, Robôs,  A Estranha Perfeita, A Viagem, Chamada de Emergência, Kingsman: O Círculo Dourado, John Wick 3: Parabellum… 

Bela e sexy

Antes de iniciar sua carreira, Halle disputou vários concursos de beleza, vencendo o Miss Teen All-American 1985, aos 17 anos, e o Miss Ohio USA em 1986. Durante a competição, perguntaram seus planos para o futuro e ela disse que pretendia ser artista ou seguir carreira na mídia – formou-se jornalista, mas nunca atuou..

Miss Ohio
Halle no Miss Ohio USA, 1986. Foto: WENN.

No mesmo ano de 1986, se tornou a primeira afro americana a disputar por seu país o título de Miss Mundo – ficou em sexto lugar.

Sua beleza e atributos físicos já renderam diversos destaques. Na revista People, por exemplo, Halle figurou na lista das “50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo”, pelo menos, oito vezes, e na revista Esquire, em 2008, conquistou o título de A Mulher Mais Sexy Viva..

Em família

Filha de Judith Hawkins, mãe britânica e branca, e Jerome Jesse Berry, pai americano e negro, viu seus pais se divorciarem quando tinha quatro anos. Foi criada pela mãe, sem nenhum contato com o pai, mas com clareza sobre identidade racial.

Halle Berry Grávida
Foto: Gareth Cattermole | Getty Images

Sua mãe dizia que, mesmo ela sendo “metade branca”, no dia a dia ninguém saberia disso e ela iria sofrer os preconceitos da sociedade como qualquer outro negro. E, durante entrevista de 2011, a atriz disse acreditar que qualquer pessoa com uma gota de sangue africano é negra.

Halle casou-se com o jogador de beisebol David Justice, com o cantor e compositor Eric Benét e com o ator Olivier Martinez, com quem tem um filho. Todos os casamentos resultaram em divórcio.

Em 2008, decidiu ter uma filha sozinha quando se sensibilizou com o papel de mãe vivido no drama Coisas que Perdemos pelo Caminho, de 2007.  

Curiosidades pioneiras

Halle Berry é a primeira atriz a encarnar dois personagens de quadrinhos e de editoras concorrentes, a Mulher Gato (DC Comics) e Tempestade, a mutante da editora Marvel.

Halle Tempestade
Halle como Tempestade na franquia X-Men. Foto: Divulgação/FOX.

Entre suas atrizes favoritas, Dorothy Dandridge, a primeira atriz afro-americana indicada ao Oscar de Melhor Atriz, que a atriz interpretou. A diferença entre as duas pioneiras é que a primeira foi indicada e a segunda conquistou o prêmio.

Até 2012, Halle Barry fazia parte de um seleto grupo de cinco mulheres negras ganhadoras do Oscar – antes dela, todas reconhecidas como melhores atrizes coadjuvantes: Hattie McDaniel, por sua interpretação no filme …E o Vento Levou , de 1939, Whoopi Goldberg, por Ghost – Do Outro lado da Vida, de 1991; Jennifer Hudson, por Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho, de 2006, e Mo’Nique pelo papel em Preciosa – Uma História de Esperança, (2009).

Hattie Mc Daniel, além de ser a primeira negra a ganhar um Oscar, o de melhor atriz coadjuvante, em 1940, é também a primeira mulher negra a cantar no rádio nos Estados Unidos e a primeira mulher negra a comparecer à cerimônia do Oscar como convidada.

Conheça também a história de Viola Davis, atriz negra pioneira em premiações!

Fontes: Wikipédia, Biografia Hally Barry

Escrito em 9 de março de 2011

3 comentários em “Halle Berry, uma tempestade na história do Oscar”

  1. Pingback: Tempestade, única heroína negra • Primeiros Negros

  2. Pingback: Viola Davis, sem limites

  3. Pingback: Super-heróis negros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *