Nós sabemos que Natal mistura fé e economia. Pois que assim seja. Tempo de acreditar no empreendedorismo negro e fazer o dinheiro girar entre os nossos.
Para te auxiliar melhor nas suas compras de natal nós dividimos as sugestões de presentes em alguns temas:
- Para as crianças
- Para amantes de Literatura
- Para quem curte Moda
- Presentes sustentáveis para a beleza
- Para quem é louco por arte
- Para o lar
- Variedades
Aproveite!
Infância
Startup de impacto social que cria brinquedos desde 2013. Brincar é poder!!!
Entre as sugestões, Dandara nas versões Bailarina, Tranças. Turbantinho, Sereia e Para Vestir; livro de pano de Mariana, a menina negra que ama turbantes; Zambi Jaquetinha e canecas com motivos variados.
Da artista visual Lucia Makena, bonequeira, arte educadora e contadora de histórias da cultura negra a partir da criação de bonecas em oficinas, palestras e minicursos.
WhatsApp: (11) 98458-0781
No Facebook: Espaço Cultural Bonecas Makena
Endereço físico: Espaço Arte Raiz, avenida dos Autonomistas, 2812, Osasco, São Paulo.
Boneca de pano cheirosa e cacheada.
Roupa de cama infantil e chinelos com motivos afro.
Jogos e brinquedos criativos e educativos.
De segunda a sexta-feira, das 9 às 19h30
Sábado das 9 às 16h
Domingo, das 9 às 14h
WhatsApp: (11) 94255-8071
Rua Sinfonia Popular, 1431
Editora especializada em livros de autoria negra.
Duas sugestões de livro infantil: “Do Orun ao Aiyé – A criação do mundo” , de Valdete Tristão, com ilustrações de Rodrigo Andrade, e “Futebol e Assombração“, de Juliana Correia, com ilustrações de A. Silva.
WhatsApp: (011) 98171-0585
e-mail: luciana@azizaeditora.com.br
azizaeditora.com.br
São parte da segunda geração de uma família dedicada aos livros. A escolha do nome da Editora tem origem no que a semente de mostarda representa: uma pequena semente, mas que se transforma na maior das hortaliças. Assim, a meta é ser uma grande e importante difusora do livro e que, nessa trajetória, seja possível mudar a vida das pessoas, agregando conhecimento, quebrando barreiras e preconceitos!
Além de livros, a editora é responsavel pelo APP Black Power: foi criado para proporcionar às crianças uma imersão nas culturas africana e afro-brasileira. Por meio de músicas, vídeos, livros digitais e jogos interativos os pequenos vão adquirir conhecimentos e desenvolver a capacidade de respeitar e valorizar as diferenças. Representadas pelo protagonista Kito, elas poderão se reconhecer, brincar com a própria cultura e perceber a negritude como potência.
Livraria especializada em literatura afrocentrada, com recorte para infantis.
Literatura infantil Maria Felipa
No link acima, a sugestão de mais de trinta livros infantis afrocentrados da primeira escola de educação infantil afro-brasileira, a Escolinha Maria Felipa, com sede em Salvador, mas que oferece aulas remotas para crianças de todo o Brasil.
Para amantes da Literatura
Editora independente, criada em 2019, espaço de produção e reprodução da intelectualidade negra, crítica e periférica.
Livraria especializada em temas que valorizem a história, a cultura Africana e Afro-brasileira.
A Livraria Africanidades é um empreendimento de pequeno porte, com formato de loja física, virtual e itinerante, com o acervo especializado em literatura afro-brasileira e feminista.
Potência Literária – sugestão de autores e títulos
Bárbara Carine, professora e idealizadora da Escolinha Maria Felipa, tem seis livros publicados. Entre eles, “História Preta das Coisas” – bem interessante para as crianças também – , no qual apresenta 50 invenções científicas e tecnológicas de pessoas pretas; “Descolonizando_saberes – Mulheres negras na Ciência”, “Descolonizando Saberes: a lei 10.639/2003 no Ensino de Ciência “.
E mais: Carolina Maria de Jesus e Lázaro Ramos. Ela, catadora de papel, escreveu Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, um clássico da nossa literatura, lançado em 1960, editado oito vezes no mesmo ano. Ele, ator, apresentador, cineasta, escreveu Na Minha Pele, de 2017, onde conta de sua existência negra, convidando a todos a vestirem a sua pele, a pensarem a sua existência.
Djamila Ribeiro, filósofa, escritora, ativista, conferencista, autora de Pequeno Manual Antirracista, Quem tem Medo do Feminismo Negro e Lugar de Fala; Milton Santos, considerado um dos expoentes do movimento de renovação crítica da Geografia, autor de Por uma Geografia Nova, e Sílvio Almeida, filósofo, advogado e professor universitário com o seu Racismo Estrutural..
Vale o registro, também, do primeiro romance escrito por uma mulher e que anteciparia o gênero de literatura abolicionista, o livro Úrsula, da musicista e educadora maranhense Maria Firmina dos Reis; Becos da Memória e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, a primeira negra a candidatar-se a imortal na Academia Brasileira de Letras, e o romance Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves.
Na lista de autores e autoras negras do Brasil para guardar na memória: Cruz e Souza, Elisa Lucinda, Machado de Assis, Zélia Gonçalves, Cidinha Silva, Joel Ruffino, Elizandra Souza, Lima Barreto, Mél Adun, Fátima Trinchão, Stela do Patrocínio, Abdias do Nascimento, Adão Ventura, Auta de Souza, Carlos Machado, Castro Alves, Miriam Alves, Oswaldo Camargo, Nina Rizzi, Solano Trindade, Paulo Colina, Maria Beatriz Nascimento, Teodoro Fernandes, José do Patrocínio, Paulo Lins, Sueli Carneiro…
Boa leitura!
Para quem curte moda:
Tecidos e acessórios africanos.
WhatsApp: (11) 98785-9574
Roupa de praia sob medida, costuras em geral, tecidos africanos e acessórios.
Av. Marechal Tito, 955, Box 46, São Miguel Paulista, São Paulo
WhatsApp: (11) 98287-8165 e (011) 98383-8939
Turbantes prontos, brincos afro, colares étnicos, moda afro.
Galeria Boulevard – rua 24 de Maio, 188, loja 18A – República, São Paulo
No facebook, fb.com/NegrissimaDrykaII
No instagram: @negrissimaacessorios
WhatsApp: (11) 98089-8969, (11) 98407-8606
Flavia Motta produz e oferece variedade em ‘acessórios de vestir’ – brincos, colares, pulseiras -, além de roupas.
No facebook: fb.com/nodanega
No instagram: @no_da_nega
E-mail: nodanega@hotmail.com
WhatsApp: (11) 99597-9763
Inspirando positividade com qualidade e estilo em vestidos e camisetas de malha.
Moda afro-brasileira.
“Xongani” é um termo do Changana, língua do Sul de Moçambique, na África e significa algo como “enfeitar-se”, “ficar bonita”. Moda com tecidos tradicionais do continente negro.
Isintu clothing boutique é um empreendimento matriarcal com sede em Porto Elizabeth (uma cidade na baía de Algoa, na província do Cabo Oriental, na África do Sul) que produz roupas e acessórios modernos africanos.
A marca “Khosi Nkosi” é derivada da língua Zulu, que significa Realeza. As roupas Khosi Nkosi são inspiradas no que a essência da marca representa para a mulher forte, moderna, mundana, núbil que se ama e se respeita.
Ateliê Marina Faustino Turbantes e Acessórios
É possível agendar horário para ir até o ateliê.
Pelo Facebook, também, em Marina Faustino Turbantes
WhatsApp: (011) 99464-6251
Roupas com estampa afroÉ possível agendar horário para ir até o ateliê.
Pelo Facebook, também, em Raquel Pérola Negra
E-mail: raquelperola.negra@bol.com.br
WhatsApp: (011) 98326-9524
Loja carioca com entrega para todo o Brasil. A marca produz diversos itens focados na valorização e auto estima negra. São peças de roupas, fronhas, turbantes, biquínis e acessórios, todos com vendas realizadas via whats. Moda brasileira em tecido africano.
Presentes sustentáveis para a beleza:
Marca criada no Rio de Janeiro que busca reunir sustentabilidade e cuidados com a pele, no mundo dos cosméticos, trazendo produtos artesanais, naturais e veganos.
A embalagem de todos os sabonetes da marca é biodegradável (em até 180 dias) e é possível se desfazer dela por meio de compostagem.
Entre os serviços, tratamentos naturais, colorações, tranças em geral, corte adulto e infantil de cabelos ondulados, cacheados e crespos.
Atendimento somente com hora marcada.
WhatsApp: (11) 99371-8698
No facebook: fb.com/odara_cachosetrancas
Para quem é louco por arte:
Ardmore é um estúdio de cerâmica único que fica aos pés de montanhas sul-africanas, a Cordilheira de Drakensberg. Com arte africana que é um luxo só, em sua simplicidade e inclusão.
Ardmore produz peças ímpares e moldadas à mão por artistas de todo continente africano, acolhidos pelo estúdio.
Nataal é uma marca de mídia global que celebra a moda, música, artes e sociedade africanas contemporâneas.
Para o lar:
Toalha de mesa e suplat para o Natal com papais-noéis pretos. Além de outras variedades.
Variedades:
Mercado online do Festival Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina, plataforma de estilo, com acessórios, objetos de arte e decoração, cosméticos, moda feminina, masculina, praia e papelaria.
Mulher negra, periférica, artista plástica. Caderno artesanal capa dura