Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroTempestade, única heroína negra

Tempestade, única heroína negra

Olá! Está pronto para mergulhar no universo de uma das heroínas mais icônicas? Nesta página, vamos explorar a incrível história de Tempestade Única, uma personagem negra poderosa que deixou sua marca na cultura pop e na representatividade.

Poderes e personalidade marcantes, africanidade desde o nome: Tempestade é a personagem que representa a mulher negra no universo majoritariamente branco e masculino das histórias em quadrinhos.

Tempestade (Ilustração: Jusco)
Tempestade (Ilustração: Jusco)

A primeira super-heroína negra da Marvel é Ororo Munroe, conhecida nos quadrinhos e nas telas de cinema como Tempestade. Considerada uma mutante ômega – nível superior e insuperável, foi concebida pelo roteirista Len Wein e por Dave Cockrum, com pele negra,  cabelos brancos e olhos azuis. 

A representatividade desta personagem é tão grande quanto a sua força. Munroe tem o super-poder de controlar os ventos, as tempestades, os raios e utiliza estes elementos a seu favor nos momentos de combate. 

Herança ancestral 

A ‘Deusa das Tempestades’ e ‘Rainha de Wakanda’ – como também é chamada – teve sua primeira aparição nos quadrinhos em 1975, em Giant-Size X-Men #1, mas só no ano seguinte,   em Fabulosa X-Men #102, o público leitor de histórias em quadrinhos conheceu a sua história.

N’Dare, princesa de uma tribo africana, casou-se com o fotojornalista americano David Munroe. Juntos, os Munroe deram a luz à Ororo, que nasceu em Nova York, mas mudou-se com os pais aos seis meses de vida para o Cairo, capital do Egito. 

Aos cinco anos de idade, ela viu a cidade em que morava com  a família ser atingida por um ataque terrorista. Presos nos escombros, os pais não sobreviveram. Quanto à menina,  após o  trauma, desenvolveu claustrofobia – o medo de estar em lugares abertos ou fechados com muita gente. 

Poder consciente

Órfã, com a cena da morte dos pais em sua mente, Ororo inicia  uma jornada solitária, vivendo nas ruas do Cairo, até ser acolhida por ladrões liderados por Achmed El Gibár, o homem que ensinar-lhe golpes de lutas e macetes para praticar furtos.

No mundo do crime organizado, percebe todo o seu potencial para lidar com a magia e conhece o Charles Xavier, o Professor X, um mutante como ela. 

Com o passar dos anos, deixa o Cairo em busca de uma nova vida e vai para o Quênia, no sul da África. 

No caminho, ao atravessar o Deserto do Saara vive uma experiência  de quase morte e, inconscientemente, descobre o seu poder e a capacidade de controlar os fenômenos climáticos.

Tempestade (Ilustração: Keown)
Tempestade (Ilustração: Keown)

E também descobre o amor…

Conhece e se apaixona pelo príncipe de Wakanda, T’Challa. O romance não dura muito. Os dois possuem jornadas distintas. Ela busca sua origem ancestral, seus antecedentes, os que vieram antes, seu lar original e, nos pés do Monte Kilimanjaro –  o ponto mais alto da África, fronteira de Quênia com Tanzânia, com 5.895m de altura -,  ela aprende a controlar seus poderes

Não demora, recebe a visita do Professor X, dos tempos da criminalidade, que a convida para participar de sua escola de mutantes. 

Codinome: Tempestade

Após ingressar na escola de Professor X, surge um novo convite e, desta vez, mais ousado: ingressar no X-Men, um grupo de heróis mutantes que luta pela paz e igualdade de direitos entre sua espécie e os humanos. 

Convencida de que os seus poderes seriam utilizados em prol da humanidade, aceita a proposta!  E adota o codinome Tempestade

Mais e mais aprende a manobrar seus dons. Se torna capaz de manipular espaços interestelares e intergaláticos, imune a temperaturas extremas de frio ou calor e com poder para  produzir fenômenos atmosféricos devastadores. 

Em vários momentos, assume a liderança do grupo e, em alguns anos, torna-se diretora da Escola Xavier para Jovens Superdotados. 

Com o amadurecimento da personagem, Tempestade reencontra e casa-se com T’Challa, o Pantera Negra. O Rei e Rainha de Wakanda passam a atuar em conjunto, afastando Ororo dos X-Men. 

Leia mais sobre o casamento de Tempestade e T’Challa em Super-Heróis Negros 

Sua postura, personalidade forte e habilidades são características muito semelhantes com as de Oyá – ou Iansã -, orixá rainha dos raios, tempestades e trovões. O que pode não ser uma coincidência, já que a personagem foi criada em um momento em que movimentos de lutas raciais cresciam nos Estados Unidos, inclusive com  a ascensão do Partido dos Panteras Negras, na década de 1970.

Nas telinhas 

Por ser uma personagem emblemática e extremamente forte, Tempestade brilha também em outros cenários que permeiam o universo dos X-Men, como os jogos X-Men Evolution, X-Men Legends II e Wolverine e os X-Men.

Tempestade interpretada por Halle Berry. (Imagem: Reprodução)
Tempestade interpretada por Halle Berry. (Imagem: Reprodução)

Já nos cinemas, foi eternizada pela atriz Halle Berry em quatro filmes: X-Men – O Filme,  X-Men 2,  X-Men 3 – O Confronto Final, e X-Men 4 – Dias de Um Futuro Esquecido. Em X-Men: Apocalipse e X-Men: Fênix Negra, a atriz escolhida foi Alexandra Shipp

Fontes: Beleza Black Power, Mundo Negro, Canal ‘Herói de hoje’, Amino Apps, Legião dos Heróis, Blog Savio Roz, Canal Tech, Aficionados, X-Men Comics Fandom, Universo X-Men, Una Blog e Wikipedia

Explorando o Universo de Tempestade Única: Uma Heroína Negra Iconica

Nesta página, você encontrará informações sobre Tempestade Única, uma heroína negra icônica dos quadrinhos. Vamos explorar sua história fascinante, seus poderes extraordinários e o impacto significativo que ela teve na cultura pop e na representatividade dos super-heróis.

Quem é Tempestade Única? Tempestade Única é uma personagem de quadrinhos, uma heroína mutante conhecida por seus poderes relacionados ao clima.

Qual é a história de Tempestade Única? Tempestade Única, também conhecida como Ororo Munroe, foi introduzida pela primeira vez pela Marvel Comics em 1975.

Quais são os poderes de Tempestade Única? Tempestade Única possui o controle sobre o clima, incluindo a capacidade de criar tempestades, controlar ventos e manipular raios.

Por que Tempestade Única é considerada uma heroína icônica? Ela é considerada icônica devido à sua personalidade forte, seus poderes únicos e seu papel como uma das primeiras heroínas negras de destaque nos quadrinhos.

Qual é o impacto de Tempestade Única na representatividade? Tempestade Única é um símbolo poderoso de representatividade para as comunidades negras e para as mulheres nos quadrinhos, contribuindo para uma maior diversidade e inclusão no mundo dos super-heróis.

1 comentário em “Tempestade, única heroína negra”

  1. Pingback: Super-heróis negros • Primeiros Negros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *