Pular para o conteúdo
InícioCarol Moseley Braun, a pioneira do Senado americano

Carol Moseley Braun, a pioneira do Senado americano

Eleita a primeira senadora negra dos Estados Unidos em 1991, sua história simboliza uma mudança radical no cenário político do seu país.

O que este artigo responde:

Carol Moseley Braun se formou em ciências políticas e posteriormente diplomou-se como advogada. Foto: via Encyclopedia Britannica

No dia 5 de novembro de 1992 o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem com o título: “Senado ganha mais 4 mulheres”, com destaque para o ingresso da primeira mulher negra no senado dos EUA. Seu nome? Carol Elizabeth Moseley Braun.

Filha do policial de classe média Joseph Moseley e da técnica de medicina Edna Davie Moseley, Carol nasce em 16 de agosto de 1947, em Chicago e se forma em ciências políticas pela Universidade de Illinois em 1969.

Já em 1972 diploma-se como advogada, através do título juris doctor, também recebido pela Universidade de Illinois, e atua como promotora entre os anos de 1973 a 1977.

A trajetória

Ela coloca os dois pés na política trabalhando em diversas campanhas eleitorais até que em 1978 é eleita para a Câmara dos Representantes de Illinois.

Em 1991, Carol Moseley foi eleita a primeira senadora negra dos EUA.
Foto:via Watch the Yard

Em 1986, após uma candidatura frustrada como vice-governadora , Carol Moseley se elege como Registradora de Atos no Condado de Cook, sendo a primeira mulher afro-americana a ocupar um cargo no executivo do Condado.

Mas é em 1991 que Carol Moseley realiza seu grande feito, ao eleger-se a primeira senadora afro-americana da história dos Estados Unidos, pelo Partido Democrata, com 53% dos votos.

Logo após ser empossada, a então senadora declarou:

“Não posso fugir do fato de que chego ao Senado como um símbolo de esperança e mudança. Nem gostaria. Afinal minha presença por si só vai mudar o Senado dos EUA.”

Vinte e cinco anos separam a chegada do primeiro afro americano da chegada da primeira afro americana ao Senado dos Estados Unidos da América: Edward Brooke chegou ao Parlamento em 1966.

Em seu mandato, de 1992 a 1998, a senadora Carol Moseley defendeu políticas de direitos civis e investiu na criação de leis sobre educação e família.

Pós-pioneirismo

Depois de seu mandato como senadora, Carol Moseley esteve à frente da embaixada da Nova Zelândia, entre os anos de 1999 e 2001. Em 2003, tentou concorrer oficialmente na disputa à Casa Branca pelo Partido Democrata com o apoio da Organização Nacional de Mulheres. E, em 2011, concorreu à prefeitura de Chicago, mas sem sucesso.

Carol também atuou como professora.
Foto: Arquivo Charles Rex Arbogast / AP/ via NBC News

Carol Moseley também atuou como professora, lecionando ciências políticas na Universidade De Paul e no Morris Brown College, e como consultora de negócios em uma empresa de Chicago.

Você também vai gostar de ler sobre outras mulheres negras na política, como Kamala Harris, primeira vice-presidente negra dos EUA e candidata à Presidência do país em 2024, e de Theodosina Rosário Ribeiro, a primeira deputada estadual negra de São Paulo.

Fontes: Wikipédia, Carol Moseley Braun- My Black Históry, Moseley Braun, Carol – History, Art & Archives

Escrito em março de 2010

1 comentário em “Carol Moseley Braun, a pioneira do Senado americano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *