Pular para o conteúdo
InícioArte e CulturaPN Retrô 2024, nossas conquistas – Do ayê e do orun

PN Retrô 2024, nossas conquistas – Do ayê e do orun

Recorte com a capa do álbum de Maíra Freitas, que também leva o título "Ayé òrun" (Imagem: Divulgação)
Recorte com a capa do álbum de Maíra Freitas, que também leva o título “Ayé òrun” (Imagem: Divulgação)

Na mitologia iorubá, ayê significa “terra” ou “mundo físico” e é o oposto do orun, que significa “céu” ou “mundo espiritual”.

Acervo ancestral

Lançamos dois e-books – “Pioneirismo Negro: Elevando a Autoestima” e “Ebó das Palavras”. Produzimos uma temporada, com 10 edições, do “Programa Primeiros Negros”,  na TV Penumbra, um canal no YouTube com sede física em Salvador, Bahia. Ultrapassamos os 22 mil seguidores nas redes sociais e, no mês da consciência negra,  alcançamos 28 mil usuários do site – nossa média mensal gira em torno de 12 mil acessos. Investimos em novas parcerias. Completamos quatro anos como site – surgimos como blog em 2008 – e temos perto de 600 artigos publicados. Isso tudo, resumindo.  

Abaixo, conquistas, mês a mês, que conseguimos registrar do ano de 2024, conquistas pioneiras e de pioneiros, de gente da gente… Conquistas do orun e do ayê. Axé! 

01/01/2024

220 anos da Independência do Haiti

Revolução Haiti
Imagem: Getty Images/BBC

Fruto da primeira e única revolução de escravizados vitoriosa, o povo de origem africana nascido na ilha do Caribe ainda paga o preço pela rebeldia de ter lutado, resgatado a própria liberdade e promovido a autonomia do país. 

Leia mais

03/02/2024

No orun, Aston “Family Man” Barrett 

Aston Barret no palco com a banda The Wailers, em Fvereiro de 2012
Aston Barret no palco com a banda The Wailers, em Fevereiro de 2012

O maior baixista da história do reggae toca nas primeiras formações montadas pelo papa do dub, Lee “Scratch” Perry, na virada dos anos 1960 para 1970. Quando é convocado por Bob Marley para assumir o instrumento em sua banda e a dirigir musicalmente os Wailers, gravando em todos seus discos até sua morte, em 1981. Além de Marley, grava discos clássicos de Bunny Wailer e Peter Tosh, e é mentor do segundo maior baixista da história do reggae, Sly Dunbar, da dupla Sly & Robbie. O apelido – homem de família – vem da sua extensa prole, que ultrapassa mais de quarenta filhos. 

Aston nasce em 22 de novembro de 1946, em Kingston, Jamaica, e vive até 3 de fevereiro de 2024. 

19/02/2024

50 anos da morte de Solano Trindade

Foto 3x4 de Solano Trindade jovem.

O poeta, compositor, ator e teatrólogo pernambucano, enterrado como indigente na cidade do Rio de Janeiro, aos 65 anos de idade, é quem fez surgir a Literatura Negra no Brasil. Leia mais

13/03/2024

Eniola Aluko, primeira negra proprietária de clube de futebol

Eniola Aluko (Imagem: Daily Post)
Eniola Aluko (Imagem: Daily Post)

A ex-jogadora  da seleção feminina da Inglaterra é a dona do  FC Como, da Itália.  13 de março de 2024 é o dia em que ela anuncia sua participação em um grupo de proprietários de US$ 100 milhões, chamado Mercury 13, que detém a participação majoritária.

O FC Como Feminino, fundado em 2020 e com estádio para 3.700 espectadores, atua na primeira divisão da Série A italiana.

Nascida em Lagos, Nigéria, em 1987, Eniola Aluko é filha de pais nigerianos e irmã do ex-jogador da seleção nigeriana Sone Aluko.

14/03/2024

110 anos de Abdias do Nascimento e de Carolina  de Jesus

Abdias Nascimento

Os dois pioneiros nasceram no mesmo dia, mês e ano: 14 de março de 1914. Abdias, paulista, da cidade de Franca, é o primeiro senador da Republica negro e ativista. É ele quem cria o Teatro Experimental do Negro. Carolina, da  cidade de Sacramento (MG), moradora de favela, se torna conhecida como  escritora internacional em um tempo em que literatura era ofício de homens brancos, letrados e ricos. Seu maior sucesso, “Quarto de Despejo”.

Leia mais sobre Abdias e Carolina

25/03/2024

Há 200 anos, pela lei, éramos proibidos de frequentar escola

Manifestação em função da PEC 09 (Imagem: Reprodução)
Manifestação em função da PEC 09 (Imagem: Reprodução)

A primeira constituição do Brasil, de 1824, torna a educação primária gratuita a todos os cidadãos como direito inviolável, o que não inclui os escravizados. Resistimos, re-existimos e conquistamos a Lei 12.711, de 2012, a  Lei de Cotas. 

Leia mais

28/03/2024

No orun, Louis Gossett Jr., pioneiro no Oscar

Louis Gossett Jr., pioneiro no Oscar (Imagem: Reprodução)

Primeiro homem negro a  conquistar a estatueta da maior prêmiação do Cinema, o Oscar, de melhor ator coadjuvante, por seu trabalho no filme A Força do Destino, em 1983. 

“O Oscar me deu a capacidade de escolher bons papéis”, afirmou o ator, que também atuou em filmes como Inimigo meu, Sadat: O guerrilheiro da paz e Águia de aço.

O ator inicia a carreira artística na Broadway em 1953, aos 16 anos, após se afastar do time de basquete devido a uma lesão. Em Hollywood, ele chega em 1961, ao levar o espetáculo O Sol Tornará a Brilhar para os cinemas.

Nascido em Coney Island, Nova Iorque, viveu de  27 de maio de 1936 a  28 de março de 2024.

31/03/2024

100 anos da morte do presidente Nilo Peçanha

Foto oficial de Nilo Peçanha, presidente do Brasil entre 1909 e 1910 (foto: Governo do Brasil/Galeria dos Presidentes)

O primeiro presidente negro do Brasil, considerado “pai do ensino profissionalizante”, ocupa a Presidência da República nos anos de 1909 e 1910. 

Leia mais

02/04/2024 

Bassirou Diomaye, o presidente mais jovem do Senegal

Bassirou Diomaye Faye (Imagem: Reprodução | France 24)
Bassirou Diomaye Faye (Imagem: Reprodução | France 24)

Bassirou Diomaye Faye tem 44 anos e, além de ser o mais da história do país, é o primeiro a governar com duas esposa:  Marie Khone e Absa. Mulçumano, com quatro filhos, Diomaye elegeu-se, no primeiro turno, com 54,2% dos votos, 10 dias depois de ter saído da prisão, anistiado por crime político.

Entre as promessas de campanha, reconciliação nacional, o alívio da crise do custo de vida,  luta contra a corrupção e uma , administração pan-africanista de esquerda para restaurar a soberania nacional, segundo ele, vendida a baixo preço, com os setores do petróleo, do gás e da pesca na sua linha de fogo.

A mensagem anti-establishment, o apoio do líder da oposição Ousmane Sonko e  sua personalidade modesta ajudaram-no a obter a vitória. 

“Diomaye” – “honrado” na língua local Serer -, toma posse  2 de abril de 2024 e é o quinto presidente do Senegal desde a independência de França em 1960.

16/04/2024

Nath Finanças, uma das 100 mais influentes do mundo

Nath Fincanças (Imagem: Divulgação)
Nath Fincanças (Imagem: Divulgação)

O nome completo é  Nathalia Rodrigues de Oliveira. Ela é empresária,  influencer e uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização MIPAD – Most Influential People of African Descent, na categoria Negócios e Empreendedorismo. 

O MIPAD celebra  pessoas com ações positivas para a humanidade e  Nath, 26 anos, é considerada uma das vozes mais relevantes do Brasil quando o assunto é educação financeira prática e acessível. 

18/04/2024

Gilmar Pereira, o primeiro reitor negro da UFPA

Gilmar Pereira, o primeiro reitor negro da UFPA (Imagem: Reprodução)
Gilmar Pereira, o primeiro reitor negro da UFPA (Imagem: Reprodução)

O professor doutor Gilmar Pereira da Silva é o primeiro reitor negro da  Universidade Federal do Pará. Natural de Governador Archer, no Maranhão,  o novo reitor – de origem humilde, da agricultura familiar – teve sua eleição marcada pelo apoio expressivo dos estudantes. Sua eleição representa um marco nos 66 anos de história da instituição.

Ao todo, 15.032 eleitores registraram seu voto, sendo 78,3% dos docentes (2.301), 62,9% dos técnicos-administrativos (1.723) e 25,2% dos discentes (11.008) aptos a participar.

22/04/2024 

Karoline Bezerra, quilombola duas vezes pioneira

Karoline Bezerra (Imagem: Reprodução | ANPR)
Karoline Bezerra, (Imagem: Imagem de pausas na jornada acadêmica, ela retornou aos estudos após a pandemia e finalmente alcançou seu objetivo.

“É pelo meus pais, minhas irmãs, minhas lutas, minhas lágrimas, a minha gente, o meu povo, pela minha biografia. É por meus ancestrais, por todas nós, mulheres pretas”, afirmou Karoline, emocionada com a realização de um sonho compartilhado por sua comunidade e familiares.

A nova promotora de Justiça enfatizou o papel da visibilidade para os quilombolas e expressou sua esperança de inspirar mais membros de sua comunidade a buscar seus objetivos.

“Agora, imagine quando se trata de uma mulher preta quilombola e uma transformação social. Muitos de nós quilombolas estamos à margem dos direitos fundamentais, como educação de qualidade. Ser instrumento de visibilidade para nós, que muitas vezes passamos invisíveis, é poder ser porta-voz de quem não teve seu lugar de fala”, ressalta Karoline


Utilizando as palavras da renomada filósofa Angela Davis, ela destacou: “Quando uma mulher preta se movimenta, ela move toda a estrutura da sociedade”.

Primeira quilombola  promotora de justiça do Brasil e a  primeira da família a ingressar e concluir o ensino superior. Da comunidade de Jutaí, no município maranhense de Monção, Karoline é filha mais nova de seis irmãos. Seus pais não frequentaram a escola. 

“Ela é, de fato, a primeira pessoa, ligada de história, de sangue, de chão e de ancestralidade ao quilombo. Primeiro caso que chega ao ponto alto do judiciário, à promotoria pública”, confirma o historiador Ronilson Souza.

Recém-empossada como promotora de Justiça do Ministério Público do Pará, Karoline atua na comarca de Senador José Porfírio desde 22 de abril de 2024.

Ela sai de Jutaí ainda criança, começa a ser alfabetizada e estuda no projeto Identidade, iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República.

23/04/2024  

Portugal assume massacre e crime de escravização 

Em declaração histórica – durante entrevista para correspondentes estrangeiros -, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reconhece a responsabilidade de seus país especialmente em relação ao massacre dos indígenas e à escravização de milhões de pessoas de origem africana do continente africano e  nascidas no Brasil: 

“Tempos que pagar os custos (pela escravização). Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”. 

Esta é a primeira vez que um presidente português assume publicamente a culpa pelos crimes cometidos durante a era colonial. Rebelo, entretanto, não especificou os detalhes de como isso será feito.

Enquanto isso, nas escolas,  Portugal segue apresentando a era colonial como motivo de orgulho nacional.  

29/04/2024 

Irlanda do Norte elege prefeita africana

Lilian Seenoi-Barr (Imagem: Divulgação)
Lilian Seenoi-Barr (Imagem: Divulgação)

A Irlanda do Norte, país que faz parte do Reino Unido, elege a primeira prefeita negra e nascida na África. Lilian Seenoi-Barr, de 43 anos,  em 29 de abril de 2024, é eleita a “primeira cidadã da cidade de Derry e Strabane”. 

Sua experiência refugiada – ela vive na Europa há 14 anos, mas nasceu no Quênia – a inspirou a fundar sua própria instituição de caridade, o North West Migrants Fórum, em 2012, para apoiar migrantes e requerentes de asilo.

09/05/2024 

Migalhas de Justiça

Edilene Lôbo e Vera Lúcia Araújo
Montagem das ministras substitutas do TSE Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo, em sessão da Corte (Foto: TSE/Youtube/Reprodução)

Tribunal Superior Eleitoral  registra a presença, pela primeira vez na história, de duas ministras negras em sessão plenária: Edilene Lôbo e Vera Lúcia Araújo. As magistradas, que são substitutas na Corte, participam da sessão devido à ausência dos titulares.

Mas a Justiça permanece sob domínio dos homens brancos.

Conheça a história das juízas Edilene Lôbo e Vera Lúcia Araújo, bem como a luta negra por Justiça no Poder Judiciário.

22/06/202

 Annette Addo-Yobo, a Miss Texas da África

Annette Addo-Yobo foi coroada Miss Texas 2024 por Ellie Breaux, Miss Texas 2023. (Imagem: Divulgação | Miss Texas 2023)
Annette Addo-Yobo foi coroada Miss Texas 2024 por Ellie Breaux, Miss Texas 2023. (Imagem: Divulgação | Miss Texas 2023)

Bacharel em Psicologia, Annette Addo-Yobo é a primeira imigrante e a primeira ganesa a conquistar o título de Miss Texas –  a 87ª! 

Criada no Canadá e nos Estados Unidos, Annette se forma em Psicologia, em 2020,  pela Universidade do Texas, em Dallas;  obtém cidadania americana em 2022 e, pioneira, é coroada  rainha da beleza, em 2024.

Como vencedora do concurso Miss Texas 2024, Addo-Yobo recebe uma bolsa de estudos de US$20.000 e representa o Texas no concurso Miss América. Em 2023, Addo-Yobo detinha o título de Miss Dallas..

 17/07/2024

Mashudu Tshifularo, sul-africano, pioneiro na cura da surdez

Mashudu Tshifularo (Imagem: Reprodução)
Mashudu Tshifularo (Imagem: Reprodução)

O médico sul-africano Mashudu Tshifularo é o primeiro cirurgião no mundo a realizar com sucesso uma cirurgia para curar a surdez. A operação inédita, liderada pelo educador e otorrinolaringologista, utilizou ossos impressos em 3D para implantes reconstrutivos de ouvido médio.

19/07/2024

No orun, Toumani Diabaté, “príncipe do korá”

Toumani Diabate e a Orquestra Sinfônica de Londres, em novembro de 2009 (Imagem: Lars Opstad)
Toumani Diabate e a Orquestra Sinfônica de Londres, em novembro de 2009 (Imagem: Lars Opstad)

Mestre de um instrumento único, Toumani Diabaté nasce em 10 de agosto de 1965, em uma família griot, casta de músicos do Mali.  Seu pai, Sidiki Diabaté, é conhecido como “o rei do kora”  – instrumento que mistura harpa e alaúde, com 21 cordas.

Toumani é a 71ª geração de músicos da família – começa a tocar korá  aos cinco anos de idade e morre, em 19 de julho de 2024, sendo considerado um dos maiores instrumentistas deste tradicional instrumento da África Ocidental

Em 1988, o músico grava um álbum lendário, “Kaira”, em poucas horas e revoluciona a forma de tocar kora, assim como Jimmy Hendrix revolucionou a forma de tocar violão. 

23/7/2024

Kamala Harris, a primeira mulher negra candidata à Presidência dos Estados Unidos da América

Vice-presidente dos EUA Kamala Harris em Nova York (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
Vice-presidente dos EUA Kamala Harris em Nova York (Foto: Brendan McDermid/Reuters)

Ela não vence as eleições de novembro de 2024 – conquista 47,5% dos votos contra os 50,8% de Donald Trump, do Partido Republicano. Mas obteve os votos de 92% das mulheres negras e 78% dos homens negros votaram, segundo pesquisas do jornal The Washington Post.  Mas, diferente do Brasil, nos EUA, os afro americanos não passam de 13% da população do país, que é de 334,9 milhões de pessoas.

Leia mais

Nas Olimpíadas…

Olimpíadas 2024

Atletas negras conquistam ouro para o Brasil

Rebeca Andrade, na ginástica; Beatriz Souza, no judô, e a dupla Ana Patrícia e Duda Lisboa, no vôlei de praia, fazem brilhar medalhas de ouro para o Brasil nas Olimpíadas 2024.

Leia mais

Na política…

vote-preto

…em 15 de agosto, deputados e senadores aprovam Proposta de Emenda à Constituição – PEC 9/2023, conhecida como PEC da Anistia, que livra os partidos políticos de multas por descumprimento de repasses mínimos para candidaturas negras e diminui o financiamento de campanhas negras atuais e futuras.

…o Tribunal Superior Eleitoral contabiliza cerca de 42 mil candidatos que alteraram a autodeclaração racial, de branco para pardo.

…Justiça Eleitoral registra 240.587 candidaturas negras para as eleições municipais, o que representa 52,7% do total. É a segunda vez na história que supera o número de candidatos brancos, que este ano são 215.763.

06/09/2024

O então ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, é demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por assédio e importunação sexual. A vítima é a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco.

As denúncias contra Silvio Almeida são tornadas públicas pelo portal de notícias Metrópoles no dia 5 de setembro e confirmadas pela organização Me Too, que atua na proteção de mulheres vítimas de violência.

No dia 17 de setembro, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, abre inquérito para apurar as denúncias. Silvio Almeida  responderá a processo no STF, porque as acusações ocorreram quando ele ainda ocupava o cargo de ministro.

09/09/2024

Macaé Evaristo é a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo (Imagem: Divulgação)

A professora Macaé Maria Evaristo dos Santos assume a pasta dos Direitos Humanos e da Cidadania no Governo Lula. A nova ministra é duas vezes pioneira em Minas Gerais. Lá, ela foi secretária de Educação do estado e da  capital Belo Horizonte.

Mas não é a primeira vez que Macaé Evaristo atua em Brasília. Ela  integra o Partido dos Trabalhadores e fez parte da equipe de transição no grupo de trabalho de educação, atuando nas áreas de diversidade e inclusão.

Sua posse acontece após denúncia de importunação sexual do então ministro Silvio Almeida contra a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco.

Leia mais

12/09/2024

80 anos de Leci Brandão, cantora, compositora, atriz, ser político, deputada estadual, a primeira mulher negra e homossexual, a integrar a ala de compositores de uma escola de samba, reduto, à época, masculino-machista e homofóbico por excelência. 

Leia mais

30/09/2024

Shaboozey, recordes de um cantor negro do country

Shaboozey (Imagem: Reprodução)
Shaboozey (Imagem: Reprodução)

A Bar Song (Tipsy) permanece pela 7ª semana no topo da Billboard HOT 100 e se torna a música de maior sucesso de 2024 nos EUA. Shaboozey segue quebrando recordes.

É a primeira vez na história que um cantor negro de country conquista a música de maior sucesso do ano nos EUA. E mais: a música de maior sucesso da parada Hot Country Songs , permanecendo pela 11ª semana no primeiro lugar, superando Texas Hold ‘Em,  de Beyoncé, que dominou por 10 semanas no topo do chart, de fevereiro a abril.

Descendente de nigerianos, Shaboozey, nome artístico de Collins Obinna Chibueze, tem 29 anos, foi criado no norte da Virgínia, e fez duas aparições no álbum Cowboy Carter, de Beyoncé. 

Além de cantor, ele é compositor, produtor musical e cineasta, aparece junto com a lenda do country, Linda Martell, em Spaghetti, faixa do mais recente disco de Beyoncé que traz até elementos do funk brasileiro.

Shaboozey deu o pontapé inicial em sua carreira musical em 2014, aos 18 anos.

03/10/ 2024

Na política…

Vote Preto

Eleições municipais

Três de cada 10 prefeitos eleitos no 1º turno são autodeclarados negros, a maioria dos municípios do Nordeste – 184. O Sudeste elegeu 149 prefeitos negros; o Sul, 50, e o Norte, 42. O número é recorde!

Número de vereadores negros eleitos aumenta e chega a 45,86% do total de eleitos. Em números absolutos, foram eleitos 26.789 parlamentares pretos ou pardos, contra 26.003 em 2020.

Apesar do ligeiro aumento, o número fica abaixo da proporção de candidaturas negras em relação ao total. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as candidaturas negras eram 52% do total neste ano e 50,02% em 2020.

Pela primeira vez na história eleitoral brasileira, os candidatos às eleições municipais puderam se declarar como quilombolas. E, no total, 3.455 pessoas se autodeclararam membros de comunidades remanescentes de quilombos. A mudança representa um marco significativo para a representatividade dessa população.

Leia mais

12/10/1904

120 anos de Laudelina de Campos Melo

Laudelina de Campos Melo
Laudelina de Campos Melo (Imagem: reprodução)

Conhecida como o “terror das patroas”, à frente do primeiro Sindicato das Empregadas Domésticas do Brasil – categoria formada por uma maioria de mulheres pretas, como ela.  De Poços de Caldas (MG), Laudelina vive, praticamente, todo o século XX, de 12 de outubro de 1904 a 12 de maio de 1991! É decisiva na vida de toda uma geração.

Leia mais

01/11/1974

50 anos de Ilê Aiyê, o mundo negro resiste

Logotipo Ilê Ayê (Imagem: Divulgação)

Primeiro bloco afro do Brasil, criado em Salvador, Bahia, resiste. São 50 anos de história, de luta para recuperar a potência africana aos olhos dos brasileiros,  incorporando os saberes do Berço da Humanidade em práticas educativas, políticas, de reforço da auto estima e da espiritualidade negra.

 Leia mais

03/11/2024

No orun, Quincy Jones, a lenda

Quincy Jones (Imagem: Reprodução)
Quincy Jones (Imagem: Reprodução)

O manda-chuva do pop americano acumula pioneirismos: primeiro produtor negro do mundo, primeiro negro a escrever trilhas sonoras para o cinema e o primeiro negro a ser indicado ao Oscar, pela trilha sonora do filme A Cor Púrpura.

Vive uma infância difícil e nas teclas do piano encontra o seu céu, fugindo do medo e do mundo do crime.

Ao longo de sete décadas, conquista os principais prêmios das artes nos Estados Unidos: o Grammy, da música; o Oscar, do cinema; o Emmy, da TV e o Tony, do teatro.

5/11/2024

Nos Estados Unidos, o deputado democrata Monroe Nichols vence a eleição e faz história ao se tornar o primeiro prefeito negro na cidade de Tulsa. Ex-jogador de futebol universitário, Nichols atua na Câmara dos Representantes de Oklahoma desde 2016.

A vitória de primeiro prefeito negro da cidade acontece 103 anos após o Massacre de Tulsa, quando mais de 300 pessoas morreram em um ataque feito por grupos racistas nas ruas da chamada “Wall Street Negra”. Na ocasião, pessoas brancas roubaram e queimaram casas e comércio, além de usarem aviões para bombardear o bairro de Greenwood, de maioria negra de classe média.

20/11/2024

Zumbi dos Palmares
Ilustração de Zumbi dos Palmares (Imagem: Reprodução)

Pela primeira vez, o 20 de novembro, que marca o assassinato do líder da resistência Zumbi dos Palmares e o Dia Nacional da Consciência Negra, é vivido pelo povo negro como feriado nacional. E assim se passaram mais de 50 anos… A ideia original é de 1971, quando um grupo de estudantes negros do Rio Grande do Sul questiona a legitimidade do 13 de maio. Em 2003, lei federal incorpora a data no calendário escolar; em 2011,  outra lei integra a data no calendário oficial brasileiro, mas a decisão sobre decretar feriado fica para estados e municípios, até a assinatura da Lei 14.759, de 21 de dezembro de 2023, que coloca o 20 de novembro no calendário dos feriados nacionais.

22/11/2024

O professor doutor Juarez Tadeu de Paula Xavier  toma posse como primeiro negro nomeado diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da UNESP – Universidade Estadual Paulista, de  Bauru.

Professor negro com agasalho roxo, segurando um microfone enquanto dá aula.
Juarez Xavier (Imagem: Divulgação)

Ao comemorar a conquista deste pioneirismo nas redes sociais, o professor referencia a escritora Conceição Evaristo ao escrever:

“O importante não é ser o primeiro, mas meter o pé na porta, não deixá-la fechar e lutar para que outras e outros entrem também”.

Juarez Xavier é professor do curso de Graduação em Jornalismo e de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia na FAAC. Em 2021, foi eleito vice-diretor da FAAC, cargo que ocupou por 4 anos.  Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o acadêmico é mestre e doutor em Integração da América Latina, pela Universidade de São Paulo (USP).

Na sua trajetória de vida, ativismo no movimento negro e na defesa da diversidade dentro e fora da universidade.  

Para a sua posse, trouxe vários elementos da cultura negra, incluindo canções e vestimentas.

30/11/2024

Centenário da morte de Shirley Chisholm,  primeira mulher negra a candidatar-se à Presidência da República dos Estados Unidos pelo Partido Democrata e, também, a primeira negra a chegar ao Capitólio, o Congresso Nacional americano, como deputada federal. 

Leia mais

17/12/2024

Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo pelo prêmio Fifa The Best 2024, que também reverenciou a jogadora Marta ao elegê-la como a autora do gol mais bonito da temporada feminina de futebol 2023/2024, na primeira edição do prêmio que leva o seu nome.

O lance premiado de Marta aconteceu durante a goleada do Brasil por 4 a 0 contra a Jamaica, em amistoso realizado no dia 1º de junho, em Pernambuco. A votação foi realizada por torcedores, capitães, técnicos de seleções e jornalistas.

Criado no início do ano, o Prêmio Marta é a versão feminina do Prêmio Puskás. Até então, homens e mulheres concorriam juntos, mas, em 15 edições, todos os vencedores foram do futebol masculino.

“Estou muito feliz com o resultado, de poder competir com tantas craques. […] Foi incrível também receber um prêmio que tem o meu nome”, celebrou nossa pioneira.

Quanto a Vini Jr., sua premiação é, também, uma reparação por não ter recebido o Bola de Ouro do ano, além de representar a volta do Brasil ao topo da premiação após 17 anos!

Vini Jr. conquistou, pelo Real Madrid, tudo o que era possível. E, após vencer, falou para o público em Doha, no Catar, e para milhões de torcedores mundo afora:

“Muito obrigado! Não sei nem por onde começar, porque era tão distante e parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que jogava bola nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Estou fazendo isso pelas crianças que acham impossível chegar até aqui (…) Não posso deixar de agradecer minha família. Eles deixaram os sonhos deles de lado para que eu pudesse viver o meu (…)”

Vale saber que o Bola de Ouro é a premiação mais antiga do futebol, de 1956, e até 1994 apenas europeus ou naturalizados na Europa podiam receber a glória. Em 1995, a revista France Football, que criou o troféu, passou a considerar jogadores estrangeiros que atuavam no futebol europeu e só em 2015, a própria France Football fez uma revisão de como seria o prêmio com a participação de jogadores de todos os continentes.

Clique no nome dos craques e conheça suas histórias de vida e pioneirismos.

31/12/2024

Livreto da Década Internacional de Afrodescendentes
Livreto da Década Internacional de Afrodescendentes

Termina a primeira Década Internacional dos Afrodescendentes! Estabelecida a partir de 1º de janeiro de 2015, de acordo com a Resolução 68/237 da Organização das Nações Unidas – ONU e assinada por todos Estados-membros, propondo medidas concretas para promover a nossa plena inclusão, com combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância

A segunda Década Internacional dos Afrodescendentes, com o mesmo tema, tem início em 1º de janeiro de 2025, de acordo com resolução assinada em 17 de dezembro de 2024.

Leia mais…

2 comentários em “PN Retrô 2024, nossas conquistas – Do ayê e do orun”

  1. Parabéns pelo excelente trabalho!

    Estou escrevendo minha coluna semanal da Agência de Jornalismo Universitário Focs, e o tema será uma retrospectiva afro de 2024. O material de você me trouxe grandes ideias e referências.

    Muito obrigado, Axé!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *