Pular para o conteúdo
InícioPioneirismo NegroDarrin Gayles, primeiro juiz federal negro e gay dos EUA

Darrin Gayles, primeiro juiz federal negro e gay dos EUA

Pela primeira vez na História, o Senado americano aprovou na terça-feira,17 de junho de 2014, por unanimidade, um negro abertamente gay para o cargo de juiz federal. A votação por 98 a zero confirmou a nomeação de Darrin Gayles feita por Barack Obama. Gayles será um juiz da corte distrital na Flórida.

O presidente da Câmara de Comércio Gay e Lésbica de Miami, Steve Adkins, disse que o resultado foi um reflexo da habilidade e caráter de Gayles.

Estou muito orgulhoso dele, essa notícia é maravilhosa. Não apenas um marco, uma enorme recompensa para um trabalho bem feito — disse ele ao site “Pink News”.

Nascido em 1966 em Peoria, Illinois, Darrin Gayles foi um juiz de tribunal da Flórida e juiz distrital designado da Corte Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul da Flórida.

Depois do diploma de Bacharel em Artes, em 1990, pela Howard University, Gayles recebeu um Juris Doctor da Escola de Direito da Universidade George Washington.

Ele começou sua carreira como procurador assistente no Gabinete do Procurador do Estado no condado Miami-Dade de 1993 a 1997, antes de se mudar para o Serviço de Imigração e Naturalização dos EUA, onde permaneceu até 1999.

De 1999 a 2004, atuou como procurador assistente para o Distrito Sul da Flórida e, até 2011, ele serviu como um juiz do condado Miami-Dade.

Estamos satisfeitos que o presidente Obama e a maioria no Senado continuem a ampliar o banco de indicações e confirmações de juízes altamente qualificados, que refletem a diversidade total do povo americano, tanto em suas origens pessoais e sua vida profissional — disse à uma rede de TV Nan Aron, presidente do movimento ativista Aliança para a Justiça.

Barack Obama escolheu Gayles depois que o candidato anterior, também negro e abertamente gay, o juiz William Thomas, foi bloqueado pelo senador republicano da Flórida, Marco Rubio, no ano passado.

Ao longo de suas carreiras, esses homens e mulheres ilustres têm demonstrado um firme compromisso com o serviço público — disse Obama em um comunicado divulgado pelo “Miami Herald”.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/senado-americano-confirma-juiz-federal-negro-gay-12910574#ixzz352FIRklc(18/6/2014)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *