Pular para o conteúdo
InícioJosé Maria Pires, primeiro negro nomeado bispo

José Maria Pires, primeiro negro nomeado bispo

Primeiro negro a ser nomeado bispo, também conhecido como dom Pelé ou dom Zumbi, bispo emérito de João Pessoa, em meio ao Concílio Vaticano II, assumiu sua identidade racial e é autor da homilia da primeira missa negra católica no Brasil, a Missa dos Quilombos celebrada em 20 de novembro de 1981.

José Maria Pires (Imagem: Reprodução)
José Maria Pires (Imagem: Reprodução)

Primeiro negro a ser nomeado bispo, dom José Maria Pires – já apelidado de dom Pelé ou dom Zumbi, bispo emérito de João Pessoa – teve sua trajetória marcada a partir do Concílio Vaticano II, iniciando “caminhada em busca da raiz das coisas, fundamentadas no Evangelho e na melhor reflexão teológica do século 20. Ele assumiu a realidade de sua negritude e aprofundou com coragem a aproximação da liturgia da Igreja com a liturgia dos afrodescendentes.

“Irmão e parceiro de dom Hélder Câmara em 1966, quando este era arcebispo da Paraíba, dom José tomou o partido dos pobres, dos despossuídos e, de modo especial, assumiu liderança na cultura popular. Assim, foi aprofundando sua relação com os últimos deste país e os perseguidos no período da ditadura militar”

Como ressalta padre mauro Passos, autor do livro “Um Profeta em Movimento”, lançado no final de 2011.

Dom José foi responsável pela homilia (pregação) da primeira missa negra católica no Brasil, a Missa dos Quilombos celebrada em 20 de novembro de 1981, na Praça do Carmo, em Recife, para um público de 8 mil pessoas.

A Missa dos Quilombos foi um ato religioso que denunciou as consequências da escravidão e do preconceito no Brasil e se transformou numa cerimônia de fé, comunhão, música e ritmo, a partir da atitude revolucionária de membros da Igreja em favor da introdução das referências culturais de diferentes povos na eucaristia.


Fontes: Folha de Ponte Nova, Wikipédia,Portal Afro

Escrito em 13 de fevereiro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *