Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroCarol Dartora, a primeira política negra de Curitiba e do Paraná

Carol Dartora, a primeira política negra de Curitiba e do Paraná

Olá! Está interessado em saber mais sobre Carol Dartora? Ela é uma figura inspiradora que tem desempenhado um papel significativo na promoção da representatividade negra. Vamos explorar um pouco mais sobre quem ela é e suas contribuições para a comunidade!

Eleita vereadora em 2018 e deputada federal em 2022, ela conquista pioneirismos inéditos em um estado criado há mais de 150 anos no Brasil, a partir do desmembramento da Província de São Paulo.

Carol Dartora (Imagem: Divulgação)
Carol Dartora (Imagem: Divulgação)

A história do Paraná começa a ser escrita em 1853, mas sua história só se torna oficial em 1859. E um século e meio se passou até que a presença negra naquele território se fizesse representar. Lá, 28,5% da população se autodeclaram negros. A informação é do censo 2010, o último realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística.

Quer dizer, Ana Carolina Moura Melo Dartora ao eleger-se a única vereadora negra de Curitiba, a capital mais negra do sul do Brasil, em 2018, passa a representar 24% da população. E, quatro anos depois, esta mesma mulher negra espelha 28,5% das pessoas do estado quando conquista nas urnas o direito a uma cadeira no Congresso Nacional, como deputada federal!

Uma mulher negra, em Brasília,  para 2 milhões 976 mil 844 pessoas negras! 

Capital mais negra do Sul

Pesquisa da geógrafa Glaucia Pereira, de 2017, informa ainda que Curitiba, capital do Paraná, é uma cidade marcada pela segregação e desigualdade racial. Curitiba nega a história e a cultura afrodescendente que a formou – evidencia a sua pesquisa A racialização do espaço urbano da cidade de Curitiba- PR.

“A capital do Paraná se projeta como um lugar que não passou por um processo escravagista e que não teve em sua construção a participação da população negra. Dessa forma, historicamente forjou uma especificidade cultural e étnico-racial para a cidade como a capital mais europeia do Brasil.” E, como salienta um dos trechos do estudo, não importam os números oficiais!

A cidadã

E é neste lugar que, em 1º de maio de 1983, nasce Carol Dartora, a primeira mulher negra eleita vereadora na capital do Paraná,  terceira mais votada em 2020, com 8.874 votos, professora de História, militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro.

Graduada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Carol é especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal da Paraná – UTFPR.

Feminista, assume a Secretária da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBTI do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.

A candidata

Casada, professora do Ensino Médio, em 2022, Carol Dartora decide ir além, atravessar divisas, registrando sua candidatura para deputada federal pela chapa da Federação Brasil da Esperança – Fé BRASIL, composta pelos partidos dos Trabalhadores, Comunista do Brasil e Verde. 

Já na campanha, o desafio de ser a primeira mulher negra a ocupar o posto de deputada federal do Paraná, que em toda história só elegeu nove deputadas mulheres, todas brancas.

A seu favor, os dois anos de vivência como vereadora preta:

“Com o mandato da primeira vereadora negra de Curitiba, uma parcela significativa da população passou a se ver representada e demandar ações e projetos. É a partir dessa atuação que construímos propostas e compromissos para as mais diversas áreas, como combater a fome, a miséria e o desemprego, mulheres, população negra, pessoas LGBTQIA+, educação pública, universidades, meio ambiente, povos indígenas e comunidades tradicionais, bem-estar animal, agricultura familiar, reforma agrária, infância e juventude, migrantes e refugiados, direitos humanos, segurança pública, população em situação de rua, classe trabalhadora, direito à cidade, moradia, mobilidade urbana, cultura, esporte e lazer, idosos, pessoas com deficiência, acessibilidade, saúde pública, e demais pautas e demandas dos grupos historicamente invisibilizados…”

Entre os principais projetos aprovados na Câmara de Curitiba estão a criação de cotas para as populações negra e indígena e a tramitação prioritária de processos administrativos relacionados à violência doméstica.

130.654 votos

Luta, história, resistência ancestral – estas quatro palavras refletem os 130 mil votos conquistados nas urnas por Carol Dartora. Ela quebra uma tradição. 2023 é o ano que a bancada do Paraná na Câmara dos Deputados passa a  ter uma pessoa negra, uma mulher negra!

Segunda candidata do campo progressista com maior número de votos, Carol Dartora sabe que o eleitorado atendeu a um chamado

“A gente propôs uma nova cultura política, representatividade, e as pessoas abraçaram essa candidatura.”

Para ela, tanto sua candidatura, como sua eleição, são uma resposta de luta e resistência do movimento negro e de mulheres.

 “Desde que saímos da escravidão, a gente vem lutando pela inclusão da população negra na sociedade brasileira. E o estado do Paraná, infelizmente, ficou atrasado por ter um racismo institucional muito grande e por ter inviabilizado a população negra por muito tempo. Acredito que esse resultado é por causa dessa luta histórica, dessa trajetória, dessa resistência ancestral”.

Leia também Balanço das Eleições 2022, Avanços e Retrocessos, sobre outras candidaturas vitoriosas do Movimento Negro e o artigo sobre Afro Conveniência, sobre pessoas brancas que têm-se autodeclarado pardas ou pretas para candidatar-se nas Eleições e usufruir e políticas públicas voltadas à reparação pelos quase 400 anos de escravização do povo preto.  


Fontes: Assembleia Legislativa de Curitiba, Brasil de Fato, Jornal Plural- Carol; Jornal Plural – Branqueamento Estratégico, Comunicação MPPR

atualizado em outubro 2022

Carol Dartora: Uma Voz Influente na Luta pela Representatividade Negra

Nesta página, você encontrará informações sobre Carol Dartora, uma figura importante na luta pela representatividade negra. Ela tem sido uma voz ativa na promoção da igualdade e inclusão, e suas contribuições têm impactado positivamente a comunidade.

Quem é Carol Dartora? Carol Dartora é uma figura influente na luta pela representatividade negra.


Qual é o papel de Carol Dartora na comunidade? Ela desempenha um papel significativo na promoção da igualdade e inclusão.


O que você pode encontrar nesta página sobre Carol Dartora? Informações sobre suas realizações e contribuições para a comunidade.


Por que Carol Dartora é considerada uma voz influente? Devido ao seu ativismo e defesa pela representatividade negra.


Qual é o objetivo principal da página sobre Carol Dartora no site Primeiros Negros? Destacar o trabalho e as realizações de Carol Dartora na promoção da representatividade negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *