A atriz é pioneira das pioneiras: primeira indicação e prêmio da Academia de Cinema, primeira a cantar no rádio e a ter um programa humorístico na TV e a que menos créditos teve nos filmes que participou.
Hattie McDaniel, atriz e cantora norte-america, em 1940, tornou-se a primeira artista de origem africana a ser indicada e a receber um prêmio Oscar – o de “melhor atriz coadjuvante” por sua performance no drama … E o Vento levou, como a serviçal Mammy, no filme …E o Vento Levou.
A competição na hora do teste para a escolha do papel foi acirrada – Eleanor Roosevelt, primeira dama dos Estados Unidos na época, queria que a personagem fosse vivida pela sua empregada. E, para complicar as coisas, Hattie era mais conhecida como atriz cômica.
Ao vê-la vestida em uniforme de empregada, no entanto, o produtor do filme, David Selznick, percebeu que havia encontrado quem procurava. Quando se aproximava a data de estreia do filme, em Atlanta, Hattie avisou o diretor Victor Fleming que estava doente e não poderia ir – na verdade, ela estava com medo do que poderia acontecer devido à recente ascensão da Klu Klux Klan – maior organização terrorista e racista dos Estados Unidos.
E ela não foi mesmo, mas compareceu à cerimônia de entrega do Oscar , conquistando desse modo outro pioneirismo, o de ser a primeira negra a ir à cerimônia como convidada.
Letra e Música
A mais nova de treze irmãos, coleciona outro pioneirismo: em 1910, foi a única afro-americana a participar do evento Women’s Christian Temperance Movement, no qual conquistou medalha de ouro por recitar um poema de sua autoria, intitulado “Convict Joe”.
Com a conquista, ela percebeu o que queria da vida: ser artista. Abandonou a escola secundária no segundo ano para viajar pelo país com um grupo de músicos, formado por seu pai, os irmãos Otis e Sam e ela como compositora e cantora principal .
Após a morte de seu irmão Otis em 1916, o grupo se desestruturou e Hattie teve de esperar até 1920 por outra grande oportunidade como cantora, quando se juntou ao elenco da peça Melody Hounds, de George Morrison, e recebeu ótimas críticas.
Assim, a atriz entra para a história também como uma das primeiras mulheres afro-americanas a cantar no rádio – Isso, em 1925, na KOA, em Denver. E, no final da década de 1940, é se torna a primeira grande estrela afro americana do rádio e da televisão.
O que aconteceu entre os anos 1920 e 1940?
Em cena
Nas peças de teatro, seus personagens eram frequentemente arranjados pela Theatrical Owners Booking Association, uma associação de negros.
Ela estava interpretando o papel de Queenie em Showboat quando ocorreu a quebra na Bolsa de Valores de Nova York, e a Theatrical teve de fechar suas portas.
Para sobreviver, Hattie trabalhou como atendente de banheiro do Club Madrid, de brancos, em Milwaukee – o dono sabia que ela era uma boa cantora, mas temia deixá-la cantar. Quando passou o medo, ela se tornou uma das principais atrações do lugar.
Em 1931, a atriz muda para Los Angeles com os irmãos Sam, Etta e Orlena. Sam trabalhava num programa de rádio chamado The Optimistic Do-Nut Hour, consegue uma aparição para a irmã no programa e Hattie vira estrela de rádio.
Em cena
Nos anos 1930 também, o mundo do cinema entra com força na sua vida – ela atua em mais de 300 filmes, mas seu nome aparece nos créditos de apenas 80. E, na maioria dos seus 20 anos carreiras, interpretando um papel único, o de empregada doméstica.
Certa vez ela disse:
“Por que devo reclamar enquanto ganho 700 dólares por semana sendo uma empregada nas telas? Se não fosse uma nas telas, ganharia sete dólares por semana sendo uma de verdade.”
Mesmo no auge do sucesso – no rádio e no cinema -,não foram poucas as vezes em que Hattie trabalhou como doméstica ou cozinheira para complementar seu salário de artista.
Protagonismo
O filme de 1934, Judge Priest, dirigido por Jord Ford e estrelado por Will Rogers, foi o primeiro filme (e um dos poucos) no qual Hattie interpretou o papel principal.
Os primeiros grandes papéis vieram em 1935, com sua performance em Alice Adams e China Seas. Antes do lançamento de …E o Vento Levou., ela atuou como protagonista nos filmes Saratoga e The Mad Miss Manton.
Seus personagens sempre incomodaram a comunidade negra – foram muitas as críticas e atravessaram praticamente toda a sua carreira e de outros atores e atrizes negros da época.
No final dos anos 1940, não apareciam mais convites e ela teve de se reinventar, o que fez em grande estilo, tornando-se a primeira grande estrela afro americana do rádio com sua série de comédia Beulah, sobre situações americanas, transmitida pela CBS, de 1945 a 1954.
E inovou ainda mais com uma versão de Beulah na televisão American Broadcasting Company, a ABC, de 1950 a 1953.
Duas estrelas na Calçada da Fama em Hollywood têm seu nome: uma pela contribuição ao rádio, na Hollywood Boulevard e outra, pela atuação no cinema, na Vine Street 1719.
Outro destaque é a sua presença na 29th edição dos Black Heritage Series pelo United States Postal Service, com o selo de 39 centavos, lançado em 29 de janeiro de 2006.
Inspire-se com as histórias de Lupita Nyong’o, Viola Davis, Ruth de Souza e Lena Horne. Atrizes, negras e pioneiras!
…
Fontes: Verbete da Wikipédia sobre Hattie McDaniel, Hattie McDaniel biografia – Adoro Cinema, Hattie McDaniel: a cruel história de uma atriz que ganhou um Oscar e desafiou a sociedade – El País
…
Escrito em 4 de junho de 2011
Pingback: Título
Pingback: O Cinema Negro nasce nos EUA