Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroRene Silva, jovem liderança negra

Rene Silva, jovem liderança negra

Ele é a voz das comunidades.

Rene Silva (Crédito: Pedro imitrow/Revista GOL
Rene Silva (Crédito: Pedro Dimitrow/Revista GOL).

O jornalista Rene Silva (@renesilva), fundador da plataforma @vozdascomunidades e cria do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, é incluído na lista mundial “Next Generation Leaders” (líderes da nova geração) da revista norte-americana Time.

 A reportagem tem um vídeo de pouco mais de três minutos em que Rene fala sobre sonhos, conquistas e aspirações e é apontado como “um dos mais proeminentes ativistas e jornalistas negros do Brasil”. Segundo a Time, seu poder de influência teve efeitos até sobre as eleições presidenciais. “Ele ajudou Lula a vencer”, destaca o texto.

Acho que me tornei uma liderança porque acabei inspirando e motivando outras pessoas. E também pelo olhar. O meu trabalho é fazer com que as pessoas de fora da favela saibam que a nossa realidade vai muito além do tráfico de drogas, mortes, violência e tudo de ruim que sempre é mostrado”, disse o jornalista em entrevista ao F5.

Sua trajetória começa em 2005, aos 11 anos de idade, quando cria o jornalzinho Voz das Comunidades. No início, ele relatava problemas e propunha soluções para o seu bairro e para o colégio onde estudava, no Morro do Adeus, uma das 13 comunidades que compõem o Complexo.

O projeto ganhou visibilidade internacional, cinco anos depois, quando Rene fez uma cobertura em tempo real da cinematográfica intervenção militar no Alemão, onde mora desde que nasceu.

De lá para cá, fez participações em programas de TV, palestras no TEDx, para executivos de multinacionais e gigantes da tecnologia, congressos no Brasil e no exterior. Não parou de acumular prêmios, entre eles da Revista Forbes e do britânico The Guardian. Em 2018, foi incluído na lista de afrodescendentes mais influentes do mundo numa seleção chancelada pela ONU – Organização das Nações Unidas.


Fontes: Correio Braziliense, Folha de S.Paulo, BBC

Setembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *