Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroTiana, a primeira princesa negra da Disney

Tiana, a primeira princesa negra da Disney

Você já conhece a Tiana, a primeira princesa negra da Disney? Ela não é apenas uma personagem em “A Princesa e o Sapo”; Tiana é um marco de representatividade e inspiração. Lançada em 2009, essa princesa trouxe uma lufada de ar fresco aos contos de fadas tradicionais, misturando a magia da Disney com a rica cultura de Nova Orleans e o vibrante mundo do jazz. Vamos mergulhar na história dessa princesa que não só sonha, mas também age para tornar seus sonhos realidade.

Na recriação de A Princesa e o Sapo, um clássico dos contos de fadas, uma princesa africana e muito jazz.

Princesa Tiana
Princesa Tiana, dos estúdios Disney. (Criada por John Musker e Ron Clements)

Tiana é a escolhida, a pioneira, a heroína que resgata o príncipe com um beijo de amor do conto de fadas A Princesa e o Sapo e integra a criança negra no mundo infantil, com espaço para se sentir representada.

A animação, lançada em 2009,  recria o conto dos Irmãos Grimm, escrito a mão em 1810, e o traz para o século XXI, substituindo a valsa pelo jazz e o asco pelo ‘amor verdadeiro’.

É. Apesar de nas versões mais modernas a transformação do sapo em príncipe se dê, invariavelmente, quando a princesa beija o sapo, na versão original dos Grimm, o feitiço do sapo é quebrado quando a princesa o atira contra uma parede, cheia de nojo.

Direto da África

Tiana não é a primeira heroína diferente dos desenhos da Disney, mas é a primeira de origem não-caucasiana que mora nos Estados Unidos e tem o sonho de abrir um restaurante em New Orleans, a capital do Jazz, o coração cultural da comunidade negra americana.

A Princesa e o Sapo
Cena do longa de animação A Princesa e o Sapo, 2009.

A animação é uma combinação de histórias clássicas e modernas. Ninguém atira o sapa contra a parede, mas a princesa vira quando o beija, dando início a uma aventura  pelos místicos pântanos da Louisiana.

Polêmica

O filme foi acusado de preconceituoso por a protagonista, no começo da história, quando é garçonete, ser chamada de Maddy – nome parecido com Mammy, com que os americanos se dirigiam às escravas.

A Walt Disney Animation Studios também foi acusada de ter-se aproveitado da “obamania”, apesar de o projeto ter sido iniciado muito antes da eleição de Barack Obama.

Tiana Live-action
Tiana representada por série de fotografias representando as princesas da Disney. ( LaChanda Gatson)

A questão racial, no entanto, é abordada apenas implicitamente, para quem observar miscigenação existente na Nova Orleans retratada. Uma cidade plural também por sua efervescência musical.

O fato é que A Princesa e o Sapo marca a volta da Disney à animação desenhada à mão, após cinco anos, e parte do trabalho foi feito em São Paulo pela HGN Produções, selecionada pelo estúdio americano.

Princesa empreendedora

A primeira princesa afro-americana – nona na lista de princesas lançadas pela Disney -, em 2022, será a primeira princesa a ter uma série própria.

De acordo com a sinopse oficial, divulgada pelo estúdio, será uma série de comédia musical com a princesa empreendedora, a ser vivida na mesma Nova Orleans.

Tiana: A Revolução da Representatividade na Disney com a Primeira Princesa Negra

Tiana, a protagonista de “A Princesa e o Sapo”, é uma figura emblemática por ser a primeira princesa negra da Disney. Criada por John Musker e Ron Clements, Tiana é apresentada como uma jovem afro-americana determinada, que sonha em abrir seu próprio restaurante em Nova Orleans, a capital do jazz. A animação, que recria o clássico conto dos Irmãos Grimm com uma roupagem moderna e culturalmente rica, foi lançada em 2009 e marcou a volta da Disney à animação desenhada à mão. Apesar de algumas polêmicas, o filme é celebrado por sua abordagem positiva da representatividade negra, misturando elementos clássicos e modernos de contos de fadas com a história e cultura afro-americana. Tiana não só quebrou barreiras como também se tornou um símbolo de empreendedorismo e inspiração para crianças e adultos ao redor do mundo.

Quem é Tiana? Tiana é a protagonista de “A Princesa e o Sapo”, conhecida por ser a primeira princesa negra da Disney, uma jovem empreendedora que sonha em abrir seu próprio restaurante.

Qual é a importância de Tiana na Disney? Tiana é importante por ser a primeira princesa negra da Disney, representando um marco na inclusão e diversidade dentro do universo das princesas Disney, além de ser um modelo de determinação e empreendedorismo.

Como “A Princesa e o Sapo” moderniza o conto dos Irmãos Grimm? O filme moderniza o conto tradicional ao ambientá-lo em Nova Orleans, substituindo a valsa por jazz e transformando a princesa em uma figura mais ativa e determinada, que busca realizar seus sonhos através de seu próprio esforço.

Quais foram as polêmicas envolvendo o filme? O filme enfrentou polêmicas, incluindo acusações de preconceito pelo nome inicial da protagonista e alegações de que se aproveitava da “obamania”, embora o projeto tenha começado antes da eleição de Barack Obama.

Qual é o legado de Tiana para as futuras gerações? Tiana deixou um legado de representatividade, mostrando a importância da diversidade e da inclusão nas histórias infantis. Ela também serve como inspiração para jovens empreendedores, demonstrando que é possível alcançar seus sonhos com trabalho duro e determinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *