Primeiro humorista negro a fazer show solo no Teatro Municipal de São Paulo e também primeiro da América Latina a ter um especial solo de comédia em plataformas de streaming.
O que este artigo responde: Quem é comediante Yuri Marçal? Qual é o pioneirismo de Yuri Marçal? Como Yuri Marçal contribui para a representatividade na comédia? Qual comediante já se apresentou no Teatro Municipal? Qual é o impacto do trabalho de Yuri Marçal fora dos palcos?
“Somos todos pretos. Pretos de valor. Com sangue nas veias. E, pra mim, o preto que tem mais valor na minha vida é o meu filho, Yuri Marçal.”
As palavras são de Marcia Marçal, a mãe solo de Yuri, um pioneiro na Netflix, na abertura de “Ledo Engano”, o primeiro especial em uma das mais importantes plataformas do streaming (tecnologia de transmissão de dados da internet) do mundo!
Yuri Marçal é o primeiro humorista negro em 15 anos de Netflix! Ele é cria de Campo Grande, na zona norte do Rio de Janeiro, onde a comédia stand-up foi gravada.
Seu outro pioneirismo se registra na capital paulista com a “tomada” do Teatro Municipal de São Paulo – o palco da histórica Semana de Arte Moderna de 1922, acostumado a receber às óperas, concertos de música clássica, espetáculos de dança…
Ledo Engano?
A estreia do artista na Netflix acontece em 2 de junho de 2022 com o especial impróprio para menores de 18 anos e disponível no streaming para 190 países.
Durante 59 minutos, o comediante, sem papas na língua, com humor ácido, cutuca feridas abordando temas ligados à família, racismo, história, religião, relacionamentos… E ninguém escapa às suas críticas – nem mãe nem filhos!
Ele é pai de Ícaro, de 7 anos; de Yuna, de 2 anos, e quer mais!
“Gosto muito de criança. Tenho muita vontade de adotar. Daqui a uns dois, três anos, quando eu estiver mais preguiçoso para o trabalho e passando mais tempo em casa.”
Sobre colocar a família na roda, mesmo de forma crítica, ele compartilha seu ponto de vista, salientando a importância de sua família no processo de realização dos seus sonhos:
“O fato de eu ter uma família engraçada e ter crescido no meio de gente muito bem humorada, como as minhas tias e os meus primos, despertou em mim o desejo de me profissionalizar para trabalhar com isso. Eu sou comediante. Então, qualquer homenagem que eu for fazer será em forma de piada. Se eu fosse compositor, faria música. Pintor, uma pintura…”
Quanto aos temas que escolhe abordar, Yuri confessa:
“É meu lado além do artista. Na vida, eu sou assim. Gosto de conversar sobre os assuntos que levo para o palco, sejam eles leves ou pesados”.
No Municipal
O pioneirismo de Yuri Marçal na Netflix acontece quatro dias depois de seu primeiro pioneirismo, no dia 29 de maio do mesmo 2022, no Teatro Municipal de São Paulo.
“Nem se minha vida dependesse disso” é o nome do espetáculo que marca a presença do primeiro humorista, negro e carioca em solo tão “sagrado”.
Com 90 minutos de duração e liberado para maiores de 14 anos, segue no mesmo esquema de “Ledo Engano”, com histórias de vida vividas, conversas sobre sentimento, afeto, dificuldades de relacionamento, misturando risadas e emoção. Tudo só com um banquinho e um microfone diante da plateia.
Risadas pretas importam
Em 20 de novembro de 2021, Dia da Consciência Negra, Yuri Marçal, ao lado de Gui Preto, Kedny Silva, Helio De La Peña, Niny Magalhães, Paloma Santos e Zete Brito, sete comediantes negros, apresentatram o histórico show de humor Risadas Pretas Importam, no mesmo Teatro Municipal de São Paulo, um pioneirismo preto coletivo!
A diferença de junho de 2022, seis meses depois, é a apresentação é de um artista individual.
Risadas Pretas Importam é um show de humor que dialoga inclusive com a reparação cômica, temperado com o afrofuturismo – sete artistas em sete sotaques, cada um trazendo suas vivências, mostram a riqueza da diversidade da cultura humorística dos pretos.
Conheça também a história de Jorge Lafond, o primeiro humorista homossexual e negro na TV, primeiro homem Rainha de Bateria de escola de samba e primeira nudez no Carnaval, no artigo A Vera Verão de Jorge Lafond.
Piada e maturidade
De “Ledo Engano”, gravado em 2021, a “Nem se minha vida dependesse disso”, ainda em cartaz pelo Brasil, Yuri garante que ele não é mais o mesmo. Conta que, entre um trabalho e outro, evoluiu. E percebe uma mudança na forma de fazer comédia. “A galera acha que é a mesma apresentação, mas não. São piadas diferentes e uma maturidade diferente também”. A conferir.
Yuri Marçal é influenciador digital, formado em teatro e TV pela Escola de Atores Wolf Maya. São seis anos de profissão e dois pioneirismos!
Tudo começa em 2016, trabalhando com humor e stand-up, fazendo shows e participando de quadros em programas de TV – é semifinalista do quadro “Quem chega lá”, em 2017, no Domingão do Faustão, da TV Globo, e tem programas em canais como o Comedy Central e Multishow.
Em pouco tempo de carreira, comanda o talk show “Cá Entre Nós”, do Uol, no YouTube; faz parcerias com grandes nomes, como Felipe Neto e Fábio Porchat, e ganha, com mérito, o prêmio “Sim à Igualdade Racial”, de 2019.
Em 2020, vence a categoria “Falou Tudo” do Prêmio MTV MIAW, em votação popular pela mega live sobre racismo, comandada por ele e os youtubers Gabi Oliveira e Felipe Neto.
MTV MIAW ou MTV Millennial Awards é um prêmio anual brasileiro concedido pela MTV Brasil para homenagear os favoritos na cultura pop, como música, entretenimento e universo digital da geração millennial. É a versão brasileira do MTV Millennial Awards do México, apresentado pela MTV Latinoamérica.
No cinema, vive o cantor e comediante negro de Os Trapalhões na juventude em Mussum — o filmis, que deve estrear em 2023.
Indústria da Caneta
Candomblecista e lutador de Jiu-jitsu, Yuri Marçal já trabalhou no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e tem curso de Direito incompleto – o humor venceu! -, mais de um milhão de seguidores no Instagram e 360 mil inscritos no YouTube, com 11,4 milhões de visualizações.
Original, criativo, Yuri afirma não ser um cara revolucionário, mas tem usado a sua notoriedade para dar espaço a outras pessoas. O humorista está cedendo seu perfil oficial do Instagram – @oyurimarcal – e levando mais gente para abrir caminho até o sucesso junto com ele:
“É bom a gente usar o alcance de forma positiva”, atesta. “Tem gente que sou muito fã do trabalho e fico: ‘Como assim não conhecem?’. Por isso, todo meio que eu estou entrando levo uma galera boa comigo”.
Daí surgiu a ideia de criar a Indústria da Caneta, empresa pioneira de roteiro que reúne gente de Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Fontes: Extra, Notícia Preta, Aratu On, Meia Hora, Netflix – Ledo Engano, Guia Folha, Isto é, Wikipédia, Aratuon
Atualizado em outubro 2022
Pingback: PN Retrô 2022