Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroChadwick Boseman, o ator pantera

Chadwick Boseman, o ator pantera

Você já parou para pensar no impacto que uma única pessoa pode ter na história e na cultura? Chadwick Boseman foi essa pessoa no mundo do cinema. Em sua jornada, não apenas interpretou, mas viveu personagens que moldaram a forma como vemos heróis e figuras históricas negras. Vamos mergulhar na história desse ator extraordinário, que em tão pouco tempo, nos deu tanto.

Em apenas 43 anos, o primeiro herói negro da Marvel viveu o primeiro jogador de baseball americano Jackie Robinson; o ícone da música negra James Brown, o primeiro juiz afrodescendente da Corte Suprema americana e outros personagens da história negra.

Chadwick Boseman entra para a história como um ator-pioneirista – inventei a expressão! Em sua curta carreira, interpretou Pantera Negra, o primeiro herói negro da Marvel; mas também o primeiro jogador de baseball americano Jackie Robinson; o ícone da música negra James Brown, o primeiro juiz afrodescendente da Corte Suprema Americana, Thurgood Marshall e, em seu último filme, lançamento Netflix, interpreta o trompetista Levee da banda Ma Rainey,  pioneira rainha dos blues.

A história

Chadwick Aaron Boseman nasceu em Anderson, Carolina do Sul, em 29 de novembro de 1976.  Filho de Carolyn e Leroy Boseman – ela, enfermeira; ele, empreendedor em um negócio de estofados. Aos 19 anos escreveu sua primeira peça de teatro, Crossroads, e encenou na escola depois que um colega de classe foi assassinado.

No ano 2000, bacharelou-se em direção de arte na Universidade Howard em Washington. E era tudo que queria: escrever e dirigir.

Para melhor fazer seu ofício, estuda atuação e, com a ajuda de Phylicia Rashad, uma de suas professoras, participa de um programa da British American Drama Academy, em Londres. De volta aos EUA, se forma na Academia Digital de Cinema de Nova Iorque.

E até trabalha  como instrutor de drama no Schomburg Junior Scholars Program, alojado no Centro Schomburg de Pesquisa em Cultura Negra, em Nova Iorque, mas acaba se mudando para Los Angeles para iniciar sua carreira de ator.

Seu primeiro papel na TV é de 2003, em um episódio de Third Watch. E tem outros em episódios das séries Law & Order, CSI :NY e ER. Em 2008, aparece com regularidade nas séries Lincoln Heights e, em 2010, Persons Unknown.

Em longas-metragens, a estreia é com  The Express, em 2008, mais um filme de pioneirismo, embora ele não seja o ator-pioneiro principal – é a história de Ernie Davis que, em 1961, torna-se o primeiro jogador de futebol afro-americano a ganhar o Troféu Heisman, prêmio anual para o melhor jogador da temporada do futebol americano universitário.

No filme The Express, Chadwick interpreta o zagueiro Floyd Douglas, eleito para o Hall da Fama do Futebol Americano Universitário em 1983 e para o Hall da Fama do Futebol Profissional em 2010.

A morte

Chadwick  morre em Los Angeles em 28 de agosto de 2020, aos 43 anos de idade, após uma batalha de quatro anos contra um câncer cólon retal.

O anúncio – inesperado – da sua  morte comove anônimos e famosos. O perfil oficial do artista no Twitter vira a publicação mais curtida da história da plataforma – foram mais de 7 milhões de likes em apenas três dias. Além disso, diversos termos ligados ao ator apareceram entre os assuntos mais comentados da internet. 

Fãs criaram uma petição para que seja criada uma estátua em homenagem ao ator e que ela substitua um memorial escravista dos Estados Confederados em Anderson, cidade onde nasceu, na Carolina do Sul.

Vida na grande tela

A maioria dos filmes do astro foi interpretada dentro do período de quatro anos, em que também tratava da saúde:

2013 – “42 – A História De Uma LendaEle interpreta Jackie Robinson, o primeiro jogador negro de baseball a participar da Major League Baseball, considerado, por muitos, o maior ídolo do esporte, mas que teve de enfrentar o racismo existente não torcida, na diretoria e dentro dos campos, no ano de 1946.

2014 – Get On UpBiografia do icônico cantor, dançarino e compositor James Brown, desde sua infância pobre na Carolina do Sul, os abusos, prisão, até tornar-se o “pai do soul” e um dos músicos mais influentes da história.

2016 – King: Uma História de Vingança A história do sul-africano Jacob King que vai aos Estados Unidos em busca de sua irmã.

2017 – Marshall: Igualdade e Justiça – Chadwick vive o começo da carreira de  Thurgood Marshall, o primeiro juiz afrodescendente da Corte Suprema Americana.

2018 – Pantera Negra – Ele dá vida a T’challa, príncipe que se torna rei de Wakanda e também dono do manto de Pantera Negra,  personagem apresentado no filme Capitão América: Guerra Civil, em 2016.

2020 – Crime sem Saída (21 Bridges) – Ele é André Davis,  um policial de Nova York que vê a oportunidade de redimir seu passado ao investigar uma série de assassinatos de policiais.

2020 – Destacamento Blood – Na história, ele é o líder heroico do destacamento, que não sobreviveu à Guerra do Vietnã e que inspira um grupo dequatro veteranos  afro-americanos a retornar ao campo de batalha em busca de seus restos mortais e de um tesouro enterrado.

2020Ma Rainey’s Black Bottom – Na adaptação da peça de August Wilson, Chadwick interpreta Levee, um trompetista talentoso, membro da banda da “rainha do blues” Ma Rainey, vivida por Viola Davis. Direção de George C. Wolfe e produção de Denzel Washington. 

Vida pessoal

Em outubro de 2019, Boseman se casou em segredo com a cantora Taylor Simone Ledward, com quem estava desde 2015.

O ator jamais revelou que estava doente.

Leia também Os poderes do Pantera Negra e “Pantera Negra, filme pioneiro de um super herói.

Chadwick Boseman: O Legado de um Herói no Cinema Negro

Chadwick Boseman, conhecido por seu papel icônico como Pantera Negra, foi muito além desse personagem, interpretando figuras históricas como Jackie Robinson, James Brown e Thurgood Marshall. Nascido em Anderson, Carolina do Sul, Boseman deixou uma marca indelével na indústria cinematográfica com sua habilidade de trazer profundidade e humanidade a cada papel. Sua morte prematura em 2020, aos 43 anos, devido a um câncer de cólon, chocou o mundo, mas seu legado continua a inspirar. Além de sua carreira no cinema, Boseman era conhecido por seu ativismo, dignidade e a maneira como lidava com sua doença em segredo, focando em seu trabalho e impacto.

Quem foi Chadwick Boseman? Chadwick Boseman foi um ator americano renomado por interpretar figuras históricas negras e o primeiro herói negro da Marvel, Pantera Negra.

Quais papéis históricos Boseman interpretou? Ele interpretou Jackie Robinson em “42”, James Brown em “Get On Up”, Thurgood Marshall em “Marshall”, e T’Challa em “Pantera Negra”.

Qual foi a causa da morte de Chadwick Boseman? Boseman faleceu devido a um câncer de cólon retal, após uma batalha de quatro anos contra a doença.

Como Chadwick Boseman impactou a indústria cinematográfica? Ele quebrou barreiras raciais, trazendo representatividade e profundidade a personagens negros históricos e de ficção, inspirando uma nova geração.

Boseman recebeu algum reconhecimento por seu trabalho? Sim, Boseman foi amplamente aclamado por sua atuação, deixando um legado de excelência e inspiração, tanto dentro quanto fora da tela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *