Voz poderosa, é a primeira cantora negra capa da Vogue e a mulher mais jovem a receber os quatro principais prêmios de entretenimento dos EUA
O que este artigo responde: Quem é Jennifer Hudson? Qual o filme de maior sucesso estrelado por Jennifer Hudson? Qual é o pioneirismo de Jennifer Hudson? Por que a capa da Vogue com Jennifer Hudson é histórica? Quais prêmios Jennifer Hudson ganhou por sua atuação no filme “Dreamgirls”? Como Jennifer Hudson começou sua carreira? Qual é o impacto de Jennifer Hudson na indústria do entretenimento?

O tremendo sucesso de Jennifer Hudson como a cantora Effie White, no filme Dreamgirls, faz com que, passados 115 anos, a revista feminina de moda mais importante e influente do mundo, a Vogue, estampe pela primeira vez o rosto de uma cantora afro americana em sua capa, edição de março de 2007.
Mas este foi só o começo de seu jornada pioneira. Desde junho de 2022, Jennifer Hudson é a 17ª artista a conseguir um EGOT, designação dada a quem venceu Emmy, Grammy, Oscar e Tony na carreira. É a terceira mais jovem a alcançar esse posto, aos 40 anos e 9 meses – os outros dois nomes são Robert Lopes, compositor de musicais (aos 39anos) e o cantor e compositor John Legend (aos 39 anos e 8 meses). Ela é a primeira mulher – e negra – mais jovem a receber os quatro principais prêmios de entretenimento estadunidense.
Em 2006, ela estrela o musical Dreamgirls, tem sua performance aclamada pelos críticos e conquista a maior premiação do cinema, o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Dois anos depois, recebe um Grammy, a maior premiação de música, por seu álbum de estreia, Jennifer Hudson, lançado em 2008, que supera um milhão de cópias vendidas em todo o mundo, com o hit single Spotlight.
O prêmio Tony, o maior do teatro, vem por sua atuação na peça The Color Purple (A Cor Púrpura). O Emmy, mais prestigioso atribuído a programas e profissionais de televisão, ela recebe Hudson como técnica do reality show de competição The Voice, nas versões do Reino Unidos e dos Estados Unidos, de 2017 a 2019.
A somar-se às suas conquistas, ainda, uma estrela na calçada da fama para chamar de sua – a artista foi premiada.
Reality show
Jennifer Hudson fica conhecida na terceira temporada do reality show Fox American Idol, em 2004. Na ocasião, ela recebe o maior número de votos no Top 9, após sua performance Circle of Life, de Elton John. Mas, duas semanas depois, é eliminada no Top 7, ao interpretar Weekend in New England, de Barry Manilow. Isso, entretanto, não importa. Ela já faz parte da história que quer viver!
Em maio de 2009, a MTV a indica Jennifer como a sexta intérprete mais notável American Idol. E, no ano seguinte, o Los Angeles Times a coloca na posição de terceira maior concorrente da história do show.
Isso tudo em meio à conquista do Grammy, por seu álbum de música de estreia; seguido de seu segundo álbum, I Remember Me, de 2011, em segundo lugar na Billboard 200, vendendo 165.000 cópias em sua semana de lançamento. Where You At, o hit mais conhecido.
Seu terceiro álbum, JHUD, lançado em 2014, traz o single I Can’t Describe como carro-chefe e, diferente dos anteriores, é inspirado nas pistas de dança dos anos 1970 e 1980.

29 prêmios!
Como atriz, Jennifer interpreta a cantora Effie White no filme Dreamgirls, em 2006, ao lado de Jamie Foxx, Beyoncé e Eddie Murphy, depois de participar de uma seleção com centenas de outras candidatas.
O papel lhe vale aclamação mundial e a sua interpretação da música And I Telling You I’m Not Going (Eu estou lhe dizendo, eu não vou) lhe garante, de acordo com os jornais da época, 29 prêmios de críticos de cinema, entre eles Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e um Globo de Ouro.

É de tamanho sucesso que vem o seu pioneirismo, estampado na edição de março de 2007, da Vogue: Jennifer Hudson se torna a primeira cantora afro americana, além de ser a terceira celebridade afro americana, a ilustrar a capa da revista feminina de moda mais importante, conceituada e influente do mundo, publicada desde 1892. Quer dizer, Jennifer Hudson quebra um tabu de 115 anos!
A versão de Hudson de And I Am Telling You I’m Not Going conquista o primeiro lugar na parada de sucessos da Billboard Hot Adult R & B Airplay, depois de estrear na 98ª posição na Billboard Hot 100, pouco mais de um mês antes, em 13 de janeiro de 2007.
No mesmo ano, o 6 de março é declarado o “Jennifer Hudson Day” pelo prefeito de sua cidade natal, Chicago, Richard M. Daley. E em 18 de junho, ela é convidada a se juntar à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Nas telas
A carreira cinematográgfica o filme Sex and the City, de 2008 – ela é Louise, a assistente de Carrie Bradshaw. Em outubro, sua terceira aparição acontece no filme A Vida Secreta das Abelhas, como Rosaleen, a figura da mãe de Lily Owens (Dakota Fanning). Sua atuação vale uma indicação no Black Reel Awards, que homenageia a excelência negra no cinema e na televisão.

A atriz interpreta Kathy Archenault , em Fragmentos, no ano de 2009, um filme baseado no romance de Roy Freirich, com Dakota Fanning e Forest Whitaker. E, em 2010, filma a história da líder sul-africana Winnie Mandela, ao lado de Terrence Howard, sob direção de Darrell J. Roodt, só lançada em 2013.
Em 2021, é a estrela em outro filme biográfico, de sua amiga pessoal Aretha Franklin, Respect, que a escolheu em vida para o papel. O filme foi acompanhado por uma trilha sonora cantada inteiramente por Jennifer, com covers de várias canções e uma música original Here I Am (Singing My Way Home), indicada ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original e ao Grammy de Melhor Canção Escrita para a Mídia Visual.
Por sua interpretação de Aretha Franklin, Jennifer Hudson foi indicada ao SAG de Melhor Atriz, prêmio do sindicato de atores americanos, e venceu dois NAACP Image Awards, de Artista do Ano e de Melhor Atriz, da Associação para o Progresso das Pessoas de Cor.
Na televisão, ela apresenta o talk show de Hudson, The Jennifer Hudson Show, lançado em 12 de setembro de 2022.
Nos bastidores
Jennifer Hudson assina uma autobiografia, lançada em 2012, “I Got This: How I Changed My Ways and Lost What Weighed Me Down” (Eu consegui: como mudei meus hábitos e perdi o que me pesava), um livro em que conta sua jornada para emagrecer, nos detalhes. Isso depois de, em 2010, tornar-se porta-voz para o Vigilantes do Peso e revelar, no programa The Oprah Winfrey Show, ter eliminado 58 quilos.
Whitney Houston, Aretha Franklin e Patti LaBelle são as maiores influências globais e de inspiração da carreira de Jennifer, além de sua avó materna. Como Whitney, ela começa a cantar no coro da igreja quando criança, aos 7 anos, e com a ajuda da avó participa do teatro da comunidade.
A atriz, cantora, compositora, produtora e apresentadora Jennifer Kate Hudson nasce em 12 de setembro de 1981, em Chicago, Illinois. Ela é a terceira e mais jovem filha de Darnell Donnerson e Samuel Simpson, ambos falecidos. Tem um filho, David Daniel Otunga Jr.
• • • • •
Fonte: Wikipédiabiography.com
Escrito em 15 de março de 2015. Atualizado em 2 de fevereiro de 2025
Pingback: Viola Davis, sem limites