Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroAna Flavia Santos, Supermodel of the Word Brasil 2016, a primeira!

Ana Flavia Santos, Supermodel of the Word Brasil 2016, a primeira!

Única concorrente negra e nordestina, seis meses antes não tinha se quer um par de sapatos de salto.

Ana Flavia Santos
Foto: Philipp Raheem/MODELS.com
Altura:1,78 m
Busto:78 cm
Cintura:61 cm
Quadril:86 cm
Manequim:36
Sapatos:37
Cabelos:Castanhos e Crespos
OlhosCastanhos
Pele:Preta

Com essas características, Ana Flávia Santos, de 20 anos, ganhou um contrato de quatro anos com uma das principais agências de modelos do mundo, no valor de R$ 150 mil, ao vencer o Supermodel of the World Brasil 2016, superando outras 15 concorrentes e 34 anos depois de o concurso acontecer em território nacional. 

Nascida em Mussurunga, bairro da periferia de Salvador (BA), a modelo era a única concorrente negra e nordestina no final do concurso.

Seis meses antes do concurso, Ana Flavia não tinha sequer um par de sapatos de salto, muito menos achava que poderia realizar o sonho de ser modelo.

Antes de sair vencedora do concurso, Ana Flávia pisou pela primeira vez em uma passarela no Afro Fashion Day (AFD), evento promovido pelo jornal Correio da Bahia para celebrar o Dia da Consciência Negra.

“É uma beleza incomum do que a gente está acostumado a ver”, destacou Fagner Bispo, produtor de moda que assinou a edição do desfile. “A Bahia tem muita gente bacana. O AFD coloca um holofote em cima dessas pessoas que, muitas vezes, passam despercebidas”, completou.

Nova vida

Conquistado o trabalho, Ana Flavia passou a dividir um apartamento na avenida Paulista, em São Paulo, com outras garotas, e sentiu, de imediato, um feedback superpositivo do mercado internacional, superando expectativas da própria Ford Brasil.

Ana Flavia Santos
Foto: MODELS.com

Ana Flavia deve trabalhar tanto na Europa como nos Estados Unidos no comercial e no fashion”, declarou na época Bruno Vicente, scouter da Ford Brasil, que selecionou a baiana na etapa local do concurso. 

Descoberta

Filha de um pedreiro, na época desempregado, e de uma auxiliar de serviços gerais, Ana Flávia, em 2013, concluiu a escola e começou a procurar emprego, mas a falta de experiência atrapalhou. Em maio, enquanto participava de um treinamento para ser vendedora em um shopping, ficou sabendo sobre um concurso de modelos.

Ana Flavia Santos
Foto: MODELS.com

A jovem deixou a oportunidade passar, mas Danilo Araújo, que contou a ela sobre a seleção, não! Ele o mostrou o perfil dela na rede social para o scouter Vinny Vasconcellus, que entrou em contato, mas só obteve uma resposta mais de um mês depois.

“A foto da internet era antiga, não dava pra ver direito. Quando ela foi até a agência e a vi pessoalmente falei: ‘É isso!’. Era uma menina que se achava feia por ser alta e magra, ficava em casa com vergonha. No mesmo dia, fiz foto, apresentei para uma agência em São Paulo e comecei a preparação”, conta Vinny.

A transformação incluiu aulas de passarela, trabalho estético e psicológico.

As grandes referências de Ana Flavia são as cantoras Beyoncé e Rihanna, além da modelo Naomi Campbell. “Ter inspiração é legal, mas quero procurar meu melhor sempre. As pessoas têm mania de perguntar se a modelo quer ser a próxima Gisele, mas ela é única. Quero ser a próxima Ana Flávia”, já avisa a nova top.

Pós Super Model

Ana Flávia Santos, dois anos depois de sair do bairro de Mussurunga e ganhar o concurso Super Model of the Word, da Ford Models, já conheceu o Chile e a França. Modelou para marcas como Natura, Farm e Melissa. Desfilou para as marcas Patricia Viera, Cotton Project, Handred e Two Denin na São Paulo Fashion Week.cas Torinno, João Pimenta e Piet.

Conheça também a história Edward Enninful, Vera Lucia Couto e Donyale Luna. Pioneiros negros no mundo da moda!

Fontes: NewFaces, Models.com, Hypeness, Correio24horas

Escrito em janeiro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *