Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroCarol Moseley Braun, primeira negra no senado dos EUA

Carol Moseley Braun, primeira negra no senado dos EUA

Em 1992 a comunidade afro-americana teve um motivo para comemorar: Carol Moseley Braun foi eleita a primeira senadora negra dos EUA. Sua vida de pioneirismos representa um símbolo de mudança no cenário político norte americano

Carol Moseley Braun se formou em ciências políticas e posteriormente diplomou-se como advogada. Foto: via Encyclopedia Britannica

No dia 5 de novembro de 1992 o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou uma reportagem com o título: “Senado ganha mais 4 mulheres”, dando destaque ao ingresso da primeira mulher negra no senado dos EUA. Seu nome? Carol Elizabeth Moseley Braun.

Carol Moseley Braun nasceu em 16 de agosto de 1947, em Chicago. Filha do policial de classe média Joseph Moseley e da técnica de medicina Edna Davie Moseley, Moseley se formou em ciências políticas pela Universidade de Illinois no ano de 1969.

Já em 1972 diplomou-se como advogada, através do título juris doctor, também recebido pela Universidade de Illinois, tendo atuado como promotora entre os anos de 1973 a 1977

A trajetória de Braun: uma mulher negra na política

Por seu grande interesse por política, Moseley trabalhou em diversas campanhas eleitorais, como por exemplo, na de Harold Washington. No ano de 1978 foi eleita em seu primeiro cargo político na Câmara dos Representantes de Illinois.

Em 1991 Carol Moseley foi eleita a primeira senadora negra dos EUA. Foto:via Watch the Yard

Após ter uma candidatura como vice-governadora frustrada, em 1986, Moseley consegue se eleger como Registradora de Atos no Condado de Cook, sendo a primeira mulher afro-americana a ocupar um cargo no executivo do Condado.

Mas foi em 1991 que Moseley realizou seu grande feito, sendo eleita a primeira senadora afro-americana da história dos EUA, pelo Partido Democrata, com 53% dos votos.

Logo após ser empossada, a então senadora disse:

“Não posso fugir do fato de que chego ao Senado como um símbolo de esperança e mudança. Nem gostaria. Afinal minha presença por si só vai mudar o Senado dos EUA.”

Em seu mandato, a senadora defendeu políticas de direitos civis, criando legislações a respeito de educação e família.

Atuação após o mandato de senadora

Após seu mandato como senadora, que durou de 1992 a 1998, Moseley foi embaixadora na Nova Zelândia, entre os anos de 1999 e 2001. Em 2003, a ex-senadora por Illinois, tentou concorrer oficialmente na disputa à Casa Branca pelo Partido Democrata com o apoio da Organização Nacional de Mulheres. Já em 2011 ela concorre à prefeitura de Chicago, mas sem sucesso.

Carol também atuou como professora. Foto: Arquivo Charles Rex Arbogast / AP/ via NBC News

Moseley também atuou como professora, lecionando ciências políticas na Universidade De Paul e no Morris Brown College, trabalhando também como consultora de negócios em uma empresa de Chicago.

Você também vai gostar de ler sobre outras mulheres negras na política, como a história de Kamala Harris, primeira vice-presidente negra dos EUA e a história de Theodosina Rosário Ribeiro, a primeira deputada estadual negra de São Paulo.

Fontes:

Verbete de Carol Moseley Braun na Wikipédia

Carol Moseley Braun – My black history

Moseley Braun, Carol – History, art & Archives

1 comentário em “Carol Moseley Braun, primeira negra no senado dos EUA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *